No que se refere a geometria e terraplanagem das vias, julgue os itens subsequentes.
O traço de projeto para o CBUQ deve ser definido com base
nas características físicas dos materiais disponíveis nas jazidas
próximas às estradas.
Com relação às operações de terraplanagem, pavimentação e recuperação de obras rodoviárias, assinale a opção correta.
Os pavimentos são classificados em rígidos, flexíveis e semirrígidos, devendo receber a devida manutenção para preservar ou elevar, a níveis desejáveis e homogêneos, as características de segurança, conforto e economia do pavimento. Por isso, é importante conhecer problemas relacionados à manutenção de pavimentos. Segundo o Manual de Pavimentação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, dentre os principais problemas relacionados exclusivamente a degradação/defeitos superficiais nos pavimentos flexíveis e semirrígidos incluem-se:
A função da camada de ligação, também conhecida como binder, em um pavimento flexível com revestimento asfáltico, é
Um dos objetivos específicos a serem atingidos quando se projeta a restauração do pavimento de uma rede viária é
O diagnóstico da situação geral envolvendo a compreensão das causas dos defeitos é a etapa mais importante do levantamento da condição funcional para fins de projeto de restauração ou de gerência de manutenção de pavimentos. Acerca dos defeitos de superfície e de suas causas em obras de pavimentação, assinale a opção correta.
Em uma obra de terraplenagem o transporte de material da caixa de empréstimo para o aterro do corpo da estrada será realizado por caminhões de mesma capacidade. O volume total a ser escavado na área de empréstimo (corte) é de 12.000 m³ , o percentual de empolamento é de 20%, e o grau de compactabilidade ou contração entre o material na jazida e o material compactado no aterro após o serviço de ECT é de 0,80. Se para execução do serviço estão disponíveis 25 caminhões de 16 m³ , cada caminhão fará o seguinte número de viagens:
Com relação as camadas e tipos de pavimentos,
analise as seguintes afirmações, indicando
corretamente as verdadeiras (V ) e falsas (F ):
( ) Base é a camada com a função de resistir distribuir
os esforços verticais oriundos do trafego.
( ) Revestimento é a camada que recebe a ação direta
do tráfego, devendo resistir ao desgaste, com a
finalidade de melhorar a superfície de rolamento no
que concerne às condições de conforto e segurança.
( ) Concreto de Cimento, Solo-cimento e Macadame
hidráulico, são exemplos de bases rígidas.
( ) Concreto betuminoso e blocos pré-moldados para
pavimentos intertravados, são exemplos de
revestimentos flexíveis.
( ) Pavimentos Rígidos praticamente não se
deformam e quando sujeitos a deformações
geralmente rompem por tração na flexão. Pavimentos
Flexíveis são mais resistentes às deformações e
geralmente são utilizados concretos betuminosos
como material de revestimento.
Os principais problemas/defeitos relacionados com a manutenção rodoviária podem ser sistematicamente agrupados para os subsistemas envolvidos. Nos pavimentos flexíveis e semirrígidos, as trincas interligadas, as trincas das trilhas das rodas, as trincas longitudinais na borda e no eixo do pavimento, as trincas em bloco e as trincas de reflexão no conjunto das degradações/defeitos superficiais podem ser agrupadas como de
Ao dimensionar as vias em um loteamento residencial e/ou misto, as larguras mínimas da pista e da calçada de uma via coletora de 1.ª categoria são, respectivamente,
A respeito do dimensionamento de pavimentos, julgue os itens
subsecutivos.
A adoção de soluções diferenciadas por segmentos
homogêneos, definidos em função das deflexões
características e do tráfego solicitante, é comum em projetos
de dimensionamento de restauração de pavimentos flexíveis.
Em serviços de pavimentação, o concreto rolado e o concreto betuminoso usinado a quente são utilizados, respectivamente, em
Para compactar e adensar um talude executa-se um reaterro escavando um material que tem empolamento igual a 20%. Se são carregados cinco caminhões de 3 m3 com material solto em uma hora de trabalho, então, em 4 horas de trabalho, o volume desse material medido no corte é de
A respeito do dimensionamento de pavimentos, julgue os itens
subsecutivos.
Adota-se, no método do DNER de dimensionamento de pavimentos flexíveis, ISC maior ou igual a 60% para número N menor ou igual a 106.
Julgue os próximos itens, relativos à conservação rodoviária.
A avaliação econômica de estratégias de pavimentação, de modo que uma rodovia atenda às necessidades de deslocamento de pessoas e de mercadorias, deve restringir-se à consideração dos custos iniciais de construção, de restauração e de conservação rotineira, bem como do valor residual ao final do período de projeto.