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Nos termos da Resolução CNE/CEB no 4, de 13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a institucionalização do regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios é possibilitada

Nos termos da Resolução CNE/CEB no 4, de 13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a institucionalização do regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios é possibilitada

Nos termos da Resolução CNE/CEB no 4, de 13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a institucionalização do regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios é possibilitada

Ao final de cada bimestre, a equipe de professores da Escola Novo Mundo se reúne com a equipe gestora e representantes de alunos, para em colegiado, discutir questões relacionadas ao processo de ensino aprendizagem, ao rendimento escolar e avaliação. Trata-se de uma ação de gestão democrática denominada:

Assinale a alternativa CORRETA sobre a função exercida pelo conselho escolar:

Com base no documento Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania; caderno 1, parte II, indique a alternativa incorreta acerca dos Conselhos Escolares:

O Conselho Escolar é mais bem descrito pela alternativa:

Para desenvolvimento da escola é importante que as reuniões do Colegiado ou Conselho sejam marcadas com antecedência, em horário que todos possam participar e com divulgação prévia da pauta. No contexto da “gestão de processos” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:

“[...] quando têm um caráter de assessoramento, analisando as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola e apresentando sugestões ou soluções, que poderão ou não ser acatadas pelas direções das unidades escolares". (Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania; caderno 1, parte II, p. 41).

Os Conselhos Escolares têm algumas funções. De qual função se trata a definição acima?

A participação efetiva do Conselho Escolar no processo de escolha do diretor da escola, constitui uma de suas ações de maior relevância, na medida em que se apresenta como:

O Conselho Escolar tem papel decisivo na educação e na escola. Ele reúne diretores, professores, funcionários, estudantes, pais e outros representantes da comunidade para discutir, definir e acompanhar o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola, que deve ser visto, debatido e analisado dentro do contexto nacional e internacional em que vivemos.

No que se refere à função social da escola, o Conselho Escolar promove um lugar privilegiado para estimular a

Julgue os próximos itens com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos, definidos pelo Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas educacionais da União, dos estados, do DF e dos municípios na elaboração, no planejamento, na implementação e na avaliação das propostas curriculares das unidades escolares públicas e particulares que oferecem o Ensino Médio.

0 Conselho de Classe tem por finalidade:

O Conselho Nacional de Educação (CNE ), cumprindo as suas funções normativas, tem elaborado diretrizes e orientações que devem ser observadas pelos sistemas de ensino para a reorganização do Ensino Fundamental de 9 (nove ) anos. Os sistemas de ensino e as escolas não poderão apenas adaptar seu currículo à nova realidade, pois não se trata de incorporar, no primeiro ano de escolaridade, o currículo da Pré-Escola, nem de trabalhar com as crianças de 6 (seis) anos os conteúdos que eram desenvolvidos com as crianças de 7 (sete ) anos.
CALLEGARI, C. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove ) anos. Parecer CNE/CEB n.11, jul. 2010. p. 8
Para se adaptar à Lei que orienta o ensino fundamental de 9 anos, as escolas devem

O Conselho Pleno (CP) do Conselho Nacional de Educação (CNE), por meio da Resolução CNE/CP n.º 1/2004, instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Com base nesse instrumento legal, julgue os itens seguintes.

Considere que, durante a comemoração da Semana da Consciência Negra em uma instituição educacional, um professor tenha se recusado a avaliar o trabalho de uma turma porque o tema abordava as religiões de origem africana e, no roteiro da apresentação, havia a simulação de um ritual do candomblé, alegando que sua religião não permitia participar de macumba. A direção da instituição, pautada no direito à diversidade religiosa, respeitou a decisão do professor e prontamente o substituiu na tarefa de avaliar o trabalho, encerrando o assunto. Nesse caso, a atitude da direção foi correta, pois a legislação não pode exigir a sobreposição de um direito em detrimento de outro.

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