Acerca da gestão do conhecimento, julgue o seguinte item.
Comunidades de prática estimulam o aprendizado coletivo entre membros das equipes de trabalho que compõem a estrutura formal das organizações; se o foco recair sobre as redes de trabalho que vão além desta estrutura formal, o portal do conhecimento é a prática apropriada.
Analisando-se a espiral do conhecimento organizacional de um administrador de determinada empresa, constata-se que ele
Considerando que, com a iminente aposentadoria de grande parcela dos servidores de determinado órgão público e a consequente perda de conhecimentos organizacionais estrategicamente imprescindíveis, o setor competente tenha decidido pela implantação de uma política de gestão do conhecimento, julgue o item a seguir.
O setor responsável pela implantação da referida política deverá optar por forças tarefas e pela hierarquia organizacional para a exploração e transferência e para a aquisição e acumulação dos conhecimentos tácitos dos servidores, respectivamente.
Acerca da gestão do conhecimento, julgue o seguinte item.
A mensuração do conhecimento organizacional pode ser efetuada a partir da perspectiva do capital humano, dos clientes e da organização. Ilustram medidas dessas dimensões, respectivamente, os custos de treinamento por colaborador, o índice de satisfação do cliente e o tempo médio de resposta para atender à solicitação dos clientes.
Para melhorar seu processo decisório, as organizações criam sistemas específicos de busca, coleta, armazenamento, classificação e tratamento de informações importantes e relevantes para o seu funcionamento. Tais sistemas são geralmente denominados Sistemas de Informação Gerencial (S.I.G). A seguir, temos os 4 tipos de estrutura por meio da qual uma S.I.G pode se apresentar. Marque a opção CORRETA.
É relevante para o gestor o conhecimento das diferenças entre coaching e mentoring, presentes em boa parte da literatura sobre o assunto.
Em relação a esses conceitos, assinale a afirmativa correta.
Considerando que, com a iminente aposentadoria de grande parcela dos servidores de determinado órgão público e a consequente perda de conhecimentos organizacionais estrategicamente imprescindíveis, o setor competente tenha decidido pela implantação de uma política de gestão do conhecimento, julgue o item a seguir.
A fim de promover a captura, o compartilhamento e a aquisição do conhecimento, a política de gestão do conhecimento do órgão poderá dispor, respectivamente, das práticas de data mining, wikis e treinamentos baseados em tecnologia web.
A respeito de gestão de pessoas nas organizações, julgue o item a seguir.
Contribuindo para o sucesso organizacional, a gestão do conhecimento e o conhecimento organizacional constituem, ambos, abordagens prescritivas acerca da estruturação e do gerenciamento do conhecimento em organizações.
A perspectiva macroeconômica atual tem trazido tensões para o ambiente corporativo, tais como: o tempo de permanência dos trabalhadores nas organizações alongou-se; a expectativa de vida da população aumentou; os ganhos percebidos nas aposentadorias no Brasil não sustentam as necessidades, levando as pessoas a trabalhar por mais tempo; as novas gerações profissionais apresentam uma expectativa de crescimento acelerado de carreira, a despeito da experiência que o tempo de prática pode trazer na construção de competências necessárias. Com base nisso, o modelo adequado para manter a experiência profissional dos mais velhos, ao mesmo tempo em que se preserva o ambiente de trabalho de conflitos geracionais com os mais novos, seria
Considerando que, com a iminente aposentadoria de grande parcela dos servidores de determinado órgão público e a consequente perda de conhecimentos organizacionais estrategicamente imprescindíveis, o setor competente tenha decidido pela implantação de uma política de gestão do conhecimento, julgue o item a seguir.
Para a efetiva implantação da política no órgão, um conjunto de práticas de gestão do conhecimento deverá ser estabelecido para cada um dos seguintes fatores críticos: humano, organizacional, tecnológico e gerencial.
Deslocar-se, movimentar-se nos vários contextos empresariais, conhecer as diversas realidades, disponibilizar competências e colaborar para o atingimento da meta são atitudes que ajudam a “tocar” na sensibilidade e motivação das pessoas. Trata-se de uma descrição de influência na atuação profissional da inteligência
O processo de gerar novo conhecimento transformando conhecimento tácito em outro conhecimento tácito denomina-se
Com base nas razões que os setores público e privado têm em
comum para implementar a Gestão do Conhecimento – GC, a
organização Delta decidiu implementá-la.
Dentre essas razões encontra(m)-se:
O mundo da educação está em transição e tem se tornado mais
flexível. Educação Aberta, Educação Continuada, Educação ao
Longo da Vida são conceitos que passaram a fazer parte da área
no século XX. O novo cenário da área de educação contempla
uma filosofia que facilita estudos privados individuais e ao
mesmo tempo o conceito de educação aberta, embora sejam
esferas distintas. São características dos estudos privados nesse
novo cenário:
A tecnologia, em muitos momentos, foi responsável pelo surgimento de novas formas de acesso ao conhecimento, por meio do rádio, da televisão e mais recentemente da internet. Considerando que as novas tecnologias de informação e de comunicação em educação podem ser úteis em diversos aspectos da educação corporativa, um analista de Educação Corporativa de uma multinacional realizou o desenho de um projeto de sistema que permitia substanciais alterações no gerenciamento da universidade corporativa de sua empresa. Considerando a finalidade dos softwares de suporte à educação, a proposta desse analista pode ser considerada: