Com o uso das tecnologias da informação e da comunicação no trabalho pedagógico, o professor precisa se dar conta que pode potencializar a comunicação e a aprendizagem utilizando interfaces da Internet. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
Assinale
Acerca da criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
Assinale
Em Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias, Moran afirma: “A Internet e as modernas tecnologias estão trazendo novos desafios pedagógicos para as universidades e escolas. Os professores, em qualquer curso presencial, precisam aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada inovadora. O primeiro espaço é o de uma nova sala de aula melhor equipada e ________________ .”
Complete a lacuna de acordo com as ideias do autor.
Leia o excerto a seguir.
“No plano da implantação local de tecnologias a serviço da educação, o exemplo de Piraí, pequena cidade do Estado do Rio, é importante. O projeto, de iniciativa municipal, envolveu convênios com as empresas que administram torres de retransmissão de sinal de TV e de telefonia celular, para instalação de equipamento de retransmissão de sinal de internet por rádio. Assim se assegura a cobertura de todo o território municipal. A partir de alguns pontos de recepção, fez-se uma distribuição do sinal banda larga por cabo, dando acesso a todas as escolas, instituições públicas, empresas. Como a gestão do sistema é pública, utilizou-se a diferenciação de tarifas para que o lucro maior das empresas cobrisse uma subvenção ao acesso domiciliar, e hoje qualquer família humilde pode ter acesso banda larga em casa por R$ 35 por mês. Convênios de crédito com bancos oficiais permitem a compra de equipamentos particulares com juros baixos.
O resultado prático é que o conjunto do município “banha” no espaço da internet, gerando uma produtividade sistêmica maior do esforço de todos, além de mudança de atitudes de jovens, de maior facilidade de trabalho dos professores que têm possibilidade de acesso em casa, e assim por diante. [...] Uma vez feito o investimento inicial de acesso banda larga de uma escola, ou de uma família, é a totalidade do conhecimento digitalizado do planeta que se torna acessível, representando uma mudança radical, particularmente para pequenos municípios, para regiões isoladas, e na realidade qualquer segmento relativamente pouco equipado, mesmo das metrópoles.”
(DOWBOR, 2007, p. 85-86)
Tendo em vista o contexto descrito pelo autor, a palavra-chave que se aplica ao tema em pauta é
Segundo Borba e Penteado (2001), é INCORRETO afirmar que
Suponha que o IPHAN adote a plataforma moodle como ferramenta para a realização de um treinamento para seus funcionários lotados em diversas regiões do país. Considere que o curso a ser ministrado tenha sido estruturado em módulos subsequentes com prazos determinados para execução de tarefas e avaliações dentro do horário de trabalho. Os participantes que obtiverem desempenho exitoso ao final do curso terão algum tipo de benefício na carreira profissional.
A respeito dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.
Ao elaborar o curso, é preciso que os idealizadores façam um levantamento das características relevantes dos aprendizes para, então, definir as estratégias instrucionais.
A partir da segunda metade do século XX, o mundo vive o que alguns chamam de Terceira Revolução Industrial, baseada na tríade de conhecimentos nos campos da engenharia genética, energia nuclear e informática. No ambiente escolar, as tecnologias digitais de informação e comunicação estão sendo consideradas recursos didáticos com grande potencial para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Entre os inúmeros artefatos disponíveis, os que se mostram mais relevantes e populares no ambiente escolar são
Atente para o que se diz a seguir em relação à necessidade do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação como meio de acompanhamento do desenvolvimento tecnológico atual para a promoção e construção do conhecimento:
I. Televisão e vídeo combinam a comunicação sensorial-cinestésica com a audiovisual, a intuição com a lógica, a emoção com a razão, promovendo uma integração que começa pelo sensorial, pelo emocional e pelo intuitivo, para atingir posteriormente o racional.
II. Os educadores podem fazer uso das TIC's como um sistema diferenciado de aprendizagem que permita o respeito à individualidade, abrindo espaço para debates e discussões, que sejam de caráter não só informativo como também formativo, garantindo o desenvolvimento de cidadãos capazes de ações condizentes e inseridos no contexto social vigente.
III. Inovando com o uso das TIC's, a disciplina de Biologia, deixará de ser uma transmissão de conhecimentos restritos a memorização passando a ser investigativo e um meio de verificar a estrutura, as causas e as relações dos conteúdos entre si, assim como os mistérios da natureza.
É correto o que se afirma em:
No que diz respeito às tecnologias da comunicação e de informação no ensino, assinale a opção verdadeira.
Considere abaixo a descrição dos programas voltados a jovens.
I. Programa voltado a aumentar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, por meio da ampliação do número de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em todo o País e da expansão dos campi existentes, com grande grau de interiorização dos cursos técnicos e tecnológicos.
II. Programa com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior (cursos de graduação e sequenciais de formação específica), a estudantes brasileiros que não possuam recursos suficientes para prosseguirem com seus estudos.
III. Programa criado com o objetivo de ajudar na profissionalização e formação, evitando a evasão escolar e incentivando os jovens a retomarem sua jornada escolar.
I, II e III são programas voltados à juventude, respectivamente:
No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue o item seguinte.
A abordagem CTS se insere de maneira natural nas sugestões constantes dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de Física.
Sobre as Tendências Pedagógicas na educação, julgue os itens colocando “V” para Verdadeiro e “F” para Falso. ( ) As ideias pedagógicas de Comênio, Rousseau, Pestalozzi e Herbart formaram as bases do pensamento pedagógico europeu, difundindo-se depois por todo o mundo, dermarcando as concepções pedagógicas que hoje são conhecidas como Pedagogia Tradicional e Pedagogia Renovada. ( ) A Pedagogia Tradicional, em suas várias correntes, caracteriza as concepções de educação onde prepondera a ação de agentes externos na formação do aluno, o primado do objeto de conhecimento, a transmissão do saber constituído na tradição e nas grandes verdades acumuladas pela humanidade. ( ) A Pedagogia Renovada agrupa correntes que advogam a renovação escolar, opondo-se à Pedagogia Tradicional. ( ) O movimento de renovação da educação, inspirado nas ideias de Rousseau, recebeu diversas denominações, como Educação nova, Escola nova, Pedagogia ativa, Escola do trabalho. A sequência de julgamento correta de cima para baixo é:
De acordo com Edgar Morin em Os sete saberes necessários à educação do futuro, assinale a alternativa CORRETA.
No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue.
Valores, morais ou éticos, são inatos, imutáveis e definitivos.
Suponha que o IPHAN adote a plataforma moodle como ferramenta para a realização de um treinamento para seus funcionários lotados em diversas regiões do país. Considere que o curso a ser ministrado tenha sido estruturado em módulos subsequentes com prazos determinados para execução de tarefas e avaliações dentro do horário de trabalho. Os participantes que obtiverem desempenho exitoso ao final do curso terão algum tipo de benefício na carreira profissional.
A respeito dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.
Esse tipo de curso online é caracterizado como assíncrono.