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Julgue os itens a seguir, relativos a qualidade de vida no trabalho.


A qualidade de vida no trabalho consiste em aproveitar as habilidades mais refinadas dos trabalhadores, buscando assim um ajustamento entre tecnologia, tarefas e empregados.

Para facilitar o trabalho de orientação e seleção profissional, utiliza-se a "teoria das inteligências múltiplas de Garner". Segundo tal teoria, as pessoas podem ter nove tipos de inteligência, com certas habilidades específicas. Sobre a teoria das inteligências múltiplas, assinale a alternativa incorreta.

A respeito das tendências em gestão de pessoas no setor público,
julgue os itens que se seguem.

De maneira similar ao que ocorre na iniciativa privada, tem sido observado, no setor público, o pagamento de prêmios por desempenho motivado pelo alcance de metas contratadas.

As variáveis organizacionais relacionadas à previsão de desempenho de empregados de uma organização incluem

Com referência à gestão de pessoas nas organizações, julgue os
itens a seguir.

O desempenho humano, resultado da motivação e das competências para a realização do trabalho, está relacionado à inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais.

Ao oferecer feedback, uma das armadilhas a serem evitadas é o que chamamos de contrastar. Contrastar é

O conjunto de ferramentas capazes de promover o contínuo aperfeiçoamento dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores da empresa é denominado de gestão por competências. Alguns dos seus subsistemas são:

I. mapeamento do perfil de competências.

II. mapeamento e mensuração por competências de cargos e funções.

III. seleção por competências.

IV. avaliação por competências.

Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que

O aumento dos níveis de competitividade tem induzido as empresas a encontrarem ferramentas de gestão para a melhoria dos seus fatores competitivos, adotando novas abordagens para o incremento da qualidade e o aumento da produtividade dos seus processos.

Nesse movimento, o processo de gestão do desempenho tem um papel estratégico para a excelência organizacional.

Em relação à gestão de desempenho, observa-se que

As condições de trabalho, de forma geral, exercem influência no desempenho, sendo possível prevê-la, já que o suporte oferecido pela organização é percebido e avaliado pelo indivíduo na relação de reciprocidade entre ambos.

Para que seja factível utilizar indicadores de desempenho no processo de avaliação de um órgão público é imprescindível, em primeiro lugar,

Roberto Padilha é proprietário da empresa Max Pinturas em
Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de
Recife/PE. Em 2010, 12 dos 98 pintores deixaram a Max em
busca de salários maiores na concorrência. Cada vez que um
deles saía, era preciso recrutar e treinar do zero novos
profissionais. Padilha começou a reagir para evitar que a falta
de gente interrompesse a trajetória de crescimento da
empresa. Ele solicitou aos seus gerentes uma avaliação da
produtividade de cada funcionário e a usou como base para
esboçar um plano de carreiras para seu pessoal. No caso dos
pintores, ele criou três níveis hierárquicos, concedendo
aumentos de até 25% aos mais produtivos.
(Falta gente na sua empresa? Revista PME Exame. Abril/2011,
adaptado
)

A avaliação da produtividade de funcionários baseia-se na capacidade de produzir mais

Uma equipe de trabalho pode atingir alto nível de desempenho em termos de produtividade e qualidade, desde que seus membros sintam satisfação com suas tarefas, com seus objetivos e com as relações interpessoais. Como, então, fomentar cada vez mais o crescimento de uma equipe de trabalho?

A avaliação quantitativa de desempenho é a mais fidedigna entre os tipos de avaliação, pois sustenta-se em técnicas de coleta de dados padronizados e na análise desses dados com base em estatísticas descritivas e inferenciais.

A melhor avaliação de desempenho é aquela realizada pelo próprio indivíduo, pois somente ele sabe quais comportamentos exibiu no dia a dia do trabalho.

Um processo de gestão do desempenho deve abranger cinco fases:

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