Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 206 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado
Provas: Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Técnicas Agrícolas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Atendimento Educacional Especializado Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Matemática Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Artes Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Pedagogo 1º ao 5º Ano Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Geografia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Língua Inglesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Língua Portuguesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - História Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Educação Física Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Pedagogo do Ensino Infantil Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Filosofia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Ciências Físicas e Biológicas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Ensino Religioso
Disciplina:

Língua Portuguesa

- Assuntos: Pronomes Uso de conectivos Conjunções

A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.

O “que" destacado nos períodos em evidência é classificado, respectivamente, como

Em relação à primeira frase do texto, a conjunção coordenativa presente indica uma ideia

Em relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item subsequente.

O vocábulo “que" em “que elas sejam eficientes" (linha 19) e em “que atestam a eficiência de práticas alternativas" (linhas 19 e 20) classifica-se como pronome relativo e introduz oração de sentido restritivo em ambas as ocorrências.

Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item que se segue.

“Embora" (linha 7) por Ainda que

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Considerando o emprego correto dos nexos linguísticos, na linha 44, em caso de substituição da conjunção “caso" pela conjunção _______, _______ necessidade de alterações no período a fim de mantermos as corretas relações gramaticais no período.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

El siguiente fragmento pertenece a un artículo que se titula "Los videojuegos no son un deporte". Léalo con atención y luego conteste lo que se le pregunta.

Marque cuál es la palabra que mejor completa en el espacio vacío el sentido del enunciado.

"(...) atitude esta que deve ser combatida para que possamos formar uma sociedade que esteja baseada na tolerância e respeito ao próximo (...)".Os termos grifados, no texto, possuem o valor semântico de:

Leia o seguinte excerto do texto:

Não apenas porque há mais gente do que nunca nas redes sociais (mais da metade da população brasileira está no Facebook), mas porque haverá menos dinheiro nas campanhas eleitorais.

Os dois elementos sublinhados recebem a classificação morfológica de:

El término “Aunque" (R.19) puede sustituirse por la construcción concesiva A pesar de que, sin que ocurran cambios semánticos significativos.

A questão abaixo diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-la

“Thomas Munte, neurologista da Universidade de Lubeck, na Alemanha, responsável pelo caso, diz que o objetivo inicial era tratar a depressão e que a perda de peso seria o "objetivo número dois" da cirurgia." (linhas 25 a 29). É correto afirmar que o termo destacado no trecho do Texto exerce função morfológica de:

Confira no texto, as palavras marcadas em I, II, III e IV, a seguir. Releia e analise cada um deles e responda à questão.

I . ... para conseguir mais realização pessoal.

II . ...para que sobrem recursos ...

III. Para muitos dos que sentem falta de mais tempo ou de dinheiro,...

IV . Para ter mais tempo e mais dinheiro,...

A palavra em destaque presta-se à mesma função sintático-semântica em:

Considere o fragmento do texto transcrito abaixo para analisar as afirmativas a seguir, indicando-os como verdadeiras “V" ou falsas “F".

( ) Substituindo a primeira pessoa do plural pela primeira do singular, nove palavras ao todo (verbos e pronomes) deverão ser alteradas a fim de atender à sintaxe de concordância.

( ) Os verbos revelar, apresentar, sustentar e justificar estão empregados no modo subjuntivo.

( ) O que nas orações “que revelemos ...", “que apresentemos..." e “que sustentemos..." é, nas três orações, pronome relativo.

( ) A única palavra acentuada recebe acento por ser oxítona.

( ) A conjunção ou expressa ideia de exclusão.

Em relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item subsequente.

No segmento “entendendo-se cada uma das partes, entende-se o todo" (linha 8), a partícula “se" indica, nas duas ocorrências, que as estruturas sintáticas estão na voz passiva.

No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.

A conjunção “Portanto” (linha 30) introduz oração de sentido explicativo em relação ao que se afirma no período anterior.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282