Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 117 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

No contexto da temática transversal “Ética”, ao Professor que deseja desenvolver a temática transversal “Diálogo” com os alunos dos primeiros e segundo ciclos do Ensino Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries sinalizam que o mesmo deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

O papel do pedagogo pode ser pensado a partir de três compromissos fundamentais na educação escolar: o compromisso de ser gestor do currículo escolar; o compromisso de ser educador junto aos professores e o compromisso de ser pesquisador como decorrência do seu papel de gestor e de educador. Para cada um destes compromissos, temos saberes associados ações a serem elaborados pelos coordenadores no cotidiano de sua profissão, dentre eles:

No cenário da temática acima, podemos considerar princípios da formação dos profissionais da educação:

I. O compromisso com um projeto social, político e ético que contribua para a consolidação de uma nação soberana, democrática, justa, inclusiva e que promova a emancipação dos indivíduos e dos grupos sociais.

II. O compromisso dos profissionais e das instituições com o aprendizado dos estudantes na idade certa, como forma de redução das desigualdades educacionais e sociais.

III. O diagnóstico e a identificação das necessidades de formação inicial e continuada de profissionais da educação e da capacidade de atendimento das instituições envolvidas, de acordo com o Planejamento Estratégico Nacional.

IV. A definição de ações, com revisões anuais, a serem desenvolvidas para o atendimento das necessidades de formação inicial e continuada, nas diferentes etapas e modalidades de ensino.

V. A valorização dos profissionais da educação, traduzida em políticas permanentes de estímulo à profissionalização, à progressão na carreira, à melhoria das condições de remuneração e à garantia de condições dignas de trabalho.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

É importante considerar certos fatores que contribuem para o desenvolvimento geral do ensino, sendo a interação e cooperação entre professores e alunos algo que determina objetivamente na qualidade do ensino, mas para isso devem estar pautados em valores:

Conforme as concepções de treinamento institucional, as técnicas de treinamento mais adequadas na transmissão de informações e quando o objetivo é mudar atitudes e comportamentos são as técnicas de treinamento:

Leia abaixo as várias metáforas que são construídas com relação ao trabalho do coordenador pedagógico, segundo Lima e Santos (2007).

A ação efetiva do coordenador pedagógico com sua equipe escolar é de extrema importância para o bom trabalho, para a melhoria do fazer pedagógico da sala de aula.

Analise as ações do coordenador pedagógico.

I. Fiscaliza a entrada e a saída de alunos garantindo a segurança de todos.

II. Valoriza o trabalho individual em detrimento do trabalho coletivo.

III. Articula e atua como mediador da formação continuada dos professores.

IV. Mobiliza os diferentes saberes dos profissionais que atuam na escola para levar os alunos ao aprendizado.

Estão corretas apenas

Em se tratando de ética para exercício da profissão de interprete, analise as afirmativas.

I. O intérprete deve ser uma pessoa de alto caráter moral, honesto, consciente, confidente e de equilíbrio emocional. Ele guardará informações confidenciais e não poderá trair confidencias, as quais foram confiadas a ele.

II. O intérprete deve manter uma atitude imparcial durante o transcurso da interpretação, evitando interferências e opiniões próprias, a menos que seja requerido pelo grupo a fazê-lo.

III. O intérprete deve interpretar fielmente e com o melhor da sua habilidade, sempre transmitindo o pensamento, a intenção e o espírito do palestrante. Ele deve lembrar dos limites de sua função e não ir além da sua responsabilidade.

IV. Intérprete deve adotar uma conduta adequada de se vestir, sem adereços, mantendo a dignidade da profissão e não chamando atenção indevida sobre si mesmo, durante o exercício da função.

V. O intérprete deve considerar os diversos níveis da Língua Brasileira de Sinais bem como da Língua Portuguesa.

É correto o que se afirma em:

“O trabalho docente, sendo uma atividade intencional e planejada, requer estruturação e organização, a fim de que sejam atingidos os objetivos de ensino.” (LIBÂNEO, 2012, p. 197). Sobre a estruturação didática da aula, é INCORRETO.

O professor do quarto ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental recebe um aluno novo em sua turma e percebe que diferentemente dos demais alunos, este aluno não está alfabetizado. Qual é a atitude CORRETA que este professor deve tomar:

A educação profissional técnica de nível médio poderá ser oferecida das seguintes formas:

Marque a opção que melhor completa o texto abaixo. Paulo Freire afirma que cada educando, seja ele criança, jovem ou adulto traz sua história, suas preferências e sua essência, portanto, cabe ao professor, como imperativo ético da profissão _______.

Questões relacionadas à ética se apresentam corriqueiramente no ambiente escolar pelo fato de confrontarem valores e princípios de diferentes origens. Acerca do papel do professor nas relações éticas, assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa que NÃO se refere ao trabalho pedagógico exercido pelo professor:

Para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos fundamentais é importante que o professor de Educação Infantil organize situações em que a matemática seja priorizada. Leia as assertivas:

I- O professor deve propor situações em que a criança faça uso de conceitos do seu cotidiano relacionando conceitos abordados (casas que passa para chegar até na escola, número de meninos e de meninas da sala, altura de todos) dentre outras possibilidades.

II- O professor deve garantir a utilização de materiais concretos (tampinhas, gravetos, grampos, palitos, grãos) enfim, materiais que possam subsidiar o cálculo, a contagem, a representação gráfica e a assimilação dos conceitos.

III- O professor deve propor situações em que o cálculo seja compreendido pelos alunos, de forma abstrata e individualizada, pois cada aluno aprende ao seu tempo e seu modo.

IV- O professor deve garantir estratégias variadas, interativas, coletivas e lúdicas, pois é neste processo que os conceitos irão sendo assimilados e aprofundados.

Assinale somente a alternativa que possui a resposta INCORRETA:

Art. 3º - Para fins de denominação e nomenclatura, considera-se: I. Emprego ou Função do Magistério: o conjunto de atribuições e responsabilidades conferidas ao profissional do magistério. II. Função de confiança: é o conjunto de atribuições que excedam às atividades normais dos empregos definidos nesta lei, ocupados exclusivamente por servidores efetivos, que possuam as habilitações necessárias, cuja designação será feita por ato do Chefe do Legislativo. III. Servidor Público: toda pessoa física que presta serviços à Administração Pública, observando o regime de trabalho estatutário. IV. Carreira do Magistério: é o conjunto de empregos permanentes de provimento efetivo ou funções do quadro do magistério, escalonados segundo o nível de complexidade e o grau de responsabilidade. V. Salário Base: a retribuição monetária correspondente a referência fixada em lei paga mensalmente ao servidor público pelo exercício de emprego público. De acordo com a Lei nº 4.111/2011, que dispõe sobre o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal de Bariri, e dá outras providências, está correto o que se afirma em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282