Observe o trecho abaixo:
(...) se os combustíveis fósseis representam um grande problema para o meio ambiente, para a energia eles representam uma grande solução.
JUNIOR, H.Q.et al. (organização). Economia da Energia: fundamentos econômicos, evolução histórica e organização industrial. Rio de Janeiro. Elsevier, 2016.
O antagonismo descrito pelo autor aponta um conflito que se traduz em um trade-off de objetivos, o qual o Estado deve gerir.
Esses objetivos são a(o)
No que se refere ao papel do Estado e da agricultura na economia brasileira, aos desequilíbrios regionais, à distribuição de renda e ao mercado de trabalho e emprego, julgue os itens que se seguem.
A recessão vivida pelo Brasil nos últimos anos tem provocado aumentos na taxa de desemprego, especialmente entre os jovens. Uma das consequências é a afetação na qualidade das ocupações, pois o imperativo de renda ou mesmo de participação social pode induzir o trabalhador a aceitar postos de trabalho de baixa qualidade, isto é, à margem da legislação ou de baixa produtividade.
Considere o texto seguinte sobre a reviravolta ocorrida no sistema monetário e financeiro internacional a partir do final da década de 1970:
A análise de Maria da Conceição Tavares sugere que a principal consequência imediata da “diplomacia do dólar forte" para os países em desenvolvimento na América Latina foi a
No que diz respeito à economia da cultura e à preservação do patrimônio cultural, julgue o próximo item.
Leitores e autores independentes não fazem parte da cadeia produtiva do setor de patrimônio cultural de um livro.
Considerando os determinantes do crescimento econômico e a experiência recente do Brasil, julgue o item.
De acordo com o modelo de Solow, um aumento na taxa de poupança é capaz de aumentar de forma permanente a taxa de crescimento de um país. Logo, as baixas taxas de poupança registradas no Brasil estão relacionadas com o seu baixo crescimento econômico.
Mais investimento em educação, menos crimes. Esse foi o resultado da tese de doutoramento da economista Kalinca Léia Becker, defendida no campus de Piracicaba da Universidade de São Paulo. Em números: aumento de 1% nos investimentos em educação reduz a criminalidade em 0,1%. O objetivo do estudo era comparar a atuação pública na área da educação com a diminuição da agressividade dos alunos, e pensar o ensino e a escola como fatores importantes para reduzir a criminalidade a médio e longo prazos. Foi analisada a influência do gasto em educação com a redução da taxa de homicídios, a partir de dados nacionais dos anos de 2001 e 2009. Depois, Kalinca avaliou os ambientes escolares, utilizando dados das Provas Brasil de 2007 e 2009. “O primeiro ensaio fornece uma análise ampla e agregada do impacto dos gastos com a educação na redução da taxa de homicídios, enquanto o segundo volta-se para dentro da escola, analisando como os vários fatores do ambiente escolar podem prevenir a manifestação do comportamento violento”, contou a pesquisadora, segundo a Agência USP.
(Disponível em: http://veja.abril.com.br/educacao/mais-investimento-em-educacao-menos-crimes-aponta-pesquisa/. Acesso em 15/02/2017).
Através deste tipo de estudo pode-se concluir que:
Considerando os determinantes do crescimento econômico e a experiência recente do Brasil, julgue o item.
Uma das consequências do modelo de Solow é a sua rejeição de convergência de níveis de renda para todos os países. Tal conclusão é uma implicação da hipótese de retornos marginais crescentes do modelo.
Em relação aos aspectos teóricos do desenvolvimento
socioeconômico, bem como aos indicadores de desenvolvimento
econômico, julgue os itens subsecutivos.
As carências cumulativas ocorrem quando as pessoas
apresentam duas ou mais características que levam à
discriminação social.
Julgue os próximos itens, relacionados com as experiências
históricas e políticas de desenvolvimento econômico.
Apesar do processo de industrialização proporcionar o
crescimento da renda per capita, esse mesmo processo
aumenta a desigualdade de renda.
A respeito da desigualdade de renda no Brasil, julgue o próximo item.
Os fatores mais atuantes no declínio da desigualdade de renda no Brasil incluem a redução da desigualdade no mercado de trabalho — com aumento do salário real —, a redução da segmentação regional — em termos do tamanho do município e entre setores urbanos e rurais —, e as transferências governamentais — realizadas para diminuir a intensidade da pobreza.
Em relação aos aspectos teóricos do desenvolvimento
socioeconômico, bem como aos indicadores de desenvolvimento
econômico, julgue os itens subsecutivos.
Os conceitos de exclusão e de inclusão social são definidos por
meio da forma como os benefícios do desenvolvimento
econômico são distribuídos entre a população.
Julgue os próximos itens, relacionados com as experiências
históricas e políticas de desenvolvimento econômico.
As políticas públicas concebidas no Brasil, com o objetivo de
reduzir as desigualdades regionais, são promovidas por meio
da uniformização do padrão de educação ofertado para alunos
de regiões distintas.
Julgue os itens que se seguem, relativos a mercado de trabalho
e comércio exterior.
O sistema geral de preferências (SGP) é um acordo estabelecido pela Câmara de Comércio Internacional (CCI) para que países desenvolvidos comprem produtos e serviços de países subdesenvolvidos sem incidência de imposto de importação.
A propósito da sustentabilidade do endividamento público e das
formas de financiamento dos déficits do governo adotadas pelo
Brasil em sua história econômica, julgue os itens que se seguem.
A presença de superávits primários recorrentes é condição insuficiente para garantir a sustentabilidade do endividamento público.
Em relação ao perfil demográfico brasileiro e à evolução das contas
previdenciárias, julgue os itens que se seguem.
Ainda que a expectativa de vida do brasileiro seja significativamente inferior à expectativa de vida de alguns países europeus, elevar a idade mínima de aposentadoria no Brasil não reduziria as assimetrias existentes entre os modelos de aposentadoria brasileiro e europeu.