Leia o enunciado a seguir e preencha as lacunas com uma das opções dadas abaixo:
A_____________________, a(o) ______________________, a(os)___________________e a _____________________, são consideradas ciências fundamentais para o processo de preparação, análise e tomada de decisão.
A Pesquisa Operacional (PO) faz uso dessas quatro ciências
A direção de uma empresa de serviços de vigilância, considerando uma série de ações a serem executadas no próximo mês, preparou uma matriz que distribui as ações por importância e urgência de forma a identificar prioridades.
A partir da matriz apresentada, qual ação deve ser a prioridade número um?
Em uma tentativa de descrever o que os executivos principais efetivamente fazem, foi realizada uma série de observações das atividades cotidianas de gerentes de alto nível. Constatou–se que as atividades desses eram voltadas a relacionamentos interpessoais (papéis interpessoais), à transferência de informações (papéis informativos) e à tomada de decisão (papéis decisórios). Assim sendo, é correto afirmar que, considerando os vários papéis
As organizações atuais trabalham através de ações de cooperação e competição com outras empresas. A estratégia organizacional constitui o mecanismo através do qual a organização interage com seu contexto ambiental. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
ROI – Retorno sobre investimento – é a relação entre o
dinheiro ganho ou perdido através de um investimento.
Existem três formulações de taxa de retorno.
I. O retorno efetivo, que serve como medida de avaliação
do desempenho de um investimento.
II. O retorno previsto, que serve como medida ante o
desempenho de um investimento.
III. O retorno exigido é o que permite determinar o valor de
um investimento.
Das afirmações acima:
A principal contribuição da abordagem sistêmica ao Comportamento Organizacional é o conceito de organização como um sistema
As organizações possuem estruturas formais e informais. Dadas as afirmativas seguintes, I. A estrutura formal é representada pelo organograma. II. A comunicação na estrutura formal é feita por meio de linhas existentes no organograma. III. A estrutura linear é um tipo de estrutura formal baseada na organização dos antigos exércitos. IV. Enquanto a organização formal limita-se aos assuntos específicos da empresa, a informal amplia-se a todos os interesses comuns das partes envolvidas. V. A organização informal estimula a comunicação ativa, dinâmica e efetiva. verifica-se que estão corretas
Para selecionar fornecedores, as empresas utilizam diversos critérios, dentre os quais destaca-se a preocupação com a capacidade que tanto o fornecedor como o cliente devem possuir, de se ajustarem rapidamente às demandas e mudanças do mercado. Esse critério está relacionado à:
Com base no modelo de alinhamento estratégio de Henderson e Venkatraman, relacione a coluna 1 com a coluna 2.
Coluna 1:
(I) Estratégia de Negócios.
(II) Estratégia de TI.
(III) Infraestrutura e Processos Organizacionais.
(IV) Infraestrutura e Processos de TI.
(V) Alinhamento Estratégico.
Coluna 2:
(A) Processos / Habilidades / Arquitetura.
(B) Competências Distintivas / Gestão dos Negócios / Escopo dos Negócios.
(C) Atualmente Bidirecional / Transforma a estratégia do negócio em estratégias e ações de TI.
(D) Competências Sistêmicas / Escopo da Tecnologia / Gestão da TI.
(E) Processos / Habilidades / Infraestrutura Administrativa.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Indicador de desempenho estratégico que mede o grau de satisfação, o valor agregado e os impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos no contexto em geral:
Planejamento é o processo de determinar os objetivos organizacionais, como atingi-los e é hierarquizado a partir das perspectivas:
O modelo das Cinco Forças de Porter foi criado por Michael Porter em 1979 e tem por objetivo a análise da competição entre empresas. O modelo considera cinco fatores importantes, as chamadas forças competitivas, que devem ser estudadas para o desenvolvimento de uma estratégia empresarial eficiente. Segundo o modelo, as forças competitivas que atuam sobre uma empresa são: poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos clientes/consumidores, ameaça de novos entrantes no mercado, ameaça de produtos e serviços substitutos e