A Comissão pela verdade e a reconciliação (Truth and reconciliation commission – TRC) conduzida por Desmond Tutu foi criada com o objetivo de reconstruir, de modo circunstanciado o quadro das causas e a natureza da difusão das graves violações dos direitos humanos entre março de 1960 e dezembro de 1993. Oferecia às vitimas a possibilidade de contar os abusos aos quais foram submetidos, garantir a anistia às pessoas que confessassem seus atos abusivos, além de estabelecer medidas de ressarcimento e reabilitação da dignidade humana e civil. A TRC foi instituída por
A economia comercial de Gana atingiu seu auge no século XVIII, dois produtos foram fundamentais para a expansão econômica do Reino de Gana. Esses produtos são:
África e América foram incorporadas à história ocidental a
partir do expansionismo comercial e marítimo europeu do
início dos tempos modernos. O processo de exploração
colonial desses continentes seguiu a lógica econômica e
política que, na Europa, caracterizava a transição do
feudalismo ao capitalismo. Nas palavras de um ex-diretor
geral da Unesco, “hoje, torna-se evidente que a herança
africana marcou, em maior ou menor grau, dependendo do
lugar, os modos de sentir, pensar, sonhar e agir de certas
nações do hemisfério ocidental. Do sul dos Estados Unidos ao
norte do Brasil, passando pelo Caribe e pela costa do Pacífico,
as contribuições culturais herdadas da África são visíveis por
toda parte; em certos casos, chegam a constituir os
fundamentos essenciais da identidade cultural de alguns
segmentos mais importantes da população".
Tendo por referência inicial as informações contidas no texto
acima e considerando aspectos significativos do ensino de
história, da história da América e de suas identidades, bem
como da história africana e de suas relações com o exterior,
julgue os itens de 81 a 90
Após longo período de esquecimento do significado da presença de vários grupos africanos no Brasil, espera-se que os professores identifiquem práticas sociais que atravessam o cotidiano escolar, mas que nunca estiveram no interior da escola.
Uma explicação para o dinamismo dessa cidade e sua importância histórica no período mencionado era o(a)
África e América foram incorporadas à história ocidental a
partir do expansionismo comercial e marítimo europeu do
início dos tempos modernos. O processo de exploração
colonial desses continentes seguiu a lógica econômica e
política que, na Europa, caracterizava a transição do
feudalismo ao capitalismo. Nas palavras de um ex-diretor
geral da Unesco, “hoje, torna-se evidente que a herança
africana marcou, em maior ou menor grau, dependendo do
lugar, os modos de sentir, pensar, sonhar e agir de certas
nações do hemisfério ocidental. Do sul dos Estados Unidos ao
norte do Brasil, passando pelo Caribe e pela costa do Pacífico,
as contribuições culturais herdadas da África são visíveis por
toda parte; em certos casos, chegam a constituir os
fundamentos essenciais da identidade cultural de alguns
segmentos mais importantes da população".
Tendo por referência inicial as informações contidas no texto
acima e considerando aspectos significativos do ensino de
história, da história da América e de suas identidades, bem
como da história africana e de suas relações com o exterior,
julgue os itens de 81 a 90
Na formação histórica do Brasil, as relações processadas via Atlântico são de tal ordem essenciais que se pode afirmar que “o Brasil também começa na África, e a África se prolonga no Brasil”.
Durante o século XVII a escravidão foi implantada no Brasil. O escravo representou muito mais do que uma mão de obra barata e eficiente: era tido como uma mercadoria passível de ser vendida, alugada ou doada conforme a conveniência dos senhores. Sobre a mão de obra escrava na América portuguesa assinale a alternativa CORRETA:
África e América foram incorporadas à história ocidental a
partir do expansionismo comercial e marítimo europeu do
início dos tempos modernos. O processo de exploração
colonial desses continentes seguiu a lógica econômica e
política que, na Europa, caracterizava a transição do
feudalismo ao capitalismo. Nas palavras de um ex-diretor
geral da Unesco, “hoje, torna-se evidente que a herança
africana marcou, em maior ou menor grau, dependendo do
lugar, os modos de sentir, pensar, sonhar e agir de certas
nações do hemisfério ocidental. Do sul dos Estados Unidos ao
norte do Brasil, passando pelo Caribe e pela costa do Pacífico,
as contribuições culturais herdadas da África são visíveis por
toda parte; em certos casos, chegam a constituir os
fundamentos essenciais da identidade cultural de alguns
segmentos mais importantes da população".
Tendo por referência inicial as informações contidas no texto
acima e considerando aspectos significativos do ensino de
história, da história da América e de suas identidades, bem
como da história africana e de suas relações com o exterior,
julgue os itens de 81 a 90
Um dos graves problemas do ensino de história da África, no Brasil, decorre de uma visão estereotipada, de modo que a recorrente identidade continental – o africano – leva à construção de uma falsa homogeneidade, desconhecendo-se as especificidades das sociedades que habitam o continente.
Alguns dos mais importantes fundamentos da civilização
ocidental foram lançados na Antiguidade Clássica (Grécia e
Roma). Esse legado apresenta-se em múltiplos aspectos,
entre os quais podem ser citados as artes, a filosofia, a política
e o direito. Nos mil anos que se seguem à queda de Roma, a
Europa se ruraliza, a economia mercantil sofre grande refluxo
e verifica-se a ascendência, não apenas religiosa, de uma
instituição centralizada e de extrema capilaridade – a Igreja
Católica. A Baixa Idade Média anuncia profundas
transformações que atingem a culminância no início da Idade
Moderna. Entre os séculos XVI e XVIII, o Ocidente se reinventa
geográfica, política e culturalmente. Em fins do século XVIII, a
partir da Inglaterra, a Revolução Industrial inaugura uma nova
era para uma história crescentemente globalizada.
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os
itens de 71 a 80, relativos à história do mundo ocidental.
A partilha da África, no último quartel do século XIX, determinada pelas potências imperialistas europeias, levou em consideração as especificidades étnicas, religiosas, geográficas e culturais dos povos africanos.
Sobre a questão indígena no Brasil a partir do século XVII, assinale a afirmativa INCORRETA.
Leia atentamente o trecho a seguir:
“Os grupos do Brasil central, desde os princípios da colonização, foram enquadrados na categoria genéricas de tapuias ( os de língua travada, que não falam o tupi – Guarani). Entre eles os Jê – que englobam uma grande parte das etnias nos cerrados do Centro-Oeste brasileiro..."
Considerando o trecho acima e seus conhecimentos sobre as culturas indígenas no Brasil assinale a alternativa correta:
O objetivo do posicionamento do cacique xavante em relação ao sistema religioso externo às tribos era
As convicções religiosas dos escravos eram
entretanto colocadas a duras provas quando de
sua chegada ao Novo Mundo, onde eram batizados
obrigatoriamente “para a salvação de sua alma" e
deviam curvar-se às doutrinas religiosas de seus
mestres. Iemanjá, mãe de numerosos outros orixás,
foi sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, e
Nanã Buruku, a mais idosa das divindades das águas,
foi comparada a Sant'Ana, mãe da Virgem Maria.
VERGER, P. Orixás: deuses iorubás na África e no Novo Mundo. São Paulo: Corrupio, 1981.
O sincretismo religioso no Brasil colônia foi uma estratégia
utilizada pelos negros escravizados para
Considerando as contribuições da cultura indígena
no Brasil, analise os itens abaixo, julgue-os e em
seguida assinale a alternativa correta:
I. A influência cultural indígena na sociedade
brasileira perpassa o hibridismo quanto a
assimilação da língua portuguesa e suas
influências das línguas indígenas. Várias
palavras de origem indígena se encontram em
nosso vocabulário cotidiano, como palavras
ligadas à flora e à fauna (como abacaxi, caju,
mandioca, tatu) e palavras que são utilizadas
como nomes próprios (como o parque do
Ibirapuera, em São Paulo, que significa, “lugar
que já foi mato”, em que “ibira” quer dizer
árvore e “puera” tem o sentido de algo que já
foi. O rio Tietê em São Paulo também é um
nome indígena que significa “rio verdadeiro”)
II. Além da influência indígena na culinária
brasileira, herdamos também a crença nas
práticas populares de cura derivadas das
plantas. Por isso se recorre ao pó de guaraná, ao
boldo, ao óleo de copaíba, à catuaba, à semente
de sucupira, entre outros, para curar alguma
enfermidade.
III. A culinária brasileira herdou vários hábitos e
costumes da cultura indígena, como a utilização
da mandioca e seus derivados (farinha de
mandioca, beiju, polvilho), o costume de se
alimentar com peixes, carne socada no pilão de
madeira (conhecida como paçocA) e pratos
derivados da caça (como picadinho de jacaré e
pato ao tucupi), além do costume de comer
frutas (principalmente o cupuaçu, bacuri,
graviola, caju, açaí e o buriti).
IV. Por volta de 1500, momento da chegada dos
europeus, até os dias atuais, século XXI, a
população indígena diminuiu drasticamente, de
três a cinco milhões de índios para, atualmente,
segundo a FUNAI (Fundação Nacional do
Índio), 358 mil índios.
Os negros nunca aceitaram passivamente a escravidão. Havia muitas formas de revoltas coletiva e individual. Do ponto de vista histórico, os quilombos foram à estratégia de resistência que melhor representou a luta contra a ordem escravocrata. Ao organizarem suas fugas, os negros formaram comunidades no interior das matas conhecidas como quilombos. Sobre fenômeno de constituição dos quilombos no Brasil, pode-se afirmar que:
A imagem retrata uma prática cultural brasileira cuja raiz histórica está associada à