No que concerne ao curso noturno, os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam que merecem atenção especial e um esforço para a otimização na transmissão dos conteúdos listados como relevantes. Nesse sentido, as opções abaixo trazem algumas questões sobre o papel social da educação física, exceto:
Com relação ao esporte educacional e seus princípios, julgue os itens a seguir.
O princípio da coeducação corresponde ao fortalecimento da unidade do homem consigo mesmo, com o outro e com o mundo, desde que preservada a individualidade.
Com base nos princípios da diversidade e da inclusão, definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), assinale a afirmativa correta.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, três aspectos são fundamentais para a prática pedagógica do Professor de Educação Física.
Um desses aspectos afirma que o professor deve “reverter o quadro histórico da área de seleção entre indivíduos aptos e inaptos para as práticas corporais, resultante da valorização exacerbada do desempenho e da eficiência.” (BRASIL, 1998; p. 19)
O trecho em destaque refere–se ao
Segundo Borges (2005), são procedentes as críticas ao modelo curricular da formação de Professores de Educação Física.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. As críticas afirmam que o currículo está distante da realidade, estruturando–se de uma forma compartimentalizada, o que pode ser identificado na fragmentação entre teoria e prática.
II. As críticas afirmam que o currículo está estruturado com ênfase em conteúdos da área desportiva e biomédica
III. As críticas afirmam que o currículo separa os conhecimentos específicos da área da Educação Física dos conhecimentos pedagógicos, do conhecimento da sociedade e do conhecimento filosófico.
Assinale.
Piaget, Vygostsky e Wallon consideram o jogo como um instrumento de grande importância para o desenvolvimento dos indivíduos. De acordo com esses autores, os aspectos envolvidos no jogo que abalizam a utilização do movimento incluem