No que tange à relação teoria e prática do/da Assistente Social, considere:
I. O projeto profissional é o elemento de unidade entre teoria e prática.
II. A relação teoria e prática tem como pressuposto que uma se encaixe na outra.
III. A apreensão das mediações entre os conhecimentos teóricos sobre a realidade social e a intervenção profissional possibilitam uma interpretação errônea sobra a relação teoria e prática.
IV. Existe uma relação intrínseca entre teoria e prática que é de unidade na diversidade.
V. Uma teoria não se aplica à prática nem se extrai da prática uma teoria diretamente.
Está correto o que se afirma APENAS em
Entre as principais demandas profissionais que se expandiram para o Serviço Social na atualidade, se destaca(m) a
Em um estudo social sobre violação de direitos humanos conduzido por um assistente social, foram realizados, em conjunto com um psicólogo, atendimentos e entrevistas com os sujeitos envolvidos na situação. Durante a entrevista com um dos participantes do estudo — uma mulher de quarenta e cinco anos de idade, denunciada por não prover condições de sobrevivência a seus filhos —, houve vários momentos de silêncio por parte da entrevistada, os quais foram respeitados pelos profissionais. Para finalizar o atendimento, o assistente social fez orientações socioeducativas à entrevistada, refletindo com ela sobre sua realidade.
Considerando a situação hipotética descrita e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item que se segue.
Recomenda-se que os processos reflexivos das ações socioeducativas de orientação de indivíduos sejam conduzidos com base na perspectiva psicossocial individualizada, cujo foco deverá ser a mudança na capacidade do indivíduo de se ajustar ao mundo que o cerca.
Após apresentação de projeto de intervenção profissional do assistente social, um profissional identificou que havia, no projeto, filiação à teoria dialético-crítica. Além disso, destacou o questionário aplicado aos usuários e apontou que o projeto estava incompleto por não indicar mecanismos de controle social de seu trabalho.
Com relação à situação hipotética precedente e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item seguinte.
A escolha pela aplicação de questionário pode ser adequada quando se pretende captar aspectos gerais considerados relevantes de um problema de investigação, para estabelecer relações e generalizações.
No que se refere a planejamento e avaliação de planos, programas e projetos, julgue o próximo item.
Mesmo que seja empregado um rigoroso instrumental metodológico, a avaliação de um plano, programa ou projeto será determinada pelas referências teóricas do avaliador, por atribuírem sentido e significado ao conteúdo da avaliação.
Julgue as assertivas abaixo sobre os instrumentos e as técnicas de intervenção: estudo social, perícia social, laudo social e parecer social.
I - Estudo social, perícia social, laudo social e parecer social constituem metodologia de trabalho de profissionais que atuam na área social;
II - O assistente social, ao emitir laudos, pareceres, perícias e qualquer manifestação técnica sobre matéria de Serviço Social, deve atuar com ampla autonomia respeitadas as normas legais, técnicas e éticas de sua profissão;
III - A construção do estudo social contempla a inclusão do(s) sujeito(s) singular(es), na universalidade mais ampla na qual se insere(m).
O debate sobre a relação entre a instrumentalidade profissional e as concepções dos projetos ainda postos para a categoria profissional, remete a formas diferenciadas de compreendê-la. Nesse sentido, esses projetos são classificados como:
1 o hegemonizado pela razão instrumental e com a razão formal-abstrata; e
2 o aportado nos fundamentos marxistas e na razão dialética.
........ Norteia-se pela relação meios e fins carregados de intencionalidade.
........Garante a visão formalista da profissão e se expressa por modelos, metodologias apriorísticas, por tipologias e pautas de como fazer.
........ A profissão é concebida como uma técnica social, podendo ser considerada, no máximo, uma ciência social aplicada.
........ Só pode ocorrer da ruptura com o entendimento da centralidade de instrumentais e técnicas profissionais, o que não significa negar sua importância.
........ Estabelece uma ruptura entre teoria/prática e pesquisa.
A correta correlação está:
Frente aos instrumentos técnico-operativos para sistematização do trabalho do/da assistente social, considere as assertivas abaixo.
I. O estudo social, a perícia social, o laudo social e o parecer social fazem parte da metodologia de trabalho de domínio específico e exclusivo do/a assistente social.
II. A perícia social trata-se de um estudo e parecer cuja finalidade é subsidiar uma decisão.
III. O parecer social é um documento fundamentado na área de conhecimento do serviço social, decorrente da perícia.
IV. O relatório social é uma apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social, enquanto objeto da intervenção do/da assistente social.
V. O laudo social é uma avaliação teórica e técnica realizada pelo profissional.
Está correto o que se afirma APENAS em
A escolha do instrumento de pesquisa auxilia a organização, sistematização e registro das informações procuradas. Entre os instrumentos de pesquisa, uma das principais diferenças entre o formulário e o questionário, apesar das semelhanças, é que
Tomando como base a análise de Charles Toniolo Sousa (2008), os instrumentais técnicos utilizados pelo Assistente Social em seu exercício profissional podem ser diretos ou indiretos. Os instrumentos diretos são aqueles
que permitem o contato direto do profissional com o usuário, seja para conhecimento da realidade que vai intervir ou para definir estratégias de ação a partir das demandas identificadas. A partir do exposto, observe as motivações que levam o profissional a realizar a reunião com grupos de usuários:
I. A reunião é utilizada quando o profissional precisa tomar uma decisão que envolva a coletividade.
II. É utilizada quando se trabalha com grupos em espaços coletivos, na perspectiva de promover mudanças e ampliar os direitos.
III. Quando pretende atender um número maior de pessoas que estejam vivenciando situações diferenciadas.
IV. Quando há a necessidade de construir um sólido conhecimento sobre uma determinada realidade social. Em relação ao caso exposto, analise as alternativas e marque corretamente.
Historicamente o Serviço Social utiliza-se de instrumentos na intervenção profissional. A visita institucional é um deles e permite ao profissional operacionalizar sua ação, requerendo um amplo conhecimento teórico e técnico. Para fins de supervisão técnica são motivações para esta visita:
A dimensão técnico-operativa do Serviço Social, na relação entre o/a assistente social e a população usuária dos serviços, se apoia, fundamentalmente,
A materialização da dimensão técnico-operativa do Serviço Social, se expressa no cotidiano dos/as Assistentes Sociais, nas instituições onde atuam, através de ações profissionais, procedimentos, instrumentos e técnicas, que podem ser assim categorizados.
Acerca da dimensão investigativa, do processo de planejamento e
da intervenção profissional, julgue os itens subsecutivos.
A análise de políticas sociais sob o ponto de vista do método dialético deve priorizar a relação da política social com as questões estruturais da economia em detrimento das posições assumidas pelas forças políticas.
A respeito da entrevista como processo de trabalho do assistente social, assinale a opção correta.