A Teoria Clássica da Administração caracteriza-se por seu enfoque prescritivo e normativo. Assim, o princípio da Administração que determina que cada superior não pode ter mais que um certo número de subordinados é o da:
O planejamento que cobre cada uma das tarefas, de maneira detalhada e feito a curto prazo, preocupando-se com "o que fazer" e com o "como fazer" as atividades cotidianas da organização é conhecido como:
Conceitos oriundos da iniciativa privada passaram a ser adotados pela administração pública; entre eles, o que está relacionado com o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços é o conceito de:
Os estilos de liderança determinam o tipo de relação dos líderes com os grupos, dependendo da diversidade da situação e das diversas forças que afetam a conduta dos liderados. Nas alternativas abaixo, assinale àquela que corresponde aos estilos de liderança apresentados a seguir:
I. É aquela em que as decisões são tomadas unicamente pelo líder, sem a participação da equipe.
II. É aquela que praticamente não conta com a participação do líder.
III. É aquela em que o líder participa e estimula na equipe os comportamentos desejados, mas a equipe possui relativa autonomia para, com apoio do líder, decidir.
No programa de qualidade total, a técnica que preconiza a redução de níveis hierárquicos com o objetivo de reduzir as operações ao essencial do negócio é denominada de
É correto afirmar que o planejamento operacional
A qualidade vem sendo conceituada como um importante valor em todas as áreas estudadas. Para que a qualidade possa ser mensurada, faz-se necessária a elaboração de indicadores que consigam traduzir numericamente a qualidade.
Acerca desse assunto, é correto afirmar que indicadores são
A engenharia simultânea diminuiu os prazos de desenvolvimento dos produtos ao assumir, para a realização em paralelo, várias atividades que eram feitas em série. Essa mudança aumentou o nível de risco de cada projeto, o que forçou a gestão de projetos a recuar em práticas tais como, a existência de gerente de projeto de elevado nível na hierarquia, a documentação exorbitante e a autoridade do gerente de projeto instituída. Essas práticas caracterizam a seguinte abordagem de gerenciamento de projetos:
No que se refere às características básicas das organizações formais modernas e ao processo organizacional, julgue o item seguinte.
Uma das vantagens da departamentalização funcional é que ela fortalece a cooperação interdepartamental, diminuindo barreiras entre os departamentos devido à ênfase nas especialidades.
Quanto à gestão de processos, à gestão da qualidade e à gestão de projetos, julgue o próximo item.
Na implantação de um programa de qualidade total, há a mudança no enfoque do controle das pessoas, que tende a ser centralizador e mais rígido.
Julgue o item seguinte, relativo a princípios básicos de administração.
A função do controle relaciona-se diretamente com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas que compõem a organização.
Em relação a trabalho em equipe, julgue os itens a seguir. I Compreender, respeitar e saber gerenciar as diferenças são deveres do gestor que se preocupa em reter talentos em sua equipe de trabalho. II A base fundamental do trabalho de cada gerente está na equipe. Ela constitui sua unidade de ação, sua ferramenta de trabalho. Com ela, o gerente alcança metas, supera objetivos e oferece resultados. III Montar e manter a equipe bem estruturada deve ser prioridade nas organizações. No entanto, somente oferecer uma boa remuneração pode não atrair e reter um bom profissional. É preciso preocupar‐se também com outros fatores, como: as perspectivas de carreira; a imagem da organização na sociedade ou no mercado; os benefícios oferecidos pela organização aos colaboradores e seus familiares; entre outros benefícios. Assinale a alternativa correta.
Com os processos de iniciação e planejamento cumpridos, o projeto entra nos processos de execução; nesse momento, todos os recursos são empregados para que os objetivos sejam alcançados como planejado. O que inclui o grupo de processos de execução na gestão de projetos?
Quanto aos tipos de organização, julgue o próximo item.
A organização linear toma por base a existência de linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinados, resultando em um formato piramidal.
Quanto aos tipos de organização, julgue o próximo item.
A organização funcional é caracterizada por uma ênfase na especialização, em que cada órgão contribui com sua especialidade para a organização, sem diluição da unidade de comando.