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No que se refere à função de direção, julgue o item.

Segundo as teorias situacionais da liderança, o líder tende a ser mais participativo quando sua área de autoridade é elevada.

A respeito da motivação e da liderança, julgue o item.

O líder burocrático decide e fixa as diretrizes sem qualquer participação do grupo. Já na liderança democrática, as diretrizes são debatidas e decididas pelo
grupo.

A respeito da motivação e da liderança, julgue o item.

De acordo com a teoria dos dois fatores, as pessoas são motivadas por fatores motivacionais e higiênicos. No primeiro grupo, encontram‐se, por exemplo,
possibilidade de crescimento, reconhecimento, condições de segurança do trabalho e estilo de supervisão do chefe.

Sobre o conceito de motivação, é correto afirmar que

A teoria da liderança situacional (SLT) é caracterizada por

Considere que a estratégia competitiva de uma organização é a liderança no custo e a estratégia de recursos humanos é de inovação. Neste caso, espera-se que a organização:

Em relação à liderança e à motivação, julgue o item.

No modelo de grade gerencial, o estilo 1.1 indica um líder negligente, que não se preocupa nem com a produção nem com as pessoas. Já o estilo 5.5 indica elevada preocupação com a produção e com as pessoas.

A respeito da motivação e da liderança, julgue o item.

A liderança pode ser definida como a arte de induzir as pessoas a cumprirem suas obrigações com zelo e correção.

A respeito da motivação e da liderança, julgue o item.

O reforço intermitente é mais eficiente na obtenção de um condicionamento operante que o reforço contínuo.

Com relação à direção, julgue:

O job enrichment vertical é realizado pela adição de novas responsabilidades do mesmo nível ao empregado.

Em relação à liderança e à motivação, julgue o item.

O modelo de grade gerencial proposto por Blake e Mouton pressupõe que o líder está sempre voltado para dois assuntos principais: as tarefas e as pessoas que executam as tarefas.

A respeito da motivação e da liderança, julgue o item.

Segundo a teoria da expectativa, as pessoas se esforçam para alcançar resultados de acordo com as recompensas que para elas são importantes.

A respeito da motivação e da liderança, julgue o item.

A recompensa tende a aumentar a probabilidade da repetição de um comportamento. Já a punição é considerada como um método ruim de motivação
porque pode gerar resultados imprevisíveis e atitudes negativas.

A motivação constitui um importante campo doconhecimento da natureza humana e Maslow(2000) apresenta uma hierarquia de necessidades básicas que, se não forematendidas, podem provocar a desmotivação nas pessoas.

De acordo com a análise da figura acima, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


(  ) O nível 1 apresenta as necessidades básicas
(  ) O nível 2 apresenta as necessidades que são balizadores sociais
(  ) O nível 5 representa as necessidades de moralidade, criatividade, solução de problemas, aceitação dos fatos, entre outros.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

A liderança no contexto organizacional sempre irá desenvolver algum tipo de influência para que determinados grupos de profissionais desenvolvam suas atividades, alcançando os objetivos pretendidos. Chiavenato (2017), define o estilo clássico de liderança em três diferentes tipos: autocrática, democrática e liberal. Nesse contexto, analise as informações a seguir.

  1. Liderança autocrática – o líder é quem decide e fixa diretrizes nas tomadas de decisões, não havendo participação do grupo. O comportamento do líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao grupo.
  2. Liderança democrática – total liberdade ao grupo para tomar decisões, com a mínima intervenção do líder. A participação do líder é limitada pois as suas orientações são dadas se o grupo as solicita.
  3. Liderança liberal – na tomada de decisões as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, que é estimulado e orientado pelo líder. O líder é objetivo e limita-se aos fatos nos elogios ou nas críticas.

Assinale a alternativa correta.

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