Partindo do conceito de Gestão Participativa assinale as alternativas em V para verdadeiro e F para falso e em seguida marque o item que representa sua análise. ( ) A gestão escolar participativa é fundamental para melhorar a qualidade pedagógica do processo educacional das escolas e garantir ao currículo escolar maior sentido de realidade e atualidade. ( ) A participação dos professores é processo dificultado pela atividade solitária do desenvolvimento das atividades pedagógicas, que intervêm no fazer desta categoria e causam confusão no entendimento do que seja participação. ( ) Aos gestores cabe a tarefa de criar um ambiente estimulador da participação, promovendo um clima de confiança, estabelecendo demanda de trabalho centrado em ideias e desenvolvendo a prática de assumir responsabilidades em conjunto. ( ) A teoria das relações humanas ou modelo afetivo, estabelece que os ganhos de produtividade são resultado da identificação do funcionário com o seu gestor, de tal forma que a melhoria se relaciona com a liderança. ( ) A teoria administrativa ou modelo cognitivo propõe que a participação aumenta a produtividade a disponibilizar, para a tomada de decisões, estratégias e informações mais qualificadas.

Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os
próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.
A análise pessoal tem como objetivo precípuo a identificação do nível de desempenho individual de tarefas e de habilidades exigidas no trabalho, com a finalidade de orientar ações de aperfeiçoamento funcional.
Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os
itens subsequentes.
O estabelecimento da missão da instituição constitui ação de planejamento de nível estratégico, e a elaboração dos objetivos departamentais, de nível operacional.
Em relação ao assunto a seguir, indique a opção incorreta. O planejamento na área da educação se dá em diversos níveis; no entanto, historicamente, cabe ao professor dar concretude a planejamentos educacionais que são elaborados de forma descendente. De acordo com Romão e Padilha (2004), surgiu em 1989 a ideia de Planejamento Socializado Ascendente que traz como possibilidade a construção de políticas públicas educacionais de forma ascendente, para o que se faz necessário:
Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista
e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.
Sob as referidas influências, instituiu-se a dualidade estrutural, com base na qual se definem os diferentes tipos de escola, a partir da classe social de origem do educando e do papel a ela destinado na divisão social e técnica do trabalho.