Julgue o próximo item, relativo aos principais planos de estabilização a partir da década de 80 do século XX.
Para estabilizar a economia no fim do período militar, o governo buscou apoio dos bancos internacionais para permitir uma estratégia de ajuste de longo prazo.
Com a inflação piorando mês a mês, o presidente lançou, no fim de 1962, um plano preparado por Celso Furtado, ministro extraordinário para assuntos de desenvolvimento econômico. O objetivo era conciliar crescimento com reformas sociais e combate à inflação. Segundo Furtado, o desafio era demonstrar, “contra a ortodoxia dos monetaristas, esposada e imposta pelo FMI, que era possível conduzir a economia com relativa estabilidade sem impor-lhe a purga recessiva”. (…)
[O plano] adotava a visão estruturalista da CEPAL. Enfatizava a substituição de importações como meio de ampliar o processo de industrialização. Furtado acreditava que a crise econômica derivava do modelo de desenvolvimento, mas a solução não estaria no abandono, e sim no “aprofundamento do modelo, ou seja, com a ampliação do mercado interno, através da reforma agrária e de outras políticas voltadas à redistribuição de renda”
M. da Nóbrega. O futuro chegou. São Paulo: Globo, 2005, p. 265 (com adaptações)
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o item subsecutivo, acerca da história da economia brasileira no período de 1962 a 1967.
Para controlar a inflação, que atingia o equivalente a 100% ao ano já no final de 1962, o plano em questão incluía o congelamento dos preços de bens de consumo durante um ano.
Em 1974, em um artigo publicado no jornal Opinião, o economista Edmar Bacha cunhou o termo Belíndia para enfatizar que o Brasil, durante o período do chamado “milagre” econômico (1967-1973), mantinha características da Bélgica, um país rico e de reduzido contingente populacional, e da Índia, um país pobre e populoso.
Nesse sentido, o termo Belíndia procurava confirmar que, nos anos do período do “milagre” econômico brasileiro, houve
No início de 2014, o economista Gustavo Franco, um dos formuladores do Plano Real (1994), assim celebrava os 20 anos do bem-sucedido plano de estabilização inflacionária no Brasil:
Na próxima sexta-feira, dia 28 de fevereiro de 2014, quando começarem os trabalhos de carnaval, vamos festejar também os 20 anos da publicação da Medida Provisória n° 434, que introduziu a URV (Unidade Real de Valor), uma formidável inovação que assumiu a forma de segunda moeda nacional, porém apenas “virtual”, ou “para servir exclusivamente como padrão de valor monetário” (art. 1). A URV era o real, desde o início. Em seu artigo 2º, a MP 434 já determinava que, quando a URV fosse emitida em forma de cédulas — e assim passasse a servir para pagamentos —, o cruzeiro real seria extinto e a URV teria seu nome mudado para real.
Disponível em:<https://oglobo.globo.com/economia/20-anos-do-plano-real-11687119> . Acesso em: 20 jan. 2018.
A URV foi de capital importância para o programa de estabilização inflacionária no Brasil (Plano Real, 1994) porque
Com relação ao período de 1962 a 1984, que se refere à crise econômica do início da década de 60 e ao período militar, julgue os itens seguintes.
No regime militar, estabelecido em 1964, que considerava necessários o controle da inflação e a modernização do mercado de capitais para a recuperação econômica, foram criadas diversas empresas estatais para apoiar setores que deveriam receber estímulos ao seu crescimento.
No Brasil, uma importante medida econômica tomada no âmbito do governo federal durante o período compreendido entre 2003 e 2006 foi
Com respeito à economia brasileira da primeira metade do século XX, julgue o item.
O Brasil tinha indústrias tradicionais no começo do século XX, as quais, dado seu baixo nível de produtividade, eram insuficientes para dar à atividade interna um dinamismo próprio, motivando o modelo de desenvolvimento então vigente como “voltado para fora".
Com respeito à economia brasileira da primeira metade do século XX, julgue o item.
Simultaneamente à industrialização mais forte a partir de 1930, o estabelecimento da nova legislação trabalhista a partir de 1939, com o estabelecimento da justiça do trabalho, favoreceu a formação de sindicatos e a cooperação entre eles, com a consequente ocorrência de greves, que frequentemente forçavam a negociação salarial entre patrões e empregados, especialmente no período da Segunda Guerra Mundial.
Com respeito à economia brasileira da primeira metade do século XX, julgue o item.
Até 1930, a economia brasileira era essencialmente agroexportadora, tendo o café como seu principal produto.
Na Conferência de Bretton Woods, Keynes, como representante do Reino Unido, teve papel ativo e central na construção de uma governança financeira global. Nessa conferência, Keynes sugeriu um regime de taxas de câmbio flutuantes como forma de apoiar o crescimento do comércio internacional, que foi fundamental para a recuperação econômica do pós-guerra.
Com respeito à economia brasileira da primeira metade do século XX, julgue o item.
O processo de industrialização por substituição de importações não significava simplesmente a troca de produtos importados por seus equivalentes produzidos nacionalmente, eliminando as importações, mas implicava também a mudança na pauta das importações, a qual ocorria não só em um setor da pirâmide produtiva, mas em vários níveis simultaneamente, a fim de tentar fugir de desequilíbrios da cadeia produtiva.
Com relação à estrutura da economia brasileira do período colonial
até o processo de substituição de importações, julgue os itens que
se seguem.
No período econômico subsequente à Primeira Guerra
Mundial, a estrutura industrial que se desenvolveu no Brasil
era predominantemente formada por indústrias leves.
Com relação à estrutura da economia brasileira do período colonial
até o processo de substituição de importações, julgue os itens que
se seguem.
O crescimento da produção industrial ocorrido no período de
substituição de importações foi sustentado, principalmente,
pela necessidade de atendimento do excesso de demanda
ocorrido no mercado europeu.
Com relação à política econômica do governo Fernando Henrique
Cardoso e às perspectivas de retomada do crescimento após a
estabilização econômica, julgue os seguintes itens.
A redução dos índices inflacionários durante o governo Lula
permitiu que o Banco Central implementasse uma política de
diminuição sucessiva da taxa de juros básica da economia.
Com referência aos planos econômicos adotados pelo Brasil após
1950 e às diversas estratégias de estabilização adotadas na economia
brasileira, julgue os itens a seguir.
A melhora das exportações brasileiras após 1983 resultou das vantagens dos termos de troca, decorrentes do aumento do preço do petróleo e da redução dos preços das commodities no mercado internacional.