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Sobre a gestão de documentos, analise as assertivas a seguir.

I. O Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) é um dos recursos fundamentais utilizados por uma instituição, a fim de garantir a eficiência na gestão de seu acervo documental.

II. Além de ter como principal vantagem a economia de tempo, o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) proporciona o aumento da segurança dos documentos, minimiza perdas e facilita o acesso e o compartilhamento das informações.

III. A tabela de temporalidade é um instrumento auxiliar na gestão de documentos, que determina prazos e condições de guarda, de acordo com o que a legislação determina.

IV. A gestão de documentos é dividida em três fases básicas, a saber: produção de documentos; utilização de documentos; e, destinação de documentos.

Está correto o que se afirma em

A legislação brasileira reconhece a gestão de documentos de arquivo como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elemento de prova e informação. Acerca da arquivologia, julgue os itens que se seguem.

A implementação de programas de gestão de documentos pode ser constatada verificando-se se o órgão aplica planos ou códigos de classificação e tabelas de temporalidade e possui política arquivística institucional

A teoria das três idades dos arquivos faz referência às três fases básicas da gestão de documentos a produção, a ̶ utilização e a destinação. Em relação aos arquivos correntes e intermediários, ou de primeira e de segunda idades, assinale a alternativa incorreta.

Quanto às fases da gestão documental, assinale a alternativa correta.

Acerca da gestão arquivística de documentos, julgue:

O prazo de guarda dos documentos nos arquivos correntes é estimado em anos.

Acerca da gestão arquivística de documentos, julgue:

O processo de avaliação determina os prazos de guarda e a destinação final dos documentos.

Acerca da gestão arquivística de documentos, julgue:

Todo documento é registrado no setor de protocolo, independentemente de serem ostensivos, sigilosos ou
particulares.

Examine as funções abaixo:

I - Garantir a preservação de documentos e informações importantes.
II - Otimizar o processo de busca por informações
III - Evitar acúmulo desnecessário de dados digitais ou em papel.
IV – Organizar dados e informações de forma eficiente.

A alternativa que traz, de forma CORRETA e COMPLETA, todas as funções pertinentes a um programa de arquivologia é:

“Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente ou intermediária,
visando sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”. (Artigo 3o Lei no 8.159/91).

Assinale a alternativa de que trata o texto.

Analise as afirmativas abaixo:

  1. Ao enviar um envelope recomenda-se o preenchimento da etiqueta com a utilização de letras de forma, de maneira a contribuir para a legibilidade das informações de endereço.
  2. No que se refere a endereçamento de encomendas, os telefones do remetente e do destinatário são obrigatórios.
  3. O rastreamento para objetos postados no Brasil com código iniciado por “R” e “C” não é garantido fora do território brasileiro.
  4. O rastreamento de correspondências pode ser acessado diretamente no site dos correios com o número do código de registro.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Programas de documentação e organização de arquivos que são bem implantados trazem diversos benefícios a uma organização pública, sendo essenciais para as mesmas. Todas as alternativas abaixo trazem alguns destes benefícios, com EXCEÇÃO da alternativa:

Gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos nas fases corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente (Lei de Arquivos nº 8.159/1991).

Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Acerca da importância da implementação dos programas de gestão de documentos, assinale a alternativa incorreta.

Na gestão de documentos, a elaboração e criação de documentos ocorre na fase de:

Acerca da gestão arquivística de documentos, julgue:

A classificação dos documentos de arquivo deve levar em conta a espécie documental.

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