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O fragmento da composição musical de Chico Buarque de Holanda, que se destacou com suas músicas de protesto durante a ditadura militar, tem relação com

O desenvolvimento da historiografia mundial, fenômeno que

o século XX consagrou, permite novos olhares sobre o

passado protagonizado pelas sociedades. No Brasil,

multiplicam-se estudos que lançam luz sobre a trajetória do

País, da colônia aos dias atuais. Da independência, em 1822,

passando pela implantação da República, em 1889, ao

cenário presente, a história brasileira é marcada por avanços

e recuos, enfrentando percalços e se mostrando ainda

inconclusa em relação à construção da cidadania.

Relativamente à história contemporânea, da produção do

conhecimento histórico a alguns dos mais marcantes fatos

ocorridos no Brasil e no mundo, julgue os itens de 91 a 100

A eleição direta de Tancredo Neves, em 1985, assinalou o fim do regime militar. Com o falecimento de Tancredo antes da posse, o mandato foi cumprido pelo vice-presidente Marco Maciel.

A experiência histórica vivida pelo Brasil a partir de 1945, quando chegou ao fim a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas, não foi politicamente tranquila. A trajetória democrática entre 1946 e 1964 foi marcada por crises as mais diversas, algumas das quais verdadeiramente trágicas. O golpe de 1964 iniciou um período de duas décadas de regime autoritário, cujo epílogo se deu em 1985, quando nova fase democrática teve início, e se prolonga aos dias de hoje.

Considerando o período histórico abordado no texto precedente, julgue o próximo item.

A derrubada do regime militar, em 1985, deu-se em decorrência de revolta armada que havia unido setores civis e militares descontentes com o governo dos generais.

Diante dos sinais de esgotamento do “milagre econômico” e da ditadura militar, o governo Ernesto Geisel pôs em marcha o projeto de abertura “lenta, gradual e segura”, visando à transição para o regime democrático.
Assinale a opção que caracteriza corretamente um dos passos deste processo.

“Entre 1964 e 1985, a história de milhares de brasileiros cruzaram os destinos e, ainda hoje, se atravessam. Do mais procurado dos perseguidos ao mais desprezível dos torturadores, do anônimo “alienado” ao agente do Estado que não atropelava a legalidade por qualquer paranoia de subversão. Em 2014, o Golpe Militar completou cinco décadas, são 50 anos de fragmentos de memórias de gente de todos os naipes, para costurar sobre um dos períodos mais sovinas da liberdade brasileira. Cada um em sua micro história e todos narrando um período que ruiu e deu na democracia que caminha em permanente metamorfose. O 31 de Março de 1964 é o marco para se contar e recontar a história de personagens que viveram as mais diversas situações diante de um Brasil dividido pelo maniqueísmo. Um tempo arrogante da verdade de dois lados. Cada um acreditava na sua e quem pensava o contrário era inimigo ou dedo-duro, subversivo ou conservador...” (Editorial do Jornal O Povo de 30/03/2014) Sobre o Ceará e a ditadura militar no Brasil, é incorreto afirmar que:

A charge a seguir se refere à gestão de Delfim Netto à frente do

Ministério da Fazenda no período conhecido como “milagre

econômico" (1969-1973), quando ele teria afirmado ser

necessário “fazer o bolo crescer para, depois, dividi-lo"


As opções a seguir relacionam corretamente a mensagem da

charge com o “milagre brasileiro", à exceção de uma. Assinale-a.

A imagem faz referência a uma intensa mobilização popular e pode ser traduzida como

O populismo, no Brasil, na Argentina ou no Peru, implicava uma relação ambígua entre os cidadãos e o governo. A antecipação dos direitos sociais fazia que os direitos não fossem vistos como tais, como independentes da ação do governo, mas como um favor em troca do qual se deviam gratidão e lealdade. A cidadania que daí resultava era passiva e receptora antes que ativa e reivindicadora.

José Murilo de Carvalho. Cidadania no Brasil. O longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 126 (com adaptações).

A partir das ideias do texto acima, julgue os itens subsequentes, relativos a ditaduras e cidadania na América Latina.

Ao estruturar-se em torno de uma liderança única e carismática, o regime ditatorial instalado no Brasil em 1964 procurou dar continuidade ao padrão populista de relação com a sociedade, consolidado por Getúlio Vargas.

A respeito dos Atos Institucionais decretados durante o regime militar no Brasil,

O populismo, no Brasil, na Argentina ou no Peru, implicava uma relação ambígua entre os cidadãos e o governo. A antecipação dos direitos sociais fazia que os direitos não fossem vistos como tais, como independentes da ação do governo, mas como um favor em troca do qual se deviam gratidão e lealdade. A cidadania que daí resultava era passiva e receptora antes que ativa e reivindicadora.

José Murilo de Carvalho. Cidadania no Brasil. O longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 126 (com adaptações).

A partir das ideias do texto acima, julgue os itens subsequentes, relativos a ditaduras e cidadania na América Latina.

O regime militar que vigorou no Brasil de 1964 a 1985 anulou os direitos políticos da população, eliminou completamente os partidos de oposição e suspendeu, permanentemente, eleições em todos os níveis do poder público.

O processo de abertura política no Brasil, ao final do período de regime militar, foi marcado

Nos anos 1970, movimentos populares, como o “Movimento contra a Carestia”, sociais aos mais pobres, porém mantendo alijada do seleto mercado consumidor a classe média, que se sentiu desfavorecida.

O golpe de 1964, que deu início ao regime militar no Brasil e que foi chamado pelos militares de “revolução de 64”, teve, entre seus objetivos

Entre os partidos que viabilizaram a chamada "Aliança Democrática", arranjo político que

viabilizou a Nova República, assinale a alternativa CORRETA.

TEXTO I

O presidente do jornal de maior circulação do país destacava também os avanços econômicos obtidos naqueles vinte anos, mas, ao justificar sua adesão aos militares em 1964, deixava clara sua crença de que a intervenção fora imprescindível para a manutenção da democracia.

Disponível em: http://ogolobo.globo.com. Acesso em: 1 set.2013 (adaptado)



TEXTO II

Nada pode ser colocado em compensação à perda das liberdades individuais. Não existe nada de bom quando se aceita uma solução autoritária.

FICO, C. Aeducação e o golpe de 1964. Disponível em: www.brasilrecente.com. Acesso em: 4 abr. 2014 (adaptado).



Embora enfatizem a defesa da democracia, as visões do movimento político-militar de 1964 divergem ao focarem, respectivamente:

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