Uma campanha educacional tem como slogan: A educação é um caminho para proteger a vida.
A forma de oração reduzida para proteger a vida pode ser nominalizada da seguinte forma:
Releia o trecho a seguir.
“Plenamente eficientes, ajudariam a reduzir a incidência de doenças e a controlar os problemas crônicos, com menos sequelas e mortes, esvaziando hospitais e, o que mais gostam de ouvir os gestores, diminuindo custos. Contudo, os dados mostram uma rede à margem de
suas possibilidades."
Assinale a alternativa em que a reescrita do trecho mantém o sentido original desse trecho.
O período composto por coordenação é aquele em que orações são justapostas sem manter dependência sintática entre si, senão pelo uso da conjunção. Dos períodos a seguir, qual o único que não se trata de um período composto por coordenação.
A questão refere-se a tira seguinte:
Qual dos conectivos a seguir pode ligar os enunciados do 2º e 3º quadrinhos, explicitando a relação que há entre eles?
Considere os trechos abaixo retirados do texto:
1 - “Por que eu preciso morar em grandes cidades, viver desesperado dentro de um carro para lá e para cá, restringir imensamente meu tempo de convivência com as pessoas de que eu gosto, reduzir o meu ócio criativo para ficar num lugar onde vão me oferecer apenas e tão somente dinheiro?" (primeiro parágrafo)
2 - “Porque sem dinheiro não se vive". (segundo parágrafo)
3 - Nós estamos substituindo paulatinamente a preocupação com os “comos" por uma grande demanda em relação aos “porquês". (quarto parágrafo)
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação aos trechos.
( ) As palavras “Por que" (em 1), “Porque" (em 2) e “porquês" (em 3) apresentam grafias distintas por estarem funcionando, respectivamente, como pronome relativo, conjunção subordinativa e pronome interrogativo.
( ) Em 1, “de que" poderia ser substituído por “de quem" ou “das quais", sem prejuízo de significado e sem ferir a norma culta da língua escrita.
( ) Em 1, o pronome relativo “onde" poderia ser substituído por “aonde" sem ferir a norma culta da língua escrita, pois faz referência a uma localização sem envolver movimento.
( ) Em 2, se o pronome átono “se" fosse posposto ao verbo, estaria ferindo a norma culta da língua escrita no que se refere à colocação pronominal.
( ) Em 3, a palavra “paulatinamente" poderia ser substituída por “rapidamente", sem prejuízo de significado.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
No que se refere ao emprego de conectores no texto, assinale a alternativa correta.
Na estrofe “...Vamos festejar a violência/ E esquecer a nossa gente/ Que trabalhou honestamente/ A vida inteira/ E agora não tem mais/ Direito a nada", aponte a afirmação correta acerca do emprego das conjunções destacadas.
Com relação a aspectos gramaticais do texto III, julgue o próximo item.
A substituição da conjunção “embora" (l.29) pela conjunção conquanto prejudicaria o sentido original do texto.
Texto – A eficácia das palavras certas
Havia um cego sentado numa calçada em Paris. A seus pés, um
boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco gritava:
“Por favor, ajude-me. Sou cego". Um publicitário da área de
criação, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas
moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz e com o giz
escreveu outro conceito. Colocou o pedaço de madeira aos pés
do cego e foi embora.
Ao cair da tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego
que pedia esmola. Seu boné, agora, estava cheio de notas e
moedas. O cego reconheceu as pegadas do publicitário e
perguntou se havia sido ele quem reescrevera o cartaz,
sobretudo querendo saber o que ele havia escrito.
O publicitário respondeu: “Nada que não esteja de acordo com o
conceito original, mas com outras palavras". E, sorrindo,
continuou o seu caminho. O cego nunca soube o que estava
escrito, mas seu novo cartaz dizia: “Hoje é primavera em Paris e
eu não posso vê-la". (Produção de Texto, Maria Luíza M. Abaurre
e Maria Bernadete M. Abaurre)
A frase em que o vocábulo mas tem valor aditivo é:
Trecho 1: “Sem pesquisa não há ciência, muito menos
tecnologia.”
Trecho 2: “Todas as grandes empresas do mundo
atual possuem departamentos chamados “Pesquisa e
Desenvolvimento”.
Se quiséssemos introduzir entre esses dois trechos um
conectivo, o adequado seria escolher a expressão:
No segmento ... nem se deve correr com estrondo atrás do sucesso, senão ele se assusta e foge logo (3° parágrafo), o termo sublinhado pode ser substituído, mantendo-se a lógica e o sentido original, por:
Na frase: Ao terminar a prova, todos os candidatos deverão aguardar a verificação dos aplicadores. A oração destacada faz referência a:
No fragmento: “... além de um tempo reservado ao lazer com elas ...”. A palavra destacada expressa ideia de:
Estabelece relação de finalidade, no contexto, o vocábulo sublinhado em:
Leia um trecho da entrevista realizada com a jogadora Marta por Fernando Fernandes:
Fragmento 1
Fragmento 2
Sobre os fragmentos 1 e 2, é correto afirmar:
I. A passagem do fragmento 1 para o fragmento 2 implica a transformação de um texto caótico e desorganizado para outro bem formado e controlado.
II. A eliminação de repetições/hesitações e uso de recursos da escrita para construir articulações entre partes do texto foram estratégias usadas para transformar o fragmento 1 no fragmento 2.
III. O processo de transformação do fragmento 1 para o fragmento 2 é chamado de retextualização.
IV. No trecho “Busco, a cada ano, novos objetivos e dar continuidade a tudo isso", seria mais adequado o uso de uma oração subordinada adverbial final à oração coordenada precedida pela conjunção “e".
Em relação a essas assertivas, estão CORRETAS as afirmativas