Com relação à estrutura da economia brasileira do período colonial
até o processo de substituição de importações, julgue os itens que
se seguem.
A ausência de melhorias produtivas e tecnológicas na produção
do açúcar brasileiro no final do século XVII influenciou o
declínio das exportações brasileiras desse produto, porém não
foi o principal fator dessa queda.
Acerca dos principais planos de desenvolvimento e de estabilização implementados desde a segunda metade do século XX, julgue os próximos itens.
A primeira política econômica adotada na Nova República teve inspiração ortodoxa, com anúncio de medidas de austeridade monetária e fiscal.
Na última década, a economia brasileira foi beneficiada pelo aumento e concentração das exportações de bens intensivos em recursos naturais e pela melhora dos termos de troca. Para alguns autores, tais eventos contribuíram para a sobrevalorização da moeda brasileira em termos reais. Esse fenômeno é conhecido na literatura econômica como
Ao longo das duas últimas décadas, o governo brasileiro tem adotado políticas para a redução das desigualdades no Brasil. Um dos indicadores utilizados para medir o graude desigualdade é a incidência de pobreza. Uma estudiosa desta questão afirma que: “no Brasil, a pobreza está fortemente associada à insuficiência de renda”. Rocha, Sonia. Pobreza no Brasil: o que mudou nos últimos trinta anos?. Estudos e Pesquisas n. 83. Fórum Nacional. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Altos Estudos, set. de 2004. Com base na definição da autora, o mecanismo que NÃO contribui para a redução da pobreza no Brasil é o(a )
A respeito do comportamento da economia brasileira durante o primeiro e o segundo mandato do presidente Lula, julgue os itens a seguir.
Devido a um cenário externo favorável durante o primeiro mandato do presidente Lula, houve ingresso de capitais e crescimento da balança comercial no Brasil com o incremento das reservas internacionais a partir de 2005.
Em relação à situação fiscal posterior à estabilização econômica ocorrida no início da década de 1990, assinale a alternativa correta.
Em relação aos indicadores fiscais, julgue os itens a seguir.
A análise da evolução das contas do governo no período de 1983 a 1988 demonstra que a crise financeira decorre não apenas da deterioração do resultado primário, mas principalmente da forte retração da disponibilidade de financiamento não inflacionário.