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“O recurso à conciliação, à busca de soluções de compromisso que evitem o caminho de rupturas radicais fica mais visível quando o olhar é comparativo. Colocando em contraste o Brasil com países como Estados Unidos e Argentina, por exemplo, os resultados instigam à reflexão. No primeiro caso, chama a atenção a maneira como o embate escravidão X abolição foi resolvido nos dois países: com a guerra civil, nos EUA; de maneira lenta e negociada, no Brasil. Com a Argentina há várias possibilidades de comparação, mas podemos enfatizar o período de 1930 a 1970, em que os dois países viram-se às voltas com situação semelhante: conflitos entre esquerda e direita, fragilidade das instituições e partidos, intervenções militares e períodos ditatoriais. Em que pesem as semelhanças, na Argentina houve pouco espaço para compromisso entre os grupos rivais: expurgos dramáticos no serviço público, matanças maciças de parte a parte e golpes sanguinários." (SÁ MOTTA,2009, p. 30-31)

Embora destaque que a “tradição conciliatória" não seja o único traço constitutivo daquilo que se poderia vir a chamar de “cultura política brasileira", uma vez que existiriam outros aspectos que a constituiriam, a exemplo da dissociação entre “cidadania" e “povo", com base nessa suposta “tradição conciliadora", é possível afirmar que

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