Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 117 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Substituir o professor que faltou, organizar e agendar os horários de uso da biblioteca, ajudar os funcionários da secretaria na época da matrícula, controlar a entrada e a saída dos alunos e ainda conversar com os pais daquele garoto que vive brigando com os colegas. Várias demandas vão parar nas mãos dos coordenadores pedagógicos, que têm um papel mediador, sugerindo parcerias e provocando o diálogo. O resultado é que, assoberbados com múltiplas tarefas, muitos acabam não dando conta de sua função prioritária na escola que é a(o):

Quanto às características de um professor Bilíngue, Davies apud Quadros, descreve três aspectos básicos, o primeiro, o professor deve enfatizar a importância de a criança surda dominar a língua de sinais e língua portuguesa em sua modalidade escrita, o segundo, o professor deve conhecer fluentemente as duas línguas e o terceiro, que o professor deve respeitar as duas línguas e considerar as diferenças de cada língua_ Para que o trabalho bilíngue seja de qualidade é necessário preparação e, conforme Libanêo afirma: a formação do professor é um processo:

Os novos desafios da sociedade contemporânea e das mudanças sociais constantes impõem a função do docente uma postura:

Assinale a alternativa que indica uma atribuição comum ao Professor, ao Educador e ao Coordenador Pedagó-gico:

Como um instrumento orientador da organização das atividades cotidianas das instituições de Educação infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais apontam um conjunto de princípios que devem orientar o trabalho nessas instituições, são eles: Princípios éticos, políticos e estéticos. Cada princípio possui formas de operacionalização. Analise associando as colunas:

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de associação, de cima pra baixo:

As responsabilidades e atribuições do Coordenador Pedagógico frente ao Projeto Político-Pedagógico - PPP são definidas no Anexo III da Lei Complementar N. 662/2007. Em razão disso, cabe ao Orientador Pedagógico:

Na escola, a psicopedagoga poderá contribuir no esclarecimento de dificuldades de aprendizagem que não têm como causa apenas deficiências do aluno. As consequências de problemas escolares podem ser derivadas de, EXCETO:

Use as letras V e F para indicar a veracidade ou a falsidade das afirmações a seguir sobre o papel do professor e/ou dos adultos no desenvolvimento das crianças que frequentam a Educação Infantil. Após, marque a alternativa com a sequência correta das letras, de cima para baixo. ( ) Quando as crianças são muito pequenas, até os 2 anos de idade, os adultos têm um papel determinante na definição das experiências que elas devem ter e dos conteúdos a serem construídos. ( ) O professor tem um papel secundário na investigação dos processos de significação das crianças, tanto quanto na escolha de atividades promotoras de desenvolvimento. ( ) O professor deve se responsabilizar por criar bons contextos de mediação entre as crianças, seu entorno social e os vários elementos da cultura.

Analise as afirmativas a seguir em torno da proposição dada, indicando-as como verdadeiras “V", ou falsas “F".

No Ensino Fundamental de 9 (anos) a organização do trabalho pedagógico deve levar em conta:

( ) A mobilidade e a flexibilização dos tempos e espaços escolares.

( ) As articulações no interior do Ensino Fundamental, e deste com as etapas que o antecedem e o sucedem na Educação Básica, pois são elementos fundamentais para o bom desempenho dos estudantes e a continuidade dos seus estudos.

( ) A diversidade nos agrupamentos de alunos, as diversas linguagens artísticas, a diversidade de materiais, os variados suportes literários, as atividades que mobilizem o raciocínio, as atitudes investigativas.

( ) A articulação entre a escola e a comunidade e o acesso aos espaços de expressão cultural.

A sequência correta das letras, de cima para baixo, é a da alternativa:

Acerca da competência ética na prática docente, julgue o item seguinte.

A ética profissional docente está desvinculada do domínio de conteúdos a serem ensinados.

A presença do pedagogo na escola é útil, porque ele possui um repertório de conhecimentos (das Ciências da Educação) que pode ajudar a equipe da escola no cumprimento da sua função. No processo de ensino-aprendizagem, esses conhecimentos precisam estar articulados aos objetivos:

A conclusão de um processo de treinamento passa pela elaboração de um documento que deve conter todas as informações a respeito do processo, desde as razões que o provocaram até os resultados obtidos. O documento adequado a essa finalização do processo de treinamento é:

No que diz respeito à formação profissional do professor para trabalhar com o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino, Xavier (2002) considera que:


Qual das alternativas abaixo é incorreta em relação aos temas transversais:

A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos:

1- a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho.

2- ênfase nas práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço.

3- o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.

Está correto apenas o que se afirma em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282