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De acordo com Maximiano (2012), os papéis gerenciais, segundo Mintzberg, exercidos pelos administradores, vão além das atividades de planejar, organizar, dirigir e controlar. Essas funções visam somente o processo administrativo, porém o gerente tem outras responsabilidades gerenciais além do desempenho das funções do processo administrativo. Mintzberg concentrou suas atenções nas atividades realizadas pelos gerentes, dentre elas, como se comunicam, o que fazem, com que conversam, quanto tempo trabalham sozinho. Com base nessas observações, Mintzberg definiu 10 papéis gerenciais que foram divididos em 3 famílias. Quais são essas famílias?

No que concerne aos conceitos e elementos da cultura e clima organizacional, tem-se que

A cultura organizacional contempla o conjunto de valores e crenças que mantêm unidos os membros da organização e, por outro lado, produz perante a sociedade, através do conjunto de percepções, o que chamamos de imagem corporativa. Entre os níveis fundamentais da cultura apontados pela literatura, estão os denominados Pressupostos Básicos, que correspondem

O conceito e as características da cultura organizacional são abordados pela literatura que estuda esse fenômeno nas organizações, apontando que

Quando uma pessoa ocupa um cargo público, assume efetivamente um conjunto de atribuições e responsabilidades, previstas em uma estrutura organizacional, o qual deve ser exercido de acordo com padrões éticos.

Em suas atividades, o servidor público não apenas deve agir internamente com retidão, mas também demonstrá-la para a sociedade.

Essa busca de convergência entre a natureza da ação e a aparência da ação é denominada:

Um dos aspectos comumente apontados como diferenciação entre os conceitos de clima e cultura organizacional consiste em

que

O Clima Organizacional é constituído, basicamente, por elementos de natureza

Cada organização, pública ou privada, possui um conjunto de elementos e aspectos capazes de orientar e influenciar o comportamento de seus componentes e a forma como se integram e relacionam com a organização. Nesse sentido, tem-se que

Cultura e clima organizacional são conceitos fortemente imbricados entre si, o que não impede, contudo, a identificação de elementos e aspectos próprios de cada um deles. Nesse sentido, a literatura enfatiza que

Sobre a cultura organizacional, assinale a alternativa incorreta.

Sobre cultura organizacional e gestão de mudanças, analise:

I.Um dos motivos que dificulta a modificação de valores culturais é que eles reforçam-se a si mesmos.

II.A mudança Estrutural é o tipo mais abrangente de mudança organizacional, pois envolve uma reorganização na divisão

de tarefas e nas relações de autoridade subordinação.

III.Os gestores podem modificar a cultura da organização com o gerenciamento de símbolos e das dificuldades extremas

geradas por tal mudança.

IV.Uma das principais dificuldades para a modificação da cultura organizacional é o retorno aos velhos padrões de comportamento

das pessoas.

Está correto o que consta em

Quando os objetivos de dois grupos são compatíveis, mas

sua interação não é considerada importante para a

conquista dos objetivos gerais, os grupos talvez procurem

soluções que permitam a cada um executar independentemente

suas tarefas, com um gasto mínimo de tempo

e esforço. Esta abordagem da administração de conflitos é

denominada:

A partir da década de 40 do século passado, o modelo POSDCORB (planning, organizing, staffing, directing, coordinating, reporting, budegeting), de Gullick, influenciou os tratados de administração pública e, até hoje,revela-se como fonte de inspiração para os principais autores do setor. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.


Elementos como símbolos materiais, rituais, linguagem integram um sistema de valores que são compartilhados pelos membros de uma organização e definem a cultura da instituição.

Acerca dos aspectos estruturais e organizacionais da administração
pública, julgue os itens a seguir.

A mudança cultural nas organizações públicas é um processo contínuo e paulatino, pois há aspectos objetivos e subjetivos da cultura que sofrem transformações e demandam tempo para sedimentação nas mentes das pessoas e nas práticas sociais

O conhecimento prévio da cultura organizacional, pelo interessado na participação de Concurso Público, para ingresso em instituição financeira, é fator importante para

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