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A Comissão pela verdade e a reconciliação (Truth and reconciliation commission – TRC) conduzida por Desmond Tutu foi criada com o objetivo de reconstruir, de modo circunstanciado o quadro das causas e a natureza da difusão das graves violações dos direitos humanos entre março de 1960 e dezembro de 1993. Oferecia às vitimas a possibilidade de contar os abusos aos quais foram submetidos, garantir a anistia às pessoas que confessassem seus atos abusivos, além de estabelecer medidas de ressarcimento e reabilitação da dignidade humana e civil. A TRC foi instituída por

A economia comercial de Gana atingiu seu auge no século XVIII, dois produtos foram fundamentais para a expansão econômica do Reino de Gana. Esses produtos são:

África e América foram incorporadas à história ocidental a

partir do expansionismo comercial e marítimo europeu do

início dos tempos modernos. O processo de exploração

colonial desses continentes seguiu a lógica econômica e

política que, na Europa, caracterizava a transição do

feudalismo ao capitalismo. Nas palavras de um ex-diretor

geral da Unesco, “hoje, torna-se evidente que a herança

africana marcou, em maior ou menor grau, dependendo do

lugar, os modos de sentir, pensar, sonhar e agir de certas

nações do hemisfério ocidental. Do sul dos Estados Unidos ao

norte do Brasil, passando pelo Caribe e pela costa do Pacífico,

as contribuições culturais herdadas da África são visíveis por

toda parte; em certos casos, chegam a constituir os

fundamentos essenciais da identidade cultural de alguns

segmentos mais importantes da população".

Tendo por referência inicial as informações contidas no texto

acima e considerando aspectos significativos do ensino de

história, da história da América e de suas identidades, bem

como da história africana e de suas relações com o exterior,

julgue os itens de 81 a 90

Após longo período de esquecimento do significado da presença de vários grupos africanos no Brasil, espera-se que os professores identifiquem práticas sociais que atravessam o cotidiano escolar, mas que nunca estiveram no interior da escola.

Uma explicação para o dinamismo dessa cidade e sua importância histórica no período mencionado era o(a)

África e América foram incorporadas à história ocidental a

partir do expansionismo comercial e marítimo europeu do

início dos tempos modernos. O processo de exploração

colonial desses continentes seguiu a lógica econômica e

política que, na Europa, caracterizava a transição do

feudalismo ao capitalismo. Nas palavras de um ex-diretor

geral da Unesco, “hoje, torna-se evidente que a herança

africana marcou, em maior ou menor grau, dependendo do

lugar, os modos de sentir, pensar, sonhar e agir de certas

nações do hemisfério ocidental. Do sul dos Estados Unidos ao

norte do Brasil, passando pelo Caribe e pela costa do Pacífico,

as contribuições culturais herdadas da África são visíveis por

toda parte; em certos casos, chegam a constituir os

fundamentos essenciais da identidade cultural de alguns

segmentos mais importantes da população".

Tendo por referência inicial as informações contidas no texto

acima e considerando aspectos significativos do ensino de

história, da história da América e de suas identidades, bem

como da história africana e de suas relações com o exterior,

julgue os itens de 81 a 90

Na formação histórica do Brasil, as relações processadas via Atlântico são de tal ordem essenciais que se pode afirmar que “o Brasil também começa na África, e a África se prolonga no Brasil”.

Durante o século XVII a escravidão foi implantada no Brasil. O escravo representou muito mais do que uma mão de obra barata e eficiente: era tido como uma mercadoria passível de ser vendida, alugada ou doada conforme a conveniência dos senhores. Sobre a mão de obra escrava na América portuguesa assinale a alternativa CORRETA:

África e América foram incorporadas à história ocidental a

partir do expansionismo comercial e marítimo europeu do

início dos tempos modernos. O processo de exploração

colonial desses continentes seguiu a lógica econômica e

política que, na Europa, caracterizava a transição do

feudalismo ao capitalismo. Nas palavras de um ex-diretor

geral da Unesco, “hoje, torna-se evidente que a herança

africana marcou, em maior ou menor grau, dependendo do

lugar, os modos de sentir, pensar, sonhar e agir de certas

nações do hemisfério ocidental. Do sul dos Estados Unidos ao

norte do Brasil, passando pelo Caribe e pela costa do Pacífico,

as contribuições culturais herdadas da África são visíveis por

toda parte; em certos casos, chegam a constituir os

fundamentos essenciais da identidade cultural de alguns

segmentos mais importantes da população".

Tendo por referência inicial as informações contidas no texto

acima e considerando aspectos significativos do ensino de

história, da história da América e de suas identidades, bem

como da história africana e de suas relações com o exterior,

julgue os itens de 81 a 90

Um dos graves problemas do ensino de história da África, no Brasil, decorre de uma visão estereotipada, de modo que a recorrente identidade continental – o africano – leva à construção de uma falsa homogeneidade, desconhecendo-se as especificidades das sociedades que habitam o continente.

Alguns dos mais importantes fundamentos da civilização

ocidental foram lançados na Antiguidade Clássica (Grécia e

Roma). Esse legado apresenta-se em múltiplos aspectos,

entre os quais podem ser citados as artes, a filosofia, a política

e o direito. Nos mil anos que se seguem à queda de Roma, a

Europa se ruraliza, a economia mercantil sofre grande refluxo

e verifica-se a ascendência, não apenas religiosa, de uma

instituição centralizada e de extrema capilaridade – a Igreja

Católica. A Baixa Idade Média anuncia profundas

transformações que atingem a culminância no início da Idade

Moderna. Entre os séculos XVI e XVIII, o Ocidente se reinventa

geográfica, política e culturalmente. Em fins do século XVIII, a

partir da Inglaterra, a Revolução Industrial inaugura uma nova

era para uma história crescentemente globalizada.

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os

itens de 71 a 80, relativos à história do mundo ocidental.

A partilha da África, no último quartel do século XIX, determinada pelas potências imperialistas europeias, levou em consideração as especificidades étnicas, religiosas, geográficas e culturais dos povos africanos.

Sobre a questão indígena no Brasil a partir do século XVII, assinale a afirmativa INCORRETA.

Leia atentamente o trecho a seguir:

“Os grupos do Brasil central, desde os princípios da colonização, foram enquadrados na categoria genéricas de tapuias ( os de língua travada, que não falam o tupi – Guarani). Entre eles os Jê – que englobam uma grande parte das etnias nos cerrados do Centro-Oeste brasileiro..."

Considerando o trecho acima e seus conhecimentos sobre as culturas indígenas no Brasil assinale a alternativa correta:

O objetivo do posicionamento do cacique xavante em relação ao sistema religioso externo às tribos era

As convicções religiosas dos escravos eram

entretanto colocadas a duras provas quando de

sua chegada ao Novo Mundo, onde eram batizados

obrigatoriamente “para a salvação de sua alma" e

deviam curvar-se às doutrinas religiosas de seus

mestres. Iemanjá, mãe de numerosos outros orixás,

foi sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, e

Nanã Buruku, a mais idosa das divindades das águas,

foi comparada a Sant'Ana, mãe da Virgem Maria.

VERGER, P. Orixás: deuses iorubás na África e no Novo Mundo. São Paulo: Corrupio, 1981.

O sincretismo religioso no Brasil colônia foi uma estratégia

utilizada pelos negros escravizados para

Considerando as contribuições da cultura indígena no Brasil, analise os itens abaixo, julgue-os e em seguida assinale a alternativa correta:
I. A influência cultural indígena na sociedade brasileira perpassa o hibridismo quanto a assimilação da língua portuguesa e suas influências das línguas indígenas. Várias palavras de origem indígena se encontram em nosso vocabulário cotidiano, como palavras ligadas à flora e à fauna (como abacaxi, caju, mandioca, tatu) e palavras que são utilizadas como nomes próprios (como o parque do Ibirapuera, em São Paulo, que significa, “lugar que já foi mato”, em que “ibira” quer dizer árvore e “puera” tem o sentido de algo que já foi. O rio Tietê em São Paulo também é um nome indígena que significa “rio verdadeiro”) II. Além da influência indígena na culinária brasileira, herdamos também a crença nas práticas populares de cura derivadas das plantas. Por isso se recorre ao pó de guaraná, ao boldo, ao óleo de copaíba, à catuaba, à semente de sucupira, entre outros, para curar alguma enfermidade.
III. A culinária brasileira herdou vários hábitos e costumes da cultura indígena, como a utilização da mandioca e seus derivados (farinha de mandioca, beiju, polvilho), o costume de se alimentar com peixes, carne socada no pilão de madeira (conhecida como paçocA) e pratos derivados da caça (como picadinho de jacaré e pato ao tucupi), além do costume de comer frutas (principalmente o cupuaçu, bacuri, graviola, caju, açaí e o buriti).
IV. Por volta de 1500, momento da chegada dos europeus, até os dias atuais, século XXI, a população indígena diminuiu drasticamente, de três a cinco milhões de índios para, atualmente, segundo a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), 358 mil índios.

Os negros nunca aceitaram passivamente a escravidão. Havia muitas formas de revoltas coletiva e individual. Do ponto de vista histórico, os quilombos foram à estratégia de resistência que melhor representou a luta contra a ordem escravocrata. Ao organizarem suas fugas, os negros formaram comunidades no interior das matas conhecidas como quilombos. Sobre fenômeno de constituição dos quilombos no Brasil, pode-se afirmar que:

A imagem retrata uma prática cultural brasileira cuja raiz histórica está associada à

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