Sobre a questão da desigualdade no contexto da
globalização, marque V para verdadeiro ou F para falso e,
em seguida, assinale a alternativa que apresenta a
sequência correta.
( ) Se entendida como um fenômeno que possibilitou a
interação entre dois ou mais modelos culturais
vigentes em diferentes territórios, a chamada
globalização é um fenômeno peculiar aos séculos
XX e XXI.
( ) No que diz respeito ao âmbito da economia, a
globalização nem sempre foi sinônimo de maior
abertura e flexibilidade por parte dos países
envolvidos.
( ) A globalização tem como prioridade a integração
econômica entre os países de diferentes regiões do
planeta e a diminuição da desigualdade entre eles.
O capitalismo, desde a sua existência, tem passado por profundas transformações ao longo do tempo. As mudanças materiais são operadas de forma veloz e tem produzido interferências na vida social e individual daqueles que acompanham o caminhar da modernidade. Hoje vivemos num mundo de incertezas, instabilidades, de rápidas modificações objetivas e subjetivas, vivendo no que Zygmunt Bauman chama de uma modernidade “líquida”. Nessa fase, segundo o autor, a insegurança é a marca dos novos tempo, onde os indivíduos estão envolvidos num palco onde impera o crime organizado, a violência, o terrorismo, o desemprego, a exclusão, a desintegração da solidariedade e a solidão. Pelo menos na parte “desenvolvida” do planeta, segundo o autor, são mudanças que operam de forma interconectadas, criando um ambiente novo e exigindo uma série de desafios. A par dessas informações, analise as assertivas. I. A fase que vivemos atualmente, chamada por Bauman de modernidade “líquida, em que as organizações sociais não podem manter sua forma por muito tempo, as estruturas que limitam as escolhas individuais, como as instituições, não podem servir como referências para as ações humanas, nem para as estratégias existenciais a longo prazo, em razão de sua expectativa de vida curta. II. Na visão de Bauman, em um mundo globalizado e em fase de uma liquidez da vida, um elo é sustentado, as relações entre o poder e a política. Grande parte do poder de agir, antes disponível ao Estado Moderno, agora se afasta na direção de um espaço global. Sendo assim, a política, na visão do autor, essa capacidade de decidir a direção e o objetivo de uma ação, também opera efetivamente na dimensão planetária, sem a permanência local. As instituições políticas, com suas iniciativas e seus empreendimentos, são relevantes para os problemas existenciais dos cidadãos dos Estados–Nações, atraindo cada vez mais a atenção destes. III. Os órgãos do Estado, segundo Bauman, são obrigados a abandonar funções que desempenhavam anteriormente, transferindo as mesmas para as forças do mercado, deixadas para a iniciativa privada e aos cuidados dos indivíduos. A par dessas informações, assinale a opção correta:
Muitos estudiosos enxergam a globalização como processo histórico iniciado no alvorecer do mundo moderno. Nas suas origens, portanto, a globalização NÃO esteve associada:
É preciso retirar as disciplinas científicas de suas torres de marfim e deixá-las impregnar-se da vida cotidiana, sem que isso pressuponha, de forma alguma, renunciar às elaborações teóricas imprescindíveis para o avanço da ciência. (Montserrat Moreno, 1997)
A citação de Moreno apresenta uma reflexão crítica acerca daquilo que é ensinado nos currículos. Ao mesmo tempo, a expressão impregnar-se da vida cotidiana significa a necessidade do ensino incorporar uma dimensão
Os climogramas são representações gráficas que mostram as médias térmicas e pluviométricas que caracterizam o tipo climático de um determinado local.
De acordo com o climograma abaixo, que se refere a um dos tipos climáticos do Brasil, assinale a alternativa correta. 
Considerando-se que o atual processo de globalização é diferente de qualquer outro que tenha acontecido anteriormente e que, com esse processo, pela primeira vez, pode-se falar em uma economia global que inclui todas as nações do mundo, é correto afirmar que, nas últimas duas décadas, o processo de globalização
A cada 80 dias, 20 mil gravatas chegam a uma lojinhado Brás, bairro comercial de São Paulo. É o fim de uma viagem e tanto para elas ― navegam por um mês desde Shengzhou, uma cidade no leste chinês. Mas a parada no Brás não deve demorar. Pelo menos se depender de Márcio, o dono da loja. Ele costuma vender todo o estoque até a chegada da carga seguinte. Márcio não conhece muito de Shengzhou, mas sabe de algo importante: “Lá estão as gravatas mais baratas do mundo. Na Índia, são 15% mais caras. Na Europa, 300%". Superinteressante. Nº 271, nov. 2009. A coesão é uma estratégia espacial adotada pelas indústrias para reduzir o custo de comercialização.
No caso chinês, a interação socio espacial ocorre com diversas partes do mundo, inclusive com São Paulo. De acordo com as informações da reportagem, é possível identificar essa coesão na
Como característica marcante do cenário mundial globalizado, onde os problemas econômicos e sociais se alastram, os países procuram se agrupar para estabelecer objetivos e adotar medidas conjuntas em defesa de interesses comuns.
Sobre os componentes e a caracterização dos principais grupos de países, identificados pela abreviatura "G", assinale a única alternativa INCORRETA:
Os últimos anos do século XX testemunharam grandes
mudanças em toda a face da Terra. O mundo torna-se unificado -
em virtude das novas condições técnicas, bases sólidas para uma
ação humana mundializada. Esta, entretanto, impõe-se à maior parte
da humanidade como uma globalização perversa.
M. Santos. Por uma outra globalização:do pensamento único à consciência
universal. Rio de Janeiro. Ed. Record 2000, p. 37 (com adaptações).
O gráfico a seguir apresenta a evolução, no Brasil, de quatro
indicadores de desenvolvimento econômico no período de 1951 a
2003.
Com base no texto e no gráfico apresentados, julgue item a seguir.
Em decorrência do processo de globalização, concretiza-se o cenário de indiferença com o desenvolvimento local, visto que, para enfrentar o mercado global, altamente competitivo, as identidades e as diferenças regionais perdem seu significado e são suprimidas.
Na perspectiva teórica acima, o autor considera que estamos diante de um meio geográfico que representa a produção de algo novo, ao privilegiar a interação entre
A globalização e a revolução técnico-científica caracterizam o mundo contemporâneo, na nova ordem mundial.
Com relação a esses fenômenos e ao cenário global podemos assinalar que:
I. A crise econômica de 2008 que abateu sobre o sistema financeiro mundial, principalmente, nas grandes potências, coloca em evidência as críticas que questionam a globalização, no sentido de mostrar a necessidade de reestruturação de organismos internacionais e reverter as políticas neoliberais.
II. A revolução técnico-científica tem contribuído para gerar mais riquezas, aumentar o lucro das empresas do setor e por conseqüência aumentar a oferta de empregos principalmente, entre os países subdesenvolvidos.
III. Com a globalização e a revolução técnico-científica surge o que chamamos de Nova Economia que veio alterar profundamente o mundo dos negócios e o mercado de trabalho. A Nova Economia reúne as empresas de computadores, a Internet, a telefonia e é a principal responsável pelo processo de internacionalização dos mercados, uma vez que forneceu as facilidades tecnológicas para que isso ocorresse.
IV. Com as inovações tecnológicas e os altos investimentos no setor estes recursos se ampliam e se multiplicam possibilitando o acesso à informação a todas as pessoas, indistintamente no cenário mundial globalizado.
Estão corretas as proposições:
Considere o papel da técnica no desenvolvimento da constituição de sociedades e três invenções tecnológicas que marcaram
esse processo: invenção do arco e flecha nas civilizações primitivas, locomotiva nas civilizações do século XIX e televisão nas
civilizações modernas.
A respeito dessas invenções são feitas as seguintes afirmações:
I. A primeira ampliou a capacidade de ação dos braços, provocando mudanças na forma de organização social e na
utilização de fontes de alimentação.
II. A segunda tornou mais eficiente o sistema de transporte, ampliando possibilidades de locomoção e provocando
mudanças na visão de espaço e de tempo.
III. A terceira possibilitou um novo tipo de lazer que, envolvendo apenas participação passiva do ser humano, não provocou
mudanças na sua forma de conceber o mundo.
Está correto o que se afirma em:
Um jornalista publicou um texto do qual estão transcritos trechos
do primeiro e do último parágrafos:
" "Mamãezinha, minhas mãozinhas vão crescer de novo?' Jamais
esquecerei a cena que vi, na TV francesa, de uma menina da
Costa do Marfim falando com a enfermeira que trocava os
curativos de seus dois cotos de braços. (...) ".
. ......................................................................................................
"Como manter a paz num planeta onde boa parte da humanidade
não tem acesso às necessidade básicas mais elementares? (...)
Como reduzir o abismo entre o camponês afegão, a criança
faminta do Sudão, o Severino da cesta básica e o corretor de
Wall Street? Como explicar ao menino de Bagdá que morre por
falta de remédios, bloqueados pelo Ocidente, que o mal se
abateu sobre Manhattan? Como dizer aos chechenos que o que
aconteceu nos Estados Unidos é um absurdo? Vejam Grozny, a
capital da Chechênia, arrasada pelos russos. Alguém se
incomodou com os sofrimentos e as milhares de vítimas civis,
inocentes, desse massacre? Ou como explicar à menina da
Costa do Marfim o sentido da palavra "civilização' quando ela
descobrir que suas mãos não crescerão jamais? ".
UTZERI, Fritz. Jornal do Brasil, 17/09/2001
Apresentam-se, abaixo, algumas afirmações também retiradas
do mesmo texto. Aquela que explicita uma resposta do autor
para as perguntas feitas no trecho citado é: