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O prefixo que inicia o vocábulo destacado em “O tom é de autoajuda.” (1o parágrafo) também está presente, e com o mesmo sentido, na palavra

A forma verbal “complexificaria” aparece sublinhada de vermelho no corretor de texto, o que mostra que não é uma palavra dicionarizada; isso significa que essa palavra:

Santinho
(Luiz Fernando Veríssimo)


Me lembro com clareza de todas as minhas professoras,
mas me lembro de uma em particular. Ela se chamava Dona
Ilka. Curioso: por que escrevi “Dona Ilka” e não Ilka? Talvez
por medo de que ela se materializasse aqui ao meu lado e
exigisse o “Dona”, onde se viu tratar professora pelo primeiro
nome, menino? No meu tempo ainda não se usava o “tia”.
Elas podiam ser boas e até maternais, mas decididamente
não eram nossas tias. A Dona Ilka não era maternal. Era uma
mulher pequena com um perfl de passarinho. Um pequeno
passarinho loiro. E uma fera.
Eu era aluno “bem-comportado”. Era um vagabundo, não
aprendia nada, vivia distraído. Mas comportamento, 10. Por
isto até hoje faço verdadeiras faxinas na memória, procurando
embaixo de tudo e em todos os nichos a razão de ter sido, um
dia, castigado pela Dona Ilka. Alguma eu devo ter feito, mas
não consigo lembrar o quê. O fato é que fui posto de castigo.
Que consistia em fcar de pé num canto da sala de aula, com
a cara virada para a parede. (Isto tudo, já dá pra ver, foi mais
ou menos lá pela Idade Média.) Mas o que eu nunca esqueci
foi a Dona Ilka ter me chamado de “santinho do pau oco”.
Ser bem-comportado em aula não era uma decisão
minha nem era nada de que me orgulhasse. Era só o meu
temperamento. Mas a frase terrível da Dona Ilka sugeria que
a minha boa conduta era uma simulação. Eu era um falso. Um
santo falsifcado! Depois disso, pelo resto da vida, não foram
poucas as vezes em que um passarinho imaginário com perfl
de professora pousou no meu ombro e me chamou de fngido.
Os santinhos do pau oco passam a vida se questionando.
Já outra professora quase destruiu para sempre qualquer
pretensão minha à originalidade literária. Era para fazer uma
redação em aula sobre a ociosidade, e eu não tinha a menor
ideia do que era ociosidade. Se a palavra fora mencionada
em aula tinha certamente sido num dos meus períodos de
devaneio, em que o corpo fcava ali, mas a mente ia passear.
E então, me achando formidável, fz uma redação inteira sobre
um aluno que precisa fazer uma redação sobre a ociosidade
sem saber o que é isso, sua agonia e fnalmente sua decisão
de fazer uma redação sobre um aluno que precisa fazer uma
redação sobre a ociosidade, etc. a professora chamou a
atenção de toda a classe para a minha redação. Eu era um
exemplo de quem acha que com esperteza pode-se deixar
de estudar e por isto estava ganhando um zero exemplar. Só
faltou me chamar de original do pau oco.
Enfm, sobrevivi. No ginásio, todos os professores eram
homens, mas não me lembro de nenhuma marca que algum
deles tenha deixado. As relações com as nossas pseudomães,
no primário, eram mais profundas. As duas histórias que eu
contei não têm nenhuma importância. Mas olha as cicatrizes.

 

O sufixo “-inho”, presente no título, cumpre papel expressivo denotando um sentido:

Analise as afirmativas abaixo:

I- “Inato" e “indefinível" são vocábulos com prefixos de sentido negativo.

II- Em “tudo isso é cultura", sublinhado no texto, o pronome “isso" retoma todo o parágrafo.

III- “Perene" na frase “mas é a única obra perene do homem" tem o significado, dentro do contexto, de “duradoura".

É correto o que se afirma em:

Leia o texto a seguir.

Analise as afirmações a seguir:

I- a palavra que preenche corretamente a lacuna do título é “por quê".

II- a lacuna existente na linha 4 deve ser preenchida por “a".

III- A divisão silábica da palavra apneia é “ap-nei-a".

IV- encontram-se dígrafos nas seguintes palavras: mundial, qualidade, promoção, estilo.

V- “lamentável" e “competitividade" são derivadas por sufixação.

VI- “interrompidos" possui 12 fonemas.

É CORRETO o que se afirma em

“[A exposição] incentivava a pedofilia e desrespeitava símbolos sacros" (O Globo, 26/08/2018).

O termo pedofilia é definido no dicionário Houaiss (p. 1457) como “perversão de indivíduo adulto que se sente atraído por crianças", em que se destaca o significado do radical grego filia: “atração".

O vocábulo abaixo, formado com o radical filia, que mostra seu significado corretamente é:

Assinale V, se verdadeiros, ou F, se falsos sobre elementos mórficos de palavras do texto.

( ) indispensável, indivíduo e informação contêm prefixos.

( ) necessariamente tem sufixo formador de advérbio; já confiável tem sufixo formador de adjetivo.

( ) controla tem radical e vogal temática, mas não tem desinência número-pessoal nem modo-temporal.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

O sufixo "-inho", presente no título, cumpre papel expressivo denotando um sentido:

Releia o trecho a seguir.

“Isso faz parte da tentativa de embranquecimento da população brasileira [...]"

A palavra destacada foi formada pelo processo de

Em relação à palavra desacelere, retirada do texto, é correto dizer que:

I. O radical é representado por –aceler.

II. É formada pelo processo de parassíntese.

III. –des representa um prefixo, que indica ação contrária, negação.

Quais estão INCORRETAS?

Temos o radical da palavra corretamente expresso apenas em:

O elemento mórfico destacado está corretamente classificado somente no item:

A palavra abaixo que NÃO segue o mesmo processo de formação que as demais é:

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