Substituir o professor que faltou, organizar e agendar os horários de uso da biblioteca, ajudar os funcionários da secretaria na época da matrícula, controlar a entrada e a saída dos alunos e ainda conversar com os pais daquele garoto que vive brigando com os colegas. Várias demandas vão parar nas mãos dos coordenadores pedagógicos, que têm um papel mediador, sugerindo parcerias e provocando o diálogo. O resultado é que, assoberbados com múltiplas tarefas, muitos acabam não dando conta de sua função prioritária na escola que é a(o):
Quanto às características de um professor Bilíngue, Davies apud Quadros, descreve três aspectos básicos, o primeiro, o professor deve enfatizar a importância de a criança surda dominar a língua de sinais e língua portuguesa em sua modalidade escrita, o segundo, o professor deve conhecer fluentemente as duas línguas e o terceiro, que o professor deve respeitar as duas línguas e considerar as diferenças de cada língua_ Para que o trabalho bilíngue seja de qualidade é necessário preparação e, conforme Libanêo afirma: a formação do professor é um processo:
Os novos desafios da sociedade contemporânea e das mudanças sociais constantes impõem a função do docente uma postura:
Assinale a alternativa que indica uma atribuição comum ao Professor, ao Educador e ao Coordenador Pedagó-gico:
Como um instrumento orientador da organização das atividades cotidianas das instituições de Educação infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais apontam um conjunto de princípios que devem orientar o trabalho nessas instituições, são eles: Princípios éticos, políticos e estéticos. Cada princípio possui formas de operacionalização. Analise associando as colunas:
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de associação, de cima pra baixo:
As responsabilidades e atribuições do Coordenador Pedagógico frente ao Projeto Político-Pedagógico - PPP são definidas no Anexo III da Lei Complementar N. 662/2007. Em razão disso, cabe ao Orientador Pedagógico:
Na escola, a psicopedagoga poderá contribuir no esclarecimento de dificuldades de aprendizagem que não têm como causa apenas deficiências do aluno. As consequências de problemas escolares podem ser derivadas de, EXCETO:
Use as letras V e F para indicar a veracidade ou a falsidade das afirmações a seguir sobre o papel do professor e/ou dos adultos no desenvolvimento das crianças que frequentam a Educação Infantil. Após, marque a alternativa com a sequência correta das letras, de cima para baixo. ( ) Quando as crianças são muito pequenas, até os 2 anos de idade, os adultos têm um papel determinante na definição das experiências que elas devem ter e dos conteúdos a serem construídos. ( ) O professor tem um papel secundário na investigação dos processos de significação das crianças, tanto quanto na escolha de atividades promotoras de desenvolvimento. ( ) O professor deve se responsabilizar por criar bons contextos de mediação entre as crianças, seu entorno social e os vários elementos da cultura.
Analise as afirmativas a seguir em torno da proposição dada, indicando-as como verdadeiras “V", ou falsas “F".
No Ensino Fundamental de 9 (anos) a organização do trabalho pedagógico deve levar em conta:
( ) A mobilidade e a flexibilização dos tempos e espaços escolares.
( ) As articulações no interior do Ensino Fundamental, e deste com as etapas que o antecedem e o sucedem na Educação Básica, pois são elementos fundamentais para o bom desempenho dos estudantes e a continuidade dos seus estudos.
( ) A diversidade nos agrupamentos de alunos, as diversas linguagens artísticas, a diversidade de materiais, os variados suportes literários, as atividades que mobilizem o raciocínio, as atitudes investigativas.
( ) A articulação entre a escola e a comunidade e o acesso aos espaços de expressão cultural.
A sequência correta das letras, de cima para baixo, é a da alternativa:
Acerca da competência ética na prática docente, julgue o item seguinte.
A ética profissional docente está desvinculada do domínio de conteúdos a serem ensinados.
A presença do pedagogo na escola é útil, porque ele possui um repertório de conhecimentos (das Ciências da Educação) que pode ajudar a equipe da escola no cumprimento da sua função. No processo de ensino-aprendizagem, esses conhecimentos precisam estar articulados aos objetivos:
A conclusão de um processo de treinamento passa pela elaboração de um documento que deve conter todas as informações a respeito do processo, desde as razões que o provocaram até os resultados obtidos. O documento adequado a essa finalização do processo de treinamento é:
No que diz respeito à formação profissional do professor para trabalhar com o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino, Xavier (2002) considera que:
Qual das alternativas abaixo é incorreta em relação aos temas transversais:
A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos:
1- a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho.
2- ênfase nas práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço.
3- o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.
Está correto apenas o que se afirma em: