Podendo imaginar uma forma sintética de descrever a relação de professor-aluno para Paulo Freire, poderia ser descrito através da noção de que tal relação é:
Considerando o que se sabe sobre o termo desenvolvido por Paulo Freire sobre o Método Bancário, assinale a alternativa que melhor apresente a situação do aluno nesses casos:
Paulo Freire considerava que um dos únicos modos de vencer as teorias pedagógicas tradicionais que resistiam à pesquisa, ao pensamento teórico, à invenção e prática crítica, buscando meios de comprovar tais estudos, seria adquirindo uma postura contestadora e consciente, que assumisse um papel:
Divergindo de certa visão tradicional sobre currículo, Paulo Freire defendeu em suas obras que a própria experiência dos educandos deve ser a fonte primária de busca dos temas significativos ou geradores que irão constituir o conteúdo programático do currículo dos programas de educação de adultos. O conteúdo a ser ensinado, portanto, deve sempre ser resultado de uma pesquisa no universo experiencial dos próprios educandos, que também se veem envolvidos nessa pesquisa. Antes, nas visões ditas tradicionais, o conteúdo programático era imposto aos alunos e, geralmente, traziam em seu cerne elementos da ideologia da classe dominante. Em sua crítica a essa antiga visão, Freire denominou-a de:
Nas palavras do educador Paulo Freire, não existe ensino sem aprendizagem. Para ele e para vários educadores contemporâneos, educar alguém é um processo dialógico, um intercâmbio constante. Sobre o processo - aprendizagem é correto afirmar:
Paulo Freire afirma que ensinar exige respeito aos saberes dos educando O autor entende que é importante:
A importância do diálogo no processo educativo, influenciaram e continuam influenciando, as abordagens educativas em museus: Segundo Paulo Freire classifique V para verdadeiras e F para falsas:
( )É especialmente importante para nós, brasileiros, devido à ênfase no papel da educação para cidadania.
( )As correntes mais recentes da museologia enfatizam justamente a importância social do museu como instrumento para inclusão social e cultural.
( )Amplia a visão de mundo pelo contato com os recursos que a instituição oferece – exercer sua consciência crítica em relação a si mesmo e à sociedade em que se inserem.
( )Se reporta constante constantemente à importância da cultura como invenção do homem, à autonomia de poder escrever sua própria história.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FREIRE, Pedagogia do Oprimido. (1921-1997).
“Segundo Paulo Freire avaliar é o exercício de
um olhar sensível e cuidadoso ao outro, dito de
outro modo, é a parte do exercício de
“amorosidade” que o ato educativo encerra.”
No que se refere à Educação Infantil, a
importância dada ao processo avaliativo não deve
ser diferente.
Assinale a alternativa CORRETA:
Segundo os pensamentos de Paulo Freire as etapas e fases da metodologia da investigação temática foram caracterizadas em três momentos que refletem a tríade dialética ação-reflexão-ação. Assinale a alternativa INCORRETA:
A importância do diálogo no processo educativo, influenciaram e continuam influenciando, as abordagens educativas em museus: Segundo Paulo Freire classifique V para verdadeiras e F para falsas:
( )É especialmente importante para nós, brasileiros, devido à ênfase no papel da educação para cidadania.
( )As correntes mais recentes da museologia enfatizam justamente a importância social do museu como instrumento para inclusão social e cultural.
( )Amplia a visão de mundo pelo contato com os recursos que a instituição oferece – exercer sua consciência crítica em relação a si mesmo e à sociedade em que se inserem.
( )Se reporta constante constantemente à importância da cultura como invenção do homem, à autonomia de poder escrever sua própria história.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FREIRE, Pedagogia do Oprimido. (1921-1997).
Segundo Paulo Freire, não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Ou seja:
Conforme o processo de aquisição da leitura desenvolvido por Paulo Freire, os níveis de consciência são de grande importância, um deles, caracterizado como “consciência transitivo-ingênua” compreende:
Paulo Freire em uma de suas frases mais conhecidas dizia que “ninguém educa ninguém" [...]. O autor ainda enfatizava que “ninguém aprende sozinho" [...] “Aprendemos através do mundo" (2011; p. 95-101). Se essas premissas forem consideradas pelo profissional pedagogo no exercício de seu trabalho pedagógico, serão perceptíveis no ambiente laboral:
I. Diálogos que incentivem à busca pela aprendizagem.
II. Treinamentos para a resolução de problemas.
III. O educar e ser educado.
IV. Incentivos às trocas de experiências.
V. Capacitações para mistificação da realidade.
Estão incorretas as afirmativas:
O educador Paulo Freire argumentava que é impossível pensar a
democratização da escola sem superar os preconceitos contra as
camadas populares, os negros, as mulheres, as pessoas com
deficiência e as minorias. Nesse contexto, a escola deve assumir
na sociedade contemporânea uma função social diferenciada e
ser um local privilegiado para
Analise a tira a seguir
Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática
educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a
educação é ideológica.
Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a
atuação defendida por Freire.