No que se refere às características políticas da Primeira República, na lição de Boris Fausto, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - A caracterização política da República do Café apresenta o Estado como articulador de uma integração nacional que, mesmo frágil, manteve certa estabilidade política, almejando a conciliação de interesse diverso.
II – Também conhecida como República dos Coronéis, a primeira República ficou assim conhecida dada o domínio político de coronéis.
III – Os traços comuns que viabilizaram o monopólio político estabeleceram também uma relação de igualdade com a sociedade.
IV – Entre as caracterizações políticas e históricas para o período, dá-se o nome de república oligárquica o poder controlado por pequenos grupos de políticos no Estado.
Na História do Brasil, determinado personagem foi um dos mais importantes críticos da escravidão brasileira. Para ele, a escravidão foi a grande responsável pelo atraso econômico no país. Trata-se do seguinte crítico:
Gomes (2007), relata em sua produção “1808" fatos hilários que culminaram na derrocada do Império Português e na decisão pela vinda da Corte Portuguesa para o Brasil. Sobre esses fatos, assinale V para os verdadeiros e F para os falsos.
( ) Uma das explicações para decadência do Império Português seria a política e a religião, pois Portugal era a nação da Europa mais católica, mais conservadora e anversa as ideias libertárias que produziam revoluções e transformações em outros países.
( ) A força da igreja era enorme e também um fator de decadência do Império Português, isso porque os escrúpulos religiosos, a ciência e a medicina eram atrasadas ou praticamente desconhecidas.
( ) A influência da igreja pode ser constatada na decadência do Império com a morte do herdeiro do trono de Portugal, D. José, por ter contraído varíola e não tendo tomado a vacina, devido a proibição de sua mãe junto aos médicos de aplicá-la.
( ) A vida social pautava-se pelas missas, procissões e outras cerimônias religiosas e o comportamento individual e coletivo era determinado e vigiado pela Igreja Católica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
O retorno de Getúlio Vargas ao poder, em 1951, foi pautado em um novo referencial político: o populismo. Já manifestado nas ações trabalhistas de Getúlio, entre 1930 e 1945, o populismo foi um fenômeno político presente na America Latina no século XX, caracterizado pela manipulação das massas por uma liderança carismática que buscava, através de algumas concessões aos setores menos abastados e quase sempre urbanos, o controle do sistema público.
Símbolo do populismo no Brasil, Getúlio optou pelo PTB como sigla partidária nas eleições de 1950, por:
As classes sociais, pela força da transmissão familiar, vão reproduzir, por sua vez, capitais que serão decisivos na luta de todos contra todos pelos recursos escassos. Quem luta são os indivíduos, mas quem pré-decide as lutas individuais são os pertencimentos diferenciais às classes sociais e seu acesso ou obstáculo típico aos capitais que facilitam a vida. O privilégio de uns e a carência de outros são decididos desde o berço. [...] O mundo moderno ou capitalista cria uma nova hierarquia social que é impessoal e opaca e não pessoal e facilmente visível, como nos tipos de sociedade anteriores a ele. Isso quer dizer que, ao contrário dos poderosos do passado, por exemplo, como os nossos senhores de terra e gente que tudo podia fazer e desfazer, até os homens mais ricos e poderosos de hoje têm que obedecer a regras que eles próprios não podem mudar. Na base da nova hierarquia social moderna, está a luta entre indivíduos e classes sociais pelo acesso a capitais, ou seja, tudo aquilo que funcione como facilitador na competição social de indivíduos e classes por todos os recursos escassos. Como, na verdade, todos os recursos são escassos e não apenas os recursos materiais, como carros, roupas e casas, mas também os imateriais, como prestígio, reconhecimento, respeito, charme ou beleza, toda a nossa vida é pré-decidida pela posse ou ausência desses capitais. (SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017. p. 90)
O trecho acima trata das transformações acerca da classe social no Brasil. Considerando o trecho e a sociedade brasileira no mundo contemporâneo, é CORRETO afirmar:
A Era Vargas (1930‐1945) assinalou profundas transformações no Brasil. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta um dos acontecimentos mais significativos desse período da história republicana brasileira.
Em 1776, as treze colônias inglesas da América do Norte proclamaram sua independência. Era a primeira vez na história que uma colônia conquistava sua emancipação, fato que muito repercutiu nas colônias espanholas e portuguesa da América. Como exemplo dessa influência, no Brasil, um movimento de independência foi tramado em Vila Rica e, descoberto em 1789, exemplarmente punido segundo a lógica metropolitana. Esse movimento, que teve um de seus integrantes condenados à forca, foi a
“A antropofagia foi o conceito mais polêmico que surgiu a partir do movimento modernista de 22. Mais precisa-mente, o termo ganhou permanência alguns anos depois, com a publicação do Manifesto Antropófago, por Oswald de Andrade, em 1928.
[…] O canibalismo serviu de mote para outros movimentos de vanguarda."
(Da Costa, 1998. P. 43)
Os movimentos de vanguarda foram:
I- O concretismo de Augusto e Haroldo de Campos.
II- O Cinema Novo de Glauber Rocha.
III- O “Teatro selvagem" de Lygia Clark.
IV- O tropicalismo de Caetano Veloso.
V- XXIV Bienal de Arte de São Paulo.
Assinale a alternativa correta:
Em um momento de radicalização política, a retórica no discurso do presidente João Goulart, proferido no comicio da Central do Brasil, buscava justificar a necessidade de

A qual meio de comunicação o texto faz referência?

Na charge, contextualizada na crise do Segundo Reinado (Brasil, segunda metade do século XIX), AGOSTINE mostra um indígena, simbolizando a nação, rompendo correntes e chutando a carruagem do Império, lançando ao chão o imperador e seus seguidores. Segundo essa analogia, contribuíram para a queda de D. Pedro II:
Sobre a história do município de Santa Rosa e sua origem, qual a data de fundação do munícipio e quem foi seu primeiro prefeito?
Um elemento que caracterizou, no âmbito da sociedade monárquica, o projeto inovador abordado no texto foi
Considerando as figuras apresentadas, julgue o item seguinte, acerca da diversidade de atores sociais que formaram a sociedade brasileira.
A representação do índio na segunda figura demonstra a incapacidade de agência e de ação política dos indígenas em meio ao processo de extermínio e espoliação que sofreram no decorrer do século XIX, o que é confirmado pela historiografia recente.
No que se refere à produção acadêmica e a renovações teórico-metodológicas na área da historiografia brasileira, julgue o item a seguir.
Assim como outros países, o Brasil tem utilizado recursos informáticos como ferramenta para produção do conhecimento histórico; exemplo disso são os projetos que criam metodologias novas com o uso de tecnologia de georreferenciamento e de bancos de dados.