Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 95 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Podendo imaginar uma forma sintética de descrever a relação de professor-aluno para Paulo Freire, poderia ser descrito através da noção de que tal relação é:

Considerando o que se sabe sobre o termo desenvolvido por Paulo Freire sobre o Método Bancário, assinale a alternativa que melhor apresente a situação do aluno nesses casos:

Paulo Freire considerava que um dos únicos modos de vencer as teorias pedagógicas tradicionais que resistiam à pesquisa, ao pensamento teórico, à invenção e prática crítica, buscando meios de comprovar tais estudos, seria adquirindo uma postura contestadora e consciente, que assumisse um papel:

Divergindo de certa visão tradicional sobre currículo, Paulo Freire defendeu em suas obras que a própria experiência dos educandos deve ser a fonte primária de busca dos temas significativos ou geradores que irão constituir o conteúdo programático do currículo dos programas de educação de adultos. O conteúdo a ser ensinado, portanto, deve sempre ser resultado de uma pesquisa no universo experiencial dos próprios educandos, que também se veem envolvidos nessa pesquisa. Antes, nas visões ditas tradicionais, o conteúdo programático era imposto aos alunos e, geralmente, traziam em seu cerne elementos da ideologia da classe dominante. Em sua crítica a essa antiga visão, Freire denominou-a de:

Nas palavras do educador Paulo Freire, não existe ensino sem aprendizagem. Para ele e para vários educadores contemporâneos, educar alguém é um processo dialógico, um intercâmbio constante. Sobre o processo - aprendizagem é correto afirmar:

Paulo Freire afirma que ensinar exige respeito aos saberes dos educando O autor entende que é importante:

A importância do diálogo no processo educativo, influenciaram e continuam influenciando, as abordagens educativas em museus: Segundo Paulo Freire classifique V para verdadeiras e F para falsas:

( )É especialmente importante para nós, brasileiros, devido à ênfase no papel da educação para cidadania.

( )As correntes mais recentes da museologia enfatizam justamente a importância social do museu como instrumento para inclusão social e cultural.

( )Amplia a visão de mundo pelo contato com os recursos que a instituição oferece – exercer sua consciência crítica em relação a si mesmo e à sociedade em que se inserem.

( )Se reporta constante constantemente à importância da cultura como invenção do homem, à autonomia de poder escrever sua própria história.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

FONTE: FREIRE, Pedagogia do Oprimido. (1921-1997).

“Segundo Paulo Freire avaliar é o exercício de um olhar sensível e cuidadoso ao outro, dito de outro modo, é a parte do exercício de “amorosidade” que o ato educativo encerra.” No que se refere à Educação Infantil, a importância dada ao processo avaliativo não deve ser diferente.
Assinale a alternativa CORRETA:

Segundo os pensamentos de Paulo Freire as etapas e fases da metodologia da investigação temática foram caracterizadas em três momentos que refletem a tríade dialética ação-reflexão-ação. Assinale a alternativa INCORRETA:

A importância do diálogo no processo educativo, influenciaram e continuam influenciando, as abordagens educativas em museus: Segundo Paulo Freire classifique V para verdadeiras e F para falsas:

( )É especialmente importante para nós, brasileiros, devido à ênfase no papel da educação para cidadania.

( )As correntes mais recentes da museologia enfatizam justamente a importância social do museu como instrumento para inclusão social e cultural.

( )Amplia a visão de mundo pelo contato com os recursos que a instituição oferece – exercer sua consciência crítica em relação a si mesmo e à sociedade em que se inserem.

( )Se reporta constante constantemente à importância da cultura como invenção do homem, à autonomia de poder escrever sua própria história.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

FONTE: FREIRE, Pedagogia do Oprimido. (1921-1997).

Segundo Paulo Freire, não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Ou seja:

Conforme o processo de aquisição da leitura desenvolvido por Paulo Freire, os níveis de consciência são de grande importância, um deles, caracterizado como “consciência transitivo-ingênua” compreende:

Paulo Freire em uma de suas frases mais conhecidas dizia que “ninguém educa ninguém" [...]. O autor ainda enfatizava que “ninguém aprende sozinho" [...] “Aprendemos através do mundo" (2011; p. 95-101). Se essas premissas forem consideradas pelo profissional pedagogo no exercício de seu trabalho pedagógico, serão perceptíveis no ambiente laboral:

I. Diálogos que incentivem à busca pela aprendizagem.

II. Treinamentos para a resolução de problemas.

III. O educar e ser educado.

IV. Incentivos às trocas de experiências.

V. Capacitações para mistificação da realidade.

Estão incorretas as afirmativas:

O educador Paulo Freire argumentava que é impossível pensar a

democratização da escola sem superar os preconceitos contra as

camadas populares, os negros, as mulheres, as pessoas com

deficiência e as minorias. Nesse contexto, a escola deve assumir

na sociedade contemporânea uma função social diferenciada e

ser um local privilegiado para

Analise a tira a seguir


Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática

educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a

educação é ideológica.

Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a

atuação defendida por Freire.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282