De acordo com Blake e Mouton (1976), o líder que é simultaneamente orientado para as pessoas e para a produção, que busca comprometer as pessoas com os objetivos organizacionais e desenvolver relações de confiança e respeito com os servidores, é identificado na grade gerencial como líder:
O(A) ______ é a capacidade que você demonstra quando influencia os outros a agir de certa maneira. Por meio de direção, incentivo, sensibilidade, consideração e apoio, você inspira seus subordinados a aceitar desafios e alcançar objetivos que podem ser vistos como muito difíceis de se atingir. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Chiavenato salienta três estilos de liderança, sendo que
o estilo no qual predomina a delegação, tanto de tarefas
como de demandas, é o
Os indivíduos nascem com traços que fazem deles pessoas carismáticas. Na verdade, estudos com gêmeos idênticos descobriram que eles apresentam resultados semelhantes em testes que avaliam liderança carismática, mesmo que tenham sido criados em diferentes contextos e que nunca tenham se conhecido.
Os líderes carismáticos possuem características-chave como, EXCETO:
______ é a vontade de fazer algo. É condicionada pela capacidade que essa ação tem de satisfazer alguma necessidade individual. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Os líderes têm um claro desejo de influenciar os outros. Muitas vezes, esse desejo de liderar é visto como uma disposição para aceitar a responsabilidade por uma variedade de tarefas. Sobre características do líder eficaz, assinale a alternativa incorreta.
A respeito dos assuntos relativos ao desenvolvimento e ao treinamento de pessoal, às diferenças individuais e de personalidade, aos perfis de liderança, à gestão de equipes, às disputas de poder e ao gerenciamento de conflitos,julgue os itens de 69 a 75.
Em um estilo de liderança democrática, o tempo demandado para a obtenção do consenso é um dos pontos de atenção para que se evitem os atrasos nas decisões e a perda da competitividade organizacional.
Uma organização pública vinha enfrentando pressões no sentido de tornar-se mais efetiva no desempenho de sua missão institucional. A organização conta com funcionários muito experientes, fortemente treinados e que declaram considerar seu trabalho intrinsecamente satisfatório. No entanto, as equipes de trabalho não são coesas e os funcionários se mostram indiferentes às recompensas oferecidas pela organização. Um novo presidente assumiu o comando da organização, prometendo mudanças. Avaliando que o estilo de liderança na organização não era eficaz, o presidente substituiu os líderes antigos, orientados para as tarefas, por líderes orientados para as pessoas. Ao fim de dois anos, nenhum impacto significativo pôde ser observado no desempenho organizacional.
No contexto descrito, de acordo com as abordagens contemporâneas de liderança, é provável que tenha ocorrido o seguinte:
Assinale a alternativa que nomeia o processo responsável pela intensidade, direção e persistência de esforços de uma pessoa para alcançar um objetivo.
No que se refere à gestão de pessoas, julgue o item.
A liderança emerge da necessidade de liderança de um grupo e está ligada à conjuntura social, econômica e política em que este grupo se apresenta.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre liderança e motivação.
Um gerente percebe que sua equipe está insatisfeita e desmotivada para a realização do trabalho. O gerente marcou uma reunião com os membros da equipe, para que pudessem exprimir as razões da sua desmotivação. De uma maneira geral, os membros da equipe relataram que: percebem que a avaliação de desempenho não é transparente e que “sempre as mesmas pessoas recebem as avaliações mais altas”; valorizam, acima de tudo, a cooperação e um ambiente de trabalho amigável.
De acordo com as teorias de motivação, os membros da equipe apresentam:
Em relação às teorias de motivação, assinale a alternativa correta.
Quanto a liderança e comunicação, assinale a opção correta
Os estudos sobre o fenômeno da motivação no ambiente organizacional resultaram na consolidação de diversas teorias, entre as quais a Teoria de Campo, desenvolvida por Kurt Lewin, segundo a qual, dentro do ambiente psicológico, as pessoas, os objetos ou mesmo qualquer coisa mensurável pelo indivíduo podem apresentar valências negativas, que correspondem à(ao)