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São dadas as proposições p, q, r e s, que podem ser verdadeiras ou falsas. A análise lógica de uma sentença matemática envolvendo tais proposições implica na construção de uma tabela verdade que possui:

Considere a proposição: “O contingente de policiais aumenta ou o índice de criminalidade irá aumentar.”. Nesse caso, a quantidade de linhas da tabela verdade é igual a

Sejam P1, P2 e C duas premissas e a conclusão, respectivamente, julgue o item.

O argumento P1 ∧ P2 → C a seguir é uma tautologia.

P1: Nem estudou, nem passou;

P2: Estudou ou passou;

C: Estudou se, e somente se, passou.

Considerando N como o conjunto dos números naturais, Z como o conjunto dos números inteiros, Q como o conjunto dos números racionais, R como o conjunto dos números reais e XC como o complementar do conjunto X, julgue o item acerca dos conjuntos numéricos, de suas operações, propriedades e aplicações, das operações com conjuntos e da compreensão das estruturas lógicas e dos respectivos diagramas.

É correto afirmar que o diagrama a seguir representa corretamente a afirmação: “Se não é um número real, então não é um número natural".


As proposições P1, P2, P3 e C, que integram o argumento CB1A5-II, são compostas por diversas proposições simples, e o argumento CB1A5-II pode ser escrito, na forma simbólica, como P1∧P2∧P3→C. Dessa forma, na tabela-verdade do argumento CB1A5-II, a quantidade mínima de linhas que precisam ser preenchidas para se determinar a validade ou invalidade do argumento é igual a

Considerando N como o conjunto dos números naturais, Z como o conjunto dos números inteiros, Q como o conjunto dos números racionais, R como o conjunto dos números reais e XC como o complementar do conjunto X, julgue o item acerca dos conjuntos numéricos, de suas operações, propriedades e aplicações, das operações com conjuntos e da compreensão das estruturas lógicas e dos respectivos diagramas.

O valor‐verdade da expressão lógica (-3 ∈ N) → (π ∈ R) ^ (√3 ∈ Q) é V.

Considerando as proposições P1: “Ou é par, ou é ímpar", P2: “É par se, e somente se, não é ímpar" e C: “Não é ímpar", julgue o item quanto à compreensão das estruturas lógicas e à lógica da argumentação.

As proposições P1 e P2 são contraditórias.

No que se refere à estrutura lógica, julgue o item.

O valor‐verdade da expressão lógica (2 > 3) ↔ (1 < 0) → (3 ≠ 4) é F.

O inspetor de uma escola percebeu uma porta quebrada e identificou, pelas imagens do sistema de segurança, que foi pelo menos um dentre 4 alunos o responsável pelo dano. Ele sabe que:

− se Gustavo não teve participação, então Henrique teve;

− entre Henrique e Igor, exatamente um teve participação;

− João teve participação se, e somente se, Igor teve participação.

Para não prejudicar seus amigos, João, falando a verdade, assumiu ter participação, o que permite concluir que todos os responsáveis pelo dano foram

No que segue, ~, ˅, ˄ e → representam os conectivos lógicos negação, disjunção, conjunção e condicional, respectivamente.
Qual das alternativas abaixo corresponde aos itens omissos da última coluna da tabela abaixo (de cima para baixo), onde V
representa a Verdade e F a Falsidade?

Considere verdadeiras as afirmações a seguir:

I. Carlos é professor ou Marilda é redatora.

II. Se Daniela é médica, então Lucas não é engenheiro.

III. Se Marilda não é redatora, então Henrique é arquiteto.

IV. Se Carlos é professor, então Lucas é engenheiro.

V. Marilda tem cinco anos e ainda não sabe ler.

A partir dessas afirmações é correto concluir que

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