Acerca da cultura e do clima organizacional, assinale a opção correta.
O planejamento estratégico é um processo organizacional compreensivo de adaptação por meio da aprovação, tomada de decisão e avaliação. O planejamento operacional é focalizado para o curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operações individualmente. Apesar de serem heterogêneos e diversificados, os planos operacionais podem ser classificados em quatro tipos: procedimentos, orçamentos, programas e regulamentos.
O tipo de programa que se destaca por um sistema lógico composto por cinco elementos principais, facilitando a detecção de desvios e fornecendo orientações para ajustar toda a rede de atividades ainda não realizadas, é o(a):
Uma determinada autarquia federal publicou recentemente seu plano estratégico e se apresenta como tendo a finalidade máxima de “Viabilizar soluções de infraestrutura da qualidade que adicionem confiança, qualidade e competitividade aos produtos e serviços disponibilizados pelas organizações brasileiras, em prol da prosperidade econômica e bem-estar da nossa sociedade”.
A apresentação da autarquia sustenta-se no conceito de
Uma organização tem a responsabilidade de definir critérios através dos quais escolherá seus futuros líderes e gestores, uma vez que a existência de critérios formais assegura à organização que a pessoa indicada terá as condições técnicas e comportamentais para exercer seu papel. Nesse contexto, considere que uma organização definiu que as pessoas indicadas para assumir posições de liderança deveriam apresentar as seguintes características:
(I) ser reconhecidas por seus pares como uma referência em seu trabalho;
(II) respeitar os indivíduos, aceitando a diversidade e estimulando o desenvolvimento dos outros;
(III) preocupar-se em obter os resultados desejados dentro dos valores e do comportamento exigido pela organização.
Com base nessas três características do perfil de liderança que a organização deseja, os critérios a serem utilizados para
a escolha das futuras lideranças pertencem, respectivamente, às seguintes categorias:
Os modelos de gestão de desempenho destinados a implementar uma estratégia devem ser capazes de traduzi-la para todos os níveis da instituição em que será implementada, tornando tal instituição capaz de atuar efetiva e conscientemente em prol da realização dos objetivos definidos.
Considerando esse contexto, uma organização pública construiu seu mapa estratégico, que tinha como função
Em relação à matriz SWOT, julgue os itens subsequentes.
Apesar de amplamente difundida, a matriz SWOT fornece insights pouco valiosos para o processo de tomada de decisão estratégica, visto que é altamente imprecisa e limitada.
Em relação ao equilíbrio organizacional e à liderança, julgue os próximos itens.
Em tese, a liderança é uma habilidade que pode ser aprendida, portanto o líder deve desenvolver a habilidade de impor sua vontade unilateralmente, já que a autoridade decorre de sua posição de gestão, cabendo ao subordinado aceitá-la diante da impossibilidade de modificar essa relação.
A respeito do dimensionamento, do provimento e da movimentação da força de trabalho, julgue os itens a seguir.
Alocação de pessoal ou agendamento consiste no processo de construção de agendas e escalas para a força de trabalho, considerando-se as demandas organizacionais do órgão.
Julgue os itens a seguir, acerca dos planejamentos estratégico, tático e operacional.
As decisões estratégicas têm, geralmente, alcance temporal prolongado e elevado grau de impacto; por sua vez, o planejamento tático está mais voltado aos meios para alcançar os objetivos especificados.
Apesar de inúmeros benefícios que um planejamento estratégico dinâmico, participativo e inteligente pode trazer para as organizações, alguns cuidados devem ser observados para evitar desgastes e diminuir os riscos de insucesso desse tipo de planejamento.
Dentre esses cuidados, é imprescindível que a(o)
No que se refere à comunicação empresarial, julgue os itens a seguir.
I Um único veículo de comunicação institucional tecnologicamente avançado basta para atingir todas as pessoas que a empresa deseja alcançar.
II Newsletter é um tipo de comunicação empresarial interna.
III A escolha dos formatos e veículos de comunicação institucional deve levar em consideração os objetivos, os públicos, os recursos disponíveis, a cultura organizacional e a evolução dos processos de comunicação na empresa.
Assinale a opção correta.
Assinale a opção que apresenta a dimensão da estratégia competitiva que se caracteriza pela intensidade com que a organização procura desenvolver a identificação de sua marca diretamente com o consumidor final, principalmente mediante o apoio aos canais de distribuição na venda de seus produtos ou serviços.
O desenvolvimento do cronograma de um projeto requer inferir as durações de suas atividades, em função da projeção da quantidade de esforço de trabalho requerida para concluí-las e da quantidade de recursos disponíveis estimados para completá-las. Essas estimativas são usadas para um cálculo aproximado do número de períodos de trabalho necessário para executar por completo atividades, usando os calendários de projeto e de recursos apropriados.
A Estimativa Paramétrica, uma das técnicas que pode ser utilizada no apoio do desenvolvimento do cronograma de um projeto, consiste em
Acerca de estratégia empresarial, julgue os itens seguintes.
I Estratégia empresarial diz respeito ao padrão de decisões quedetermina e revela os objetivos, propósitos ou metas de uma empresa.
II A estratégia empresarial abrange a produção das principais políticas e planos para atingir as metas definidas pela empresa.
III A estratégia empresarial envolve a definição da escala de negócios em que a empresa deve envolver- se.
Assinale a opção correta.
Duas empresas que utilizam sistemas de informações gerenciais (SIG), uma varejista e a outra fabricante de calçados e
roupas, empregam as estratégias descritas a seguir.
• A empresa varejista utiliza SIG para o registro da venda de cada item e, periodicamente, o computador central coleta os pedidos de todas as lojas aos fornecedores, de modo que não haja gasto excessivo com a manutenção de grandes estoques de mercadoria em centros de distribuição, em um sistema de reposição contínuo.
• A empresa fabricante de calçados e roupas utiliza SIG para a criação de produtos e serviços personalizados que se ajustem a especificações precisas de seus clientes, de modo que estes possam escolher o modelo, cores, materiais e até mesmo logotipo personalizado em seu produto.
Na situação hipotética apresentada, segundo o modelo das forças competitivas de Porter, as referidas empresas estão utilizando SIG nas estratégias genéricas, respectivamente, de