A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com:
A diferença entre a língua oral e a língua de sinais está na modalidade de articulação, sendo que na primeira a modalidade praticada é oral-auditiva, pronunciada oralmente e, na segunda, apresenta-se visual-espacial, representada por sinais. Nesse sentido, nas duas línguas encontram-se presentes itens lexicais e todo aparato linguístico necessário para a efetivação da comunicação entre seus usuários. A Libras, tanto quanto as outras línguas apresentam estrutura e regras gramaticais próprias. A sintaxe da Libras é composta pela seguinte ordem básica, respectivamente:
É certo que a introdução da disciplina Língua de Sinais, nas escolas para surdos, é muito importante, pois a Língua de Sinais é uma marca de identidade dos surdos e um meio para desenvolver seu pensamento e seu conhecimento de mundo. Mas o problema é, como dizem Reichert et alii, a prática pedagógica da escola, especificamente no que tange à disciplina de Língua de Sinais para surdos, carece uma reflexão numa perspectiva:
Conforme Quadros, o bilinguismo para surdos atravessa a fronteira linguística e inclui também o desenvolvimento da pessoa surda dentro da escola e fora dela, em uma perspectiva:
A Convenção da Guatemala, internalizada à Constituição Brasileira pelo Decreto n° 3.956/2001, no seu artigo 1º define deficiência como ''uma restrição física, mental ou sensorial, de natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social". Essa definição ratifica a de deficiência, que passa a ser compreendida como:
A respeito da escola comum diante da deficiência mental assinale verdadeiro ou falso:
( ) A deficiência mental desafia a escola comum no seu objetivo de ensinar, de levar o aluno a aprender o conteúdo curricular, construindo o conhecimento. O aluno com essa deficiência tem uma maneira própria de lidar com o saber, que não corresponde ao que a escola preconiza.
( ) O aluno com deficiência mental tem dificuldade de construir conhecimento como os demais e de demonstrar a sua capacidade cognitiva, principalmente nas escolas que mantêm um modelo conservador de ensino e uma gestão autoritária e centralizador.
( ) A avaliação dos alunos com deficiência mental visa ao conhecimento de seus avanços no entendimento dos conteúdos curriculares durante o ano letivo de trabalho, seja ele organizado por série ou ciclos. O mesmo vale para os outros alunos da sua turma, para que não sejam feridos os princípios da inclusão escolar.
Assinale a alternativa CORRETA.
Em relação ao Decreto Federal n. 5626/05, são denominadas escolas ou classes de educação bilíngue aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam ___________________ utilizadas no de-senvolvimento de todo o processo educativo. Preencha a lacuna:
Sobre o processo de aquisição da língua de sinais como segunda língua L2, o que diferencia fundamentalmente um adulto de uma criança é:
O projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do AEE prevendo na sua organização, exceto:
Segundo os Princípios Gerais do Código de Ética do Tradutor e Intérprete de Libras, assinale a afirmativa incorreta.
É um princípio norteador das Políticas Públicas Inclusivas de educação:
De acordo com o decreto 7611, de 17 de novembro de 2011, o atendimento educacional especializado (AEE) é compreendido como o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucio-nal e continuamente”. São objetivos do AEE:
A Deficiência Visual é classificada em Baixa Visão (BV) e Cegueira. Com relação à escolarização de estudantes com baixa visão, é correto afirmar que:
A respeito da Educação Especial no Brasil, é correto afirmar: I- A Educação Especial é uma modalidade de ensino transversal a todas as etapas e outras modalidades, como parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar. II- Os sistemas de ensino devem matricular todos os estudantes com deficiência, transtornos globais do de-senvolvimento e altas habilidades/superdotação, cabendo às escolas organizar-se para seu atendimento, garantindo as condições para uma educação de qualidade para todos, devendo considerar suas necessida-des educacionais específicas, pautando-se em princípios éticos, políticos e estéticos. III- As pessoas com deficiência podem ter acesso ao ensino fundamental inclusivo, de qualidade e gratuito, e ao ensino médio, considerando as possibilidades de acessibilidade e adaptação do espaço físico. IV- As pessoas com deficiência devem receber o apoio necessário, no âmbito do sistema educacional geral, com vistas a facilitar sua efetiva educação. Assinale a alternativa correta:
Os cuidados com os alunos com deficiência devem ser considerados e os recursos tecnológicos cumprem papel fundamental na inclusão dos mesmos. Neste escopo, o monitor de informática deve: