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Na obra Pedagogia da autonomia, Paulo Freire defende que o ato de ensinar traz em si uma série de exigências.

Em relação ao ato ensinar, estão presentes na obra de Paulo Freire as seguintes exigências, exceto:

Existem muitos estudos sobre a autonomia. A temática autonomia ganha em Paulo Freire, em seu livro “Pedagogia da Autonomia”, um sentido sócio-políticopedagógico, onde é vista como

As ideias de Paulo Freire estão presentes no contexto educacional brasileiro, numa perspectiva libertadora, que visa à transformação social. Configuram-se elementos do pensamento freireano, EXCETO :

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para Piaget, a assimilação e a acomodação são funções variantes, pois mudam constantemente com o desenvolvimento do ser humano.

II. Paulo Freire propôs uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos.

Marque a alternativa CORRETA:

Freire (1996, p. 102) frisa que “ensinar é uma especificidade humana” e, para isso, esse ato tem seus saberes indispensáveis para a prática docente.

Sobre esses saberes, conforme as ideias do autor, pode-se afirmar que a(o)

Em seu livro "Pedagogia da Tolerância", Paulo Freire concebe a tolerância enquanto: 

Nesta tendência pedagógica, a atividade escolar deveria centrar-se em discussões de temas sociais e políticos e em ações concretas sobre a realidade social imediata. O professor deveria agir como um coordenador de atividades, aquele que organiza e atua conjuntamente com os alunos. Seus defensores, dentre eles o educador pernambucano Paulo Freire, lutavam por uma escola conscientizadora, que problematizasse a realidade e trabalhasse pela transformação radical da sociedade capitalista.
É correto afirmar que as ideias abordadas no texto fazem referência à:

“A transformação da educação não pode antecipar-se à transformação da sociedade, mas esta transformação necessita da educação". Esta afirmação é defendida por:

O principal livro de Paulo Freire se intitula:

Referente a superação da relação entre opressor x oprimido, segundo Paulo Freire (2005, p.42), "esta superação exige a inserção crítica dos oprimidos na realidade opressora, com que, objetivando-a, simultaneamente atuam sobre ela." Freire afirma que, para libertação, é necessário dialogicidade, reflexão e ação sobre a realidade para transformá-la, através de um (a) autêntica (o):

Para Paulo Freire (1997), em “Pedagogia da Autonomia", o ensino é muito mais que uma profissão, é uma missão que exige comprovados saberes no seu processo dinâmico de promoção da autonomia, do ser de todos os educandos, e lista uma série de “exigências" inerentes ao ato de ensinar.

Considerando os apontamentos de Freire (1997), sobre o ensino, assinale a alternativa INCORRETA.

Paulo Freire pode ser considerado um grande inspirador da Pedagogia Social, mesmo sem ter usado esse termo em suas obras. Na tradição marxista, a Pedagogia Social é entendida como Pedagogia da Práxis. Essa pedagogia

É incorreto afirmar a respeito de Paulo Freire:

Segundo Paulo Freire, “a leitura de mundo precede a leitura da palavra". Diante disso, podemos dizer que a leitura começa desde o primeiro contato que a criança tem com o mundo exterior, como, por exemplo, expressões faciais, dizeres, ordens, gestos e outras formas de comunicação. Sobre a prática da leitura, é incorreto afirmar que

Paulo Freire é mundialmente reconhecido, dentre outras razões, pelo pioneirismo das experiências que realizou no âmbito da alfabetização de jovens e adultos. A utilização de temas geradores, proposta por ele, visa um ensino articulado às experiências de vida e comprometido com a transformação da realidade dos educandos. Essa prática proposta por Freire

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