Acerca dos serviços de estrada para pavimento rígido, assinale a opção correta.
A emulsão asfáltica RR-1C é uma emulsão:
Calcule a altura do obelisco (h). Considere: sen 300 = 0.5; cos 300 = 0.87; tan 300 = 0.58; dh = 1,80m e; d= 45,00 m.
De acordo com as definições abaixo, analise as assertivas com V para as Verdadeiras e com F para as Falsas.
( ) Asfalto - comumente é definido como uma mistura de hidrocarbonetos solúvel no bissulfeto de carbono.
( ) Alcatrão - mistura de hidrocarbonetos derivados do petróleo de forma natural ou por destilação, cujo principal componente é o betume, podendo conter ainda outros materiais, como oxigênio, nitrogênio e enxofre, em pequena proporção.
( ) Betume - é uma designação genérica de um produto que contém hidrocarbonetos, que se obtém da queima ou destilação destrutiva do carvão, madeira e outros materiais.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta de letras.
Considere a figura abaixo. 
O dispositivo de drenagem de pavimentos apresentado na figura refere-se a
Considere a seção transversal do pavimento da figura abaixo. 
As camadas da seção transversal do pavimento são, respectivamente,
Em situações onde as condições de uso exigem um pavimento com boa estabilidade a elevadas temperaturas, boa flexibilidade a baixas temperaturas, elevada resistência ao desgaste e redução do spray ou cortina de água durante a chuva (características encontradas em situações como rampas, estacionamentos, paradas de ônibus e pista de aeroporto, entre outros), o pavimento flexível a ser utilizado é
A sinalização horizontal em uma via é estabelecida por meio de marcações ou de dispositivos auxiliares implantados no pavimento. As linhas que delimitam para o usuário a parte da pista destinada ao tráfego, separando-a dos acostamentos, das faixas de segurança ou simplesmente do limite da superfície pavimentada são denominadas linhas de
Em um pavimento asfáltico, enquanto as trincas couro de jacaré estão associadas à repetição das cargas de tráfego (fadiga) e, portanto, se concentram nas trilhas de roda, as trincas em bloco não se relacionam com o tráfego, e, portanto, podem aparecer em qualquer região do pavimento. Em relação às trincas em bloco, sua ocorrência está correlacionada, entre outros aspectos, à
Em relação à manutenção de pavimentos asfálticos, uma solução de uso corrente é a fresagem com recomposição em concreto asfáltico. Esta solução visa restabelecer as condições funcionais e estruturais, quando executadas na espessura mínima necessária. As patologias que NÃO poderiam ser corrigidas somente com este tipo de intervenção são:
Os ligantes asfálticos ou cimentos asfálticos de petróleo (designados pela sigla CAP) são obtidos a partir de processos de refinamento do petróleo cru, para as finalidades específicas de pavimentação, além de outras aplicações. Os CAPs podem ser classificados por suas diversas propriedades, no entanto, atualmente no Brasil, a classificação de CAPs utiliza como parâmetro a
O comportamento peculiar de solos brasileiros, constatado em obras rodoviárias no Estado de São Paulo, motivou estudos aprofundados que, no final do século XX, resultaram em uma metodologia de classificação de solos, mais adequada à aplicação regional do que as classificações de países desenvolvidos. Esta metodologia, genuinamente brasileira, é identificada por meio da sigla
Em pavimentos flexíveis asfálticos, o revestimento é composto por misturas asfálticas. Estas misturas são compostas, basicamente, por agregados e Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP). A quantidade de agregados e de CAP em uma mistura devem ser determinados em laboratório, a partir de métodos de dosagem. O teor de ligante (CAP) varia de acordo com o método de dosagem e em função de parâmetros como energia de compactação, tipo de mistura, temperatura, entre outros. Durante a evolução dos procedimentos de dosagem, diversas formas de compactação de amostras vêm sendo desenvolvidas. Esta compactação pode ser realizada através de impacto, vibração, amassamento ou rolagem. O método de dosagem Marshall e o método de dosagem Superpave utilizam, respectivamente, compactação através de
Em um pavimento de concreto simples para um aeroporto, onde as solicitações não são canalizadas como em um pavimento rodoviário, o projeto deve contemplar alterações devido à configuração das solicitações. As juntas entre as placas devem conter:
O concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) ainda é muito utilizado em pavimentos asfálticos, porém, novas propostas de misturas asfálticas têm surgido ao longo dos últimos anos. A camada porosa de atrito (CPA) é uma delas. Em relação à mistura CPA, considere:
I. O CPA possui uma permeabilidade superior ao CBUQ, tornando a superfície do pavimento altamente drenante, removendo rapidamente as águas pluviais e reduzindo o risco de aquaplanagem.
II. A utilização de ligantes modificados nas misturas tipo CPA pode reduzir a permeabilidade da camada, tornando a superfície não drenante.
III. É recomendada a implantação da camada de CPA diretamente sobre camadas granulares visando maximizar as características drenantes da estrutura.
IV. A utilização de uma mistura com granulometria descontínua no CPA está diretamente relacionada com a obtenção de volumes de vazios da ordem de 18% a 25%.
É correto o que consta em