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Analise essa citação, sobre a educação e inclusão social: “O sistema educacional, deve ter uma mudança estrutural no ensino regular, cujo objetivo é fazer com que a escola se torne inclusiva, um espaço democrático e competente para trabalhar com todos os educandos, sem distinção de raça, classe, gênero ou características pessoais”. (BRASIL, 2001, p. 40). Baseando-se no princípio de que a diversidade deve não só ser aceita, mas também:

Alguns fenômenos em línguas oral-auditivas também são encontrados em línguas de sinais. Um desses fenômenos é a alomorfia em Libras, que ocorre quando

A configuração de mão em “S” pode representar vários classificadores na língua de sinais, dentre eles, a representação icônica de

Sobre surdez e o sujeito surdo, analise as afirmativas a seguir. I. Os sujeitos surdos não diferenciam uns dos outros pelo grau de surdez. II. A surdez é vista como uma deficiência de acordo com o viés cultural. III. O surdo, quando não é obrigado a olhar-se como ouvinte, se enquadra nos moldes ouvintistas. IV. O tipo de surdez pode ser condutiva, neurossensorial ou mista. Assinale

“Haveria uma falha na organização gramatical da língua de sinais, que seria derivada das línguas de sinais, sendo um pidgin sem estrutura própria, subordinado e inferior às línguas orais” (Quadros e Karnopp, 2004) A respeito da informação acima, considere que foram produzidas as avaliações a seguir. I. É verdade. As línguas de sinais dependem completamente das línguas orais e não conseguem dar vazão às emoções e aos sentimentos. II. É mito. As línguas de sinais atendem todos os critérios linguísticos de uma língua genuína, no léxico, na sintaxe e na capacidade de gerar infinitas sentenças. III. É verdade. As línguas de sinais são línguas artificiais, não possuem estrutura própria e por isso se tornam totalmente dependente das línguas orais. IV. É mito. As línguas de sinais são completamente independentes das línguas faladas e não possuem uma gramática própria. Assinale

Assinale a alternativa que contenha, respectivamente, verbos simples, verbos direcionais, verbos locativos, verbos manuais e verbos classificadores.

Analisando as relações entre gestão escolar e a educação inclusiva, relacione as colunas abaixo.

  1. Declaração Universal dos Direitos Humanos
  2. Declaração Mundial sobre Educação para Todos
  3. Declaração de Salamanca
  4. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

( ) Estabelece que a educação especial deve ser oferecida no ensino regular para os alunos com necessidades educacionais especiais, sendo necessária a reorganização social para atendimento das pessoas com igualdade, quanto às mais complexas e diversas diferenças, físicas ou cognitivas.

( ) A proposta de universalização do ensino com qualidade e redução da desigualdade, tornam-se fatores seminais à educação: o combate da discriminação, o comprometimento com os excluídos, a satisfação das necessidades básicas de aprendizagem das pessoas com deficiência e a garantia do acesso ao sistema educativo regular.

( ) A educação é um direito de todos; deve ser gratuita; o ensino fundamental (elementar) obrigatório; o ensino técnico e profissional generalizado e o ensino superior aberto a todos em plena igualdade.

( ) Reafirma o compromisso com a educação para todos e reconhece a necessidade de alterações nos sistemas de ensino e nas escolas para que a educação inclusiva se efetive.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é

Sobre a Escola Inclusiva, assinale a alternativa INCORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora com estrutura gramatical própria.

II. A avaliação deve acontecer contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.

Marque a alternativa CORRETA:

As Unidades Escolares de Ensino Regular devem oferecer vagas e matricular todos os alunos, organizando-se para o atendimento com equidade aos educandos com necessidades educacionais especiais e assegurar-lhes condições necessárias para a permanência e aprendizagem (Brasil Escola; Portal Educação). A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I. A escola inclusiva com equidade é um desafio que implica rever alguns aspectos, que envolvem desde o setor administrativo até o pedagógico.

II. A política de inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino consiste apenas na permanência física desses alunos junto aos demais educandos.

III. Dentro da política de inclusão se faz necessário rever concepções e paradigmas, bem como desenvolver o potencial dessas pessoas, respeitando suas diferenças e atendendo suas necessidades.

Assinale a alternativa correta.

A inclusão é uma inovação que implica um esforço de
modernização e de reestruturação das condições atuais
da maioria de nossas escolas (especialmente as de nível
básico). De acordo com Machado (2009), é correto afirmar
que a autora defende que, em uma escola inclusiva,
no processo de escolarização inclusivo,

De acordo com Maria Teresa Egler Mantoan, em Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer?, o ponto de partida para ensinar a turma toda, sem diferenciar o ensino de um aluno ou grupo de alunos, é

O ensino de língua que enfatiza tão somente a gramática teórico-normativa (conceituar, classificar, para, sobretudo, entender e seguir as prescrições, em relação à concordância, à regência, à acentuação, à pontuação, ao uso ortográfico) e cujo o eixo da progressão curricular e dos manuais didáticos são os itens gramaticais, revela um ensino da língua que caracteriza-se por fundamentar-se na concepção de linguagem como

A respeito da perspectiva bilíngue utilizada para melhorar a acessibilidade e promover educação inclusiva de qualidade, assinale a alternativa incorreta.

O sinal de “VERDADE” na língua de sinais tem na sua composição morfológica um aspecto importante para sua formação. Estamos tratando de

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