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As organizações não têm como objetivo a improvisação, nem tampouco deixam processos ao acaso. Elas possuem padrões, sistemas, normas, regulamentos, equipamentos e pessoas para transformar matérias–primas em produtos acabados ou em prestação de serviços. Os processos de aplicar pessoas, ou seja, de orientação, desenho organizacional e de cargos e avaliação de desempenho humano sofrem inúmeras variações entre as empresas. Com relação ao assunto, assinale a alternativa correta.

A Metodologia ROI (Retorno sobre Investimento) é um processo abrangente e completo de mensuração e avaliação de dados. O processo engloba uma sistemática passo–a–passo para a avaliação de resultados. A sequência correta destes passos está expressa na alternativa:

Chiavenato (1999) destaca seis processos básicos da Gestão de Pessoas: os Processos de Agregar Pessoas (que são os processos de incluir novas pessoas), os Processos de Aplicar Pessoas (que são os processos que modelam as atividades que os funcionários irão realizar na organização, acompanhar e orientar seu desempenho), os Processos de Recompensar Pessoas (que   motivam e incentivam as pessoas a satisfazer suas necessidades individuas), os Processos de Desenvolver Pessoas (usados para capacitar, treinar e desenvolver pessoas), os Processos de Manter Pessoas e os Processos de Monitorar Pessoas (usados para acompanhar e controlar o trabalho dos funcionários e analisar os resultados).
O Treinamento e os Sistemas de Informações gerenciais fazem parte respectivamente dos processos de

Sabe–se que há três anos, uma funcionária, vem se destacando como supervisora de uma área técnica de uma empresa que oferece oportunidades de desenvolvimento para seus funcionários.
Após reunião feita pela Diretoria para definir as futuras promoções da empresa, essa funcionária soube que seria promovida ao cargo de gerente do Departamento de Logística. A primeira preocupação dela foi saber se possuía as habilidades necessárias para exercer a nova função. De acordo com Chiavenato (2011) , o desempenho em uma função é o resultado de certas habilidades que a pessoa possuí e utiliza. Para exercer uma função como gerente de logística, que habilidades deverão prevalecer para que a determinada funcionária possa trabalhar com pessoas e por meio das pessoas?

Na rotina dos hospitais, quer na prática assistencial, na administração, no ensino e na pesquisa, convive–se com "problemas" de diferentes origens. Uma equipe capacitada é um dos principais ingredientes na receita de sucesso desta empresa. Os programas de treinamento contribuem para a obtenção das metas. Baseando–se no tema, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Em circunstâncias ocasionais o volume das mudanças e o grau de complexidade do sistema administrativooperacional podem evidenciar a necessidade de treinamentos com maior frequência e grau de dificuldade.

II. O processo de treinamento garante que todos os membros da equipe irão adquirir, desenvolver ou corrigir a falta da conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desempenho do cargo que ocupam através das oportunidades oferecidas, eliminando–se os erros.

Em um mundo com significativas evoluções tecnológicas e globalizado, uma pessoa que não investir na sua empregabilidade estará condenada à exclusão do universo dos empregos. Com relação a treinamento de pessoal, assinale alternativa correta.

A seguir encontra-se descrito um conjunto de práticas para construir a capacidade de aprendizagem nas organizações. A aprendizagem organizacional é feita a partir das cinco disciplinas capazes de fazer com que pessoas e grupos possam conduzir as organizações para a mudança e a renovação contínuas. As disciplinas para a organização de aprendizagem são as seguintes, exceto:

Atualmente, rápidas mudanças nos cargos estão ocorrendo, exigindo que as habilidades dos empregados mudem e se atualizem com frequência. Acerca do desenvolvimento e da capacitação de pessoas, assinale a alternativa correta.

Competências profissionais representam combinações

sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes (CH(A),

evidenciadas pelo desempenho profissional, no âmbito de

detemIinado contexto ou estratégia organizacional. Cada mlla

das dimensões do CHA diz respeito a mil tipo de aprendizagem

e pode utilizar diferentes estratégias de desenvolvimento, como

as descritas no quadro a seguir.


Considerando essas infonnações, a alternativa que contém

a correta associação das dimensões do CHA com o tipo de

aprendizagem e o tipo de estratégia de desenvolvimento é:

As competências podem ser classificadas de acordo com os objetivos educacionais. A seguir são apresentadas três taxonomias, denominadas A, B e C. Taxonomia A - percepção, posicionamento, execução acompanhada, mecanização e completo domínio de movimentos. Taxonomia B - conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Taxonomia C – aquiescência/receptividade, resposta, valorização, organização e caracterização. As taxonomias A, B e C correspondem, respectivamente, aos objetivos educacionais dos seguintes domínios:

“Treinamento é o processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos.” Considerando o campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho, tal definição de treinamento é atribuível à seguinte vertente:

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