Texto para responder à questão.
Sobre os elementos destacados do segmento "No colégio onde fiz o segundo grau, havia um rapaz que tinha fama de mentiroso.", leia as alternativas. I. Na primeira oração, há uma inadequação quanto à concordância. II. O verbo HAVER é impessoal e deve manter-se no singular, mesmo se a frase a que pertence for passada para o plural. III. QUE é uma conjunção integrante. Está correto apenas o que se afirma em:
Texto para responder à questão.

Considere os excertos extraídos do texto:
1- “reticências e sinais QUE só confundem o passageiro";
2- “Antes do ponto final, eu disse para a menina QUE tantas regras, e outras a serem ditas num próximo encontro, serviam apenas de lençol."
Sobre as palavras destacadas pode-se afirmar que em:
Levando-se em consideração o parágrafo em que está inserida, a expressão "em princípio" (L.14) sugere que
Na fala de Mafalda, no primeiro quadrinho (“Era melhor começar de novo para ver se dá certo"), o termo em destaque estabelece ideia de:
Marque a opção em que se estabelece uma relação de CONDIÇÃO entre a oração em destaque e a sua principal.
“Tanto chorou que ficou doente dos olhos.".
Analisando-se a partícula “que" destacada no trecho acima, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da afirmação abaixo:
A partícula “que" em destaque classifica-se morfologicamente como ___________________________________.
Considerando os aspectos linguísticos do texto, assinale a alternativa correta.
Leia o trecho a seguir.
Obrigada mamãe! Mas..."
Assinale a alternativa em que a substituição do termo destacado altera o sentido do trecho.
Na linha 18, o vocábulo “que" (primeira ocorrência) é empregado como __________, expressando a ideia de ___________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
O elemento destacado em "Estou exausta, Marcelo. Exausta, MAS não vazia." pode ser adequadamente substituído, sem mudança de seu sentido original, por:
Texto para responder à questão.
A conjunção adversativa, no trecho: "E, NO ENTANTO, todos nós fazemos isso", pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
No trecho, "Por isso, ensinar às crianças desde essa época a serem sustentáveis é fundamental para torná-las indivíduos conscientes e preocupados com os problemas ambientais.", a expressão POR ISSO, exprime uma ideia de:
Texto para responder à questão.
O termo destacado em "deduziam QUE eu fosse *sique.", no contexto, é:
Observa os períodos: I – Ela andava como se fosse uma modelo. II – João foi embora antes que a confusão começasse. III – Não comprou um carro novo, embora tivesse o dinheiro. Pode-se afirmar que:
Analise os itens a seguir:
I. As flexões dos verbos garantir (linha 16) e estabelecer (linha 18) correspondem ao presente do modo subjuntivo.
II. No penúltimo parágrafo do texto, os pronomes oblíquos retomam, respectivamente, o termo as famílias (linhas 30) e o termo suas influências negativas sobre o meio ambiente (linhas 30 e 31).
III. Os dois pontos empregados junto à oração: “Na verdade, é uma conta bem simples" (linhas 33 e 34) podem ser substituídos por um ponto de interrogação, sem que haja alteração de sentido ao contexto em que está situada.
IV. De acordo com o texto, a palavra drasticamente (linha 22) pode ser substituída, sem que alteração de sentido pela palavra aleatoriamente.
V. A conjunção Mas (linha 33) pode ser substituída pelas conjunções Porém, Todavia e Entretanto.
De acordo com o contexto do texto: