Acerca do Programa Bolsa Família, assinale a alternativa correta.
Os municípios que estão em Gestão Plena e os Estados com serviços regionais, ao organizarem Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), precisam também observar o disposto na Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS. Nesse caso, considerando os CREAS instituídos por municípios que estão em Gestão Plena e os Estados com serviços regionais e que atendem até 80 pessoas/indivíduos, é indicado pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS, que a equipe mínima deve ser composta por certos profissionais. A esse respeito analise as afirmativas abaixo.
I. 2 profissionais de nível superior ou médio (abordagem dos usuários).
II. 2 assistentes sociais.
III. 2 psicólogos.
IV. 1 auxiliar administrativo.
Estão corretas as afirmativas:
Observe o trecho a seguir:
A citação foi extraída das Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS). Analisando-a assim como o conteúdo vinculado sobre o trabalho interdisciplinar, analise as afirmativas abaixo, e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A atuação em equipe, deve desconsiderar os princípios éticos de cada profissão bem como o sigilo profissional no CREAS. Cabe assim, a cada profissional, compartilhar todas as informações da vida e das situações vivenciadas pelos usuários com o restante da equipe.
( ) O desenvolvimento do trabalho em equipe interdisciplinar, o efetivo funcionamento da Unidade e a operacionalização da execução dos serviços especializados não demandarão a coordenação dos recursos humanos.
( ) Ao compartilhar diretrizes e princípios, o trabalho interdisciplinar não dilui as competências e atribuições de cada profissional. Nesse sentido, é fundamental considerar os distintos olhares e contribuições das diferentes áreas de formação, além da experiência profissional de cada integrante e sua função no CREAS.
( ) A troca de conhecimentos entre os profissionais e o estudo intersorial das situações atendidas potencializa a capacidade de responder às demandas complexas, observadas no cotidiano da Unidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Assinale a alternativa correta que corresponde ao tripé da Seguridade Social.
A Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB SUAS RH) é um documento especialmente orientado para disciplinar aspectos relacionados aos recursos humanos vinculados à Assistência Social. Dentre esses aspectos, observamos a delimitação por uma equipe mínima para composição do CRAS, partindo do porte do Município. Nesse sentido, considere o disposto pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS, quanto à composição da equipe mínima do CRAS, em municípios de pequeno porte I, e analise as afirmativas abaixo.
I. 2 técnicos de nível superior, sendo um profissional assistente social e outro preferencialmente psicólogo.
II. 2 técnicos de nível superior, sendo um profissional assistente social e outro preferencialmente pedagogo.
III. 1 técnico de nível médio.
IV. 2 técnicos de nível médio.
Assinale a alternativa correta.
Um dos profissionais que deve integrar a equipe dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do SUAS é o orientador social, descrito também pelo termo educador social. Conforme o documento Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (BRASIL, 2017) há algumas especificidades que devem ser observadas para que um profissional possa desempenhar essa função de orientador social. A esse respeito analise as afirmativas abaixo.
I. Possuir, no mínimo, nível médio de escolaridade, devendo ainda ser responsável pela criação de um ambiente de convivência participativo e democrático.
II. Conhecer as situações de vulnerabilidade social e de risco das famílias beneficiárias de transferência de renda (BPC, PBF e outras) e as potencialidades do território de abrangência do CRAS.
III. Possuir, no mínimo, nível superior, compondo assim a equipe do CRAS para ser referência aos grupos do SCFV.
IV. Organizar, facilitar oficinas e desenvolver atividades individuais e coletivas de vivência nas unidades e/ou, na comunidade.
Assinale a alternativa correta.
A Política de Assistência Social pode operar em programas e projetos de enfrentamento à pobreza, sendo o combate a fome um fator determinante deste processo. No tocante ao combate à fome, a Política de Assistência Social trabalha, em interface, com outras duas políticas. Sobre estas, assinale a alternativa correta
De acordo com o Estatuto da Juventude, o jovem tem direito à participação social e política na formulação, execução e avaliação das políticas públicas de juventude. Sobre o direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil estabelecido pelo Estatuto da Juventude, considere as assertivas abaixo:
I - É uma das diretrizes da interlocução institucional juvenil o incentivo à criação de conselhos de juventude em todos os entes da Federação.
II - É uma das diretrizes da interlocução institucional juvenil a definição de órgão governamental específico para a gestão das políticas públicas de juventude.
III - A interlocução da juventude com o poder público pode realizar-se por intermédio de sua participação individual, de associações, redes, movimentos e organizações juvenis.
IV - Uma das vertentes do que se entende por participação juvenil é a inclusão do jovem nos espaços públicos e comunitários, a partir da sua concepção como pessoa ativa, livre, responsável e digna de ocupar uma posição central nos processos políticos e sociais.
Estão corretas as informações dispostas em:
Sobre a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), é correto afirmar:
Assinale a alternativa correta que corresponde ao sistema público que organiza e normatiza a Política Nacional de Assistência Social.
Os serviços e os benefícios socioassistenciais de qualidade
podem produzir uma mudança fundamental na vida do
cidadão, qual seja, a passagem da condição de submissão
para a de sujeito de direitos. Essa mudança, a ser alcançada
por meio do trabalho social, é imprescindível para
a construção e o exercício de cidadania nos espaços políticos,
nos quais são construídos e defendidos os direitos
individuais e coletivos. Nessa perspectiva, coloca-se um
dos direitos socioassistenciais, o de se manifestar, exercer
protagonismo e controle social na política de assistência
social, sem sofrer discriminações, restrições ou atitudes
vexatórias derivadas do nível pessoal de instrução formal,
etnia, raça, cultura, credo, idade, gênero e limitações
Para definição das ações a serem concretizadas junto à
população de rua, a equipe do Centro Pop precisa estar
sintonizada com a realidade e as necessidades específicas
dessas pessoas. O desenvolvimento do trabalho
social nesse serviço pressupõe escuta qualificada da
demanda de cada usuário e elaboração do Plano de
Acompanhamento Individual e/ou Familiar, para delinear,
junto com eles, a construção de novas perspectivas de
vida. Do ponto de vista metodológico, faz-se importante
compreender a atuação do Serviço Especializado para
Pessoas em Situação de Rua a partir de três principais
dimensões: acolhida, acompanhamento especializado e
A gestão do Programa Bolsa Família é descentralizada,
com competências específicas para cada ente da Federação.
A gestão do benefício compreende os seguintes
procedimentos e atividades: Habilitação de famílias inscritas
no Cadastro Único, Seleção
de famílias, Concessão
de benefícios, Atividades de administração de benefícios
(bloqueio, desbloqueio, suspensão, reversão de
suspensão, cancelamento e reversão de cancelamento).
Anualmente é verificado se as famílias com cadastros
sem atualização, há mais de dois anos, continuam atendendo
às regras para recebimento do benefício, por meio
A definição dos programas de assistência social devem
pautar os objetivos e princípios que regem a Lei Orgânica
de Assistência Social (LOAS), com prioridade para
a inserção profissional e social. Em se tratando de idoso
e da pessoa portadora de deficiência, além dos serviços
socioassistenciais, há a oferta do Benefício de Prestação
Continuada. Conforme expressa o art. 24 da LOAS, para
qualificar, incentivar e melhorar os serviços assistenciais,
os programas de assistência social devem definir objetivos,
tempo e área de abrangência, compreendendo
ações
As políticas de proteção social, dentre as quais se incluem as que compõem a Seguridade Social brasileira – a saúde, a previdência e a assistência social, são consideradas produto histórico das lutas dos trabalhadores. Atualmente, o avanço do projeto capitalista e neoliberal em todo mundo também impacta o campo da seguridade social, se traduzindo nas seguintes tendências