Em uma organização, diversas são as funções desempenhadas
pela cultura organizacional.
Uma dessas funções é
Julgue os itens a seguir, relativos a qualidade de vida no trabalho.
A cultura e a mentalidade da organização não são relevantes na implementação de programas de qualidade de vida no trabalho.
Com relação à cultura organizacional e ao desenvolvimento organizacional, julgue os próximos itens.
Os sistemas de valores de uma organização exprimem as características básicas que as pessoas compartilham nesse ambiente, tais como inovação e assunção de risco, atenção aos detalhes e orientação para resultados.
Com relação à cultura organizacional e ao desenvolvimento organizacional, julgue os próximos itens.
A cultura organizacional inicia-se com a seleção dos empregados que comporão a estrutura organizacional.
Cultura organizacional refere-se aos padrões explícitos e implícitos de comportamentos adquiridos e transmitidos ao longo do tempo e que constituem uma característica própria de cada empresa. A cultura organizacional pode ser dividida em um nível visível e outro invisível. Em relação ao nível invisível, assinale a alternativa que apresenta um componente invisível da cultura organizacional.
Considere as seguintes assertivas referentes à cultura organizacional:
I. Negociar e fixar junto aos grupos componentes da estrutura organizacional os valores e crenças compartilhados que deverão sustentar o programa de cultura da organização.
II. Desenvolver as lideranças como referenciais de fixação dos elementos culturais e multiplicadores internos.
III. Acompanhar e avaliar, quando possível, o processo através de instrumentos de pesquisa de clima e de cultura organizacional, recebendo o feedback e os subsídios necessários para a introdução de eventuais ajustes.
IV. Identificar os elementos que compõem o conjunto cultural da organização, de forma a cruzar o real e o desejado.
V. Analisar e diagnosticar o perfil cultural da empresa.
São elementos essenciais para a gestão de cultura em uma organização pública:
Em relação à cultura organizacional, é correto afirmar que
Os grupos podem diferir em sua aparência e comportamento, no entanto, interiormente todos têm três elementos básicos: interação, atividades e
No que se refere à cultura organizacional e à gestão de pessoas,
julgue os itens subsecutivos.
Os processos de tomada de decisão, o tratamento concedido aos empregados e aos clientes e a forma de socialização de novos empregados são subsídios para elaboração do diagnóstico da cultura da organização.
Os componentes da cultura organizacional que são praticados com a finalidade de perpetuar, no dia a dia, os valores organizacionais e tornar a cultura mais coesa denominam-se
Cada cultura corporativa possui características que identificam seu conjunto de crenças, valores, atitudes e comportamentos. Diante desse contexto, a cooperação, a racionalidade, a criatividade e a competitividade são valores dominantes das seguintes culturas corporativas, respectivamente,
Uma rede de pequeno porte, atuando no varejo de roupas femininas, pretende reposicionar-se no mercado, modificando sua atual estratégia de liderança de custos para uma estratégia de diferenciação. A preocupação central dos executivos tem sido em relação à mudança de uma cultura organizacional com foco em custos para uma cultura com foco na geração de valor para o cliente. Desse modo, estão sendo planejadas, pelo departamento de RH, algumas ações para promover a mudança da cultura organizacional.
Qual ação de mudança na cultura organizacional deve ser sugerida pelo RH?
Julgue os itens subsecutivos, referentes à gestão de pessoas nas
organizações.
A cultura da ausência do grupo de trabalho contribui mais para o absenteísmo que as políticas organizacionais de uma empresa.
Acerca de cultura e clima organizacional, julgue os seguintes itens.
Um diagnóstico de clima organizacional deve avaliar, entre outros aspectos, as percepções compartilhadas dos funcionários acerca das características da organização.
Acerca de cultura e clima organizacional, julgue os seguintes itens.
São níveis da cultura organizacional: artefatos observáveis, valores e pressupostos básicos.