Analise as alternativas abaixo e assinale a opção correta para o conceito de currículo, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2013):
Com base no livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, indique a alternativa que não corresponde à ideia da autora Delia Lerner:
Segundo Guiomar Namo de Mello, ______________________ é “[...] tudo aquilo que uma sociedade considera necessário que os alunos aprendam ao longo de sua escolaridade. Como quase todos os temas educacionais, as decisões sobre ______________________ envolvem diferentes concepções de mundo, de sociedade e, principalmente, diferentes teorias sobre o que é o conhecimento, como é produzido e distribuído, qual seu papel nos destinos humanos. Pode-se agrupar essas teorias em duas grandes vertentes: o ___________________________ centrado no conhecimento e o _______________________ centrado no aluno".
(OBS: as lacunas apresentadas acima tratam-se da mesma palavra).
A educadora se refere à(ao):
“Para evidenciar o que seja a ______________, introduzindo o leitor no “espírito da coisa", cumpre esclarecer, como o faz Bonder, a ideia de que, entre os frutos (“graça maior concedida pelo reino vegetal"), existem quatro categorias, as duas primeiras representando os extremos, os polos “opostos" e as duas seguintes representando o “centro", nem sempre considerado nas reflexões em busca da síntese".
(EDLER, Rosita - Educação Inclusiva com os Pingos nos Is, p. 42).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
Uma das propriedades básicas de uma língua é a arbitrariedade existente entre significante e referente. Durante muito tempo afirmou-se que as línguas de sinais não eram línguas por serem icônicas, não representando, portanto, conceitos abstratos. Isto não é verdade, pois em língua de sinais tais conceitos também podem ser representados, em toda sua complexidade. Marque a alternativa correta para os sinais arbitrários.
Contemplar o cuidado na esfera da instituição da Educação Infantil significa: I. compreendê-lo como parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica. II. valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. III. integrar vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas. IV. entender que não se pode mimar a criança, haja vista que uma das expectativas da família é a educação integral e disciplinar desenvolvida nas escolas. Está correto apenas o que se aponta em:
Sobre espaço físico e recursos materiais, pode-se afirmar que: I. deve propiciar condições para que as crianças possam usufruí-lo em benefício do seu desenvolvimento e aprendizagem. II. seja versátil e permeável à sua ação, sujeito às modificações propostas pelas crianças e pelos professores em função das ações desenvolvidas. III. deve ser pensado e arranjado de forma que não haja mudanças haja vista a necessidade de a criança sentir-se segura em um lugar em que tudo está no mesmo lugar. IV. os materiais constituem um instrumento importante para o desenvolvimento da tarefa educativa, uma vez que são um meio que auxilia a ação das crianças. V. os brinquedos e demais materiais, para segurança da integridade física da criança, devem estar dispostos de forma inacessível. Está correto apenas o que se afirma em:
Maria Montessori através de sua metodologia conseguia alfabetizar crianças desde a mais tenra infância, utilizando os mais variados materiais. A sala de aula era organizada de forma circular, composta por muitas estantes com materiais lúdicos e pedagógicos, todos ao alcance e para o manuseio livre das crianças. Muitos desses materiais eram de madeira, outros com texturas e formas diferenciadas para despertar os sentidos. Os materiais didáticos eram divididos em uma série de cinco grupos: exercício para a vida cotidiana; material sensorial; material de linguagem; material de matemática e material de ciências. Um deles é o que conhecemos como:
“O termo currículo é encontrado em registros do século XVII, sempre relacionado a um projeto de controle do ensino e da aprendizagem, ou seja, da atividade prática da escola. Desde os seus primórdios, currículo envolvia uma associação entre o conceito de ordem e método."
Considere as proposições abaixo sobre currículo.
I. O currículo não é um instrumento neutro, pois passa uma ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos.
II. O currículo é o conhecimento escolar como uma simplificação do conhecimento científico adequado à faixa etária e aos interesses da instituição escolar.
III. O currículo e sua natureza processual traduzem‐se em um conjunto de práticas diversas, ao mesmo tempo em que é construído por subsistemas que vão desde os órgãos mais elevados da política educativa aos contornos da formação dos sujeitos no contexto escolar.
IV. O currículo é um conjunto de objetivos, conteúdos, experiências de aprendizagem e avaliação.
São FALSAS as afirmações contidas nas proposições:
São propostas fundamentais sobre o processo de alfabetização inicial, EXCETO:
O trabalho com a Língua Portuguesa (LP) é colocado, no PCN's, como primordial na formação significativa do indivíduo, pois trabalhar com a língua é, essencialmente, trabalhar com a linguagem de forma direta. É conhecer suas particularidades, sua constituição, seus usos, tipos e locais de uso de cada tipo. É saber de suas funções e de suas aplicações segundo essas funções e de acordo com os objetivos almejados por quem produz um texto dentro de um dado contexto de produção.
Assinale a alternativa INCORRETA:
Assinale a alternativa que apresenta uma metodologia adequada a ser utilizada no ensino da matemática tornando-o dinâmico e interessante ao aluno.
Com base no documento Indagações sobre currículo: Currículo e Avaliação, assinale a alternativa incorreta quanto à avaliação e o avaliador:
Assinale a alternativa em que a característica está de acordo com a metodologia indicada.
No ensino de História cabe um papel educativo, formativo, cultural e político e sua relação com a construção da cidadania, o que perpassa diferentes espaços de produção de saberes históricos. Deste modo, é essencial localizarmos no campo da História questões/temas/problemas considerados relevantes para a formação da consciência histórica dos alunos, o que requer: