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    • e

Ainda com base no Decreto n.º 5.626/2005, julgue os itens

subsecutivos, acerca da formação e da atuação do profissional

intérprete de LIBRAS.

Conforme o referido decreto, a atuação do profissional tradutor

e intérprete de LIBRAS nas instituições de ensino restringe-se

ao âmbito das salas de aula, sendo meio para viabilizar o

acesso dos alunos aos conhecimentos e conteúdos curriculares,

em todas as atividades didático-pedagógicas.

Diversidade, desigualdade e diferença são questões que fazem parte do léxico de discursos que circulam no campo da produção das atuais políticas educacionais. Em relação aos pressupostos da educação que levam em conta esses conceitos, é correto afirmar:

Quando se discute que o paradigma da inclusão não é específico para alunos com deficiência, apresentando um resgate histórico do igual direito de todos à educação de qualidade, são feitas objeções no entendimento deste conceito.
Parece que já está condicionada a ideia de que a inclusão é para alunos da educação especial passarem das classes e escolas especiais para as turmas do ensino regular. Este raciocínio, muitas vezes,

O movimento da inclusão social vem defendendo, simultaneamente, o direito à igualdade e à diferença, pois o desenvolvimento humano dá–se em função das trocas entre parceiros sociais, por meio de processos de interação e mediação. O homem não se constrói na ausência do outro. Nessa perspectiva, no caso das pessoas com deficiência, interessa

Com relação às políticas inclusivas, analise as afirmativas a seguir.

I. Têm como objetivo combater toda e qualquer forma de

exclusão que impeça o acesso a maior igualdade de

oportunidade e condições.

II. Corrigem as fragilidades de uma universalidade focalizada em

todo e cada indivíduo e que, em uma sociedade de classes,

apresenta graus consideráveis de desigualdade.

III. São estratégicas para focalizar grupos socialmente

vulneráveis.

Assinale:

Os pais, diante da superdotação, devem atuar paralelamente e em integração com a escola, estando mais atentos à amplitude e à extensão do processo educativo. Para que isso ocorra, é conveniente que os pais:

I. Participemapenas das reuniões escolares.

II. Se interessem por artigos e publicações sobre superdotação.

III. Façam regularmente passeatas para mobilizar a opinião pública.

IV. Procurem organizar grupos de debates e trocas de experiências que tratam da questão.

V. Se aproximem de profissionais de Educação e tentem juntos, levantar dados e subsídios mais adequados a cada situação.

Qual das nomenclaturas a seguir é adotada para designar pessoas que apresentem mais de uma deficiência?

É correto afirmar que os programas ou projetos de inclusão social

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