No que diz respeito às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, assinale a alternativa que contenha a definição correta de “Educação Infantil":
O debate sobre a formação ética de crianças e jovens no campo da Educação, mais particularmente no que se refere à formação dada no espaço escolar, é imprescindível no grave momento de crise de valores que vive a sociedade contemporânea. Muito se fala na necessária afirmação da escola como responsável pela formação do caráter de sujeitos críticos, reflexivos, solidários e transformadores da realidade social por meio de uma educação para a cidadania. Nesse sentido, as perspectivas e ações de uma escola pensada para a formação ética e cidadã deve ser fundamentada:
Como aspectos relevantes apontados pelos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil estão:
I. as políticas para a Educação Infantil, sua implementação e acompanhamento;
II. as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil;
III. a relação estabelecida com as famílias das crianças;
IV. a formação regular e continuada dos professores e demais profissionais.
Dos itens, verifica-se que estão corretos
Considere o texto: “O atendimento institucional à criança pequena, no Brasil e no mundo, apresenta ao longo de sua história,
concepções bastante divergentes sobre sua finalidade social. Grande parte dessas instituições nasceram com o objetivo de atender
exclusivamente às crianças de baixa renda. O uso de creches e de programas pré-escolares como estratégia para combater a
pobreza e resolver problemas ligados à sobrevivência das crianças foi, durante muitos anos, justificativa para a existência de
atendimentos de baixo custo, com aplicações orçamentárias insuficientes, escassez de recursos materiais; precariedade de
instalações; formação insuficiente de seus profissionais e alta proporção de crianças por adulto” (RCNEI, 1998, p. 17).
Assinale a alternativa que contempla a concepção de educação infantil descrita no trecho acima:
O número de crianças por professor deve possibilitar atenção, responsabilidade e interação com as crianças e suas famílias. Levando em consideração as características do espaço físico e das crianças, no caso de agrupamentos com criança de mesma faixa de idade, indique a alternativa correta, de acordo com as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (DCNEB, 2013) para a Educação Infantil.
Na Educação Infantil, a construção de conhecimentos ocorre de maneira integrada e os conteúdos não são divididos
em disciplinas, mas em eixos, conforme os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil. O ensino de história
permeia o eixo Natureza e Sociedade. Os conceitos históricos, na Educação infantil, são desenvolvidos por meio de:
I. Brincadeiras, canções, contos, lendas e mitos.
II. Festas do calendário nacional: o dia do soldado, o dia das mães, o dia do índio etc.
III.Atividades voltadas para o desenvolvimento da noção de tempo e espaço.
Está(ão) correta(s ) a(s ) afirmativa(s )
O cotidiano de uma escola de Educação Infantil tem de prever
uma rotina de atividades que precisa ser organizada de forma
a respeitar as diferentes necessidades da criança.
Nessa organização, deve ser considerado de fundamental
importância para assegurar a qualidade do trabalho
desenvolvido:
O primeiro ano de vida do bebê é marcado por uma dependência total ao adulto. Assim, seu contato com a realidade é mediado por este. Mediação esta que resultará na formação de sua psique, auxiliando e propiciando o desenvolvimento do sistema nervoso. Não se pode esquecer que, segundo Elkonin (1969), o desenvolvimento psíquico infantil prescinde do sistema nervoso. Acerca da atividade principal que marca o período compreendido aproximadamente entre o 1º e o 3º, segundo Elkonin, assinale a alternativa correta.
Leia o seguinte fragmento da Resolução no 4,
de 13 de julho de 2010, que define as diretrizes
curriculares nacionais gerais.
Estas são as etapas previstas para a(o):
Considerando as definições para a Educação Especial nas Diretrizes Curriculares para a Educação Básica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Os sistemas de ensino devem matricular os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular. ( ) A Educação Especial, como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto políticopedagógico da unidade escolar. ( ) Na organização da Educação Especial, os sistemas de ensino devem observar, o pleno acesso e a efetiva participação dos estudantes no ensino regular. As afirmativas são, respectivamente,
No que se refere às etapas e modalidades da educação básica que constam nas definições
das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, julgue os itens
subsecutivos.
Os currículos dos ensinos fundamental e médio devem ter uma base nacional comum e complementada por uma parte diversificada, que inclui disciplinas facultativas ao aluno, como a educação física e o ensino religioso.
Sobre o conteúdo de dança proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa correta.
O Ensino Fundamental com duração de 9 anos, (Diretrizes Curriculares Nacionais), abrange a população na faixa etária dos :