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Texto para responder à questão.

Sobre os elementos destacados do segmento "No colégio onde fiz o segundo grau, havia um rapaz que tinha fama de mentiroso.", leia as alternativas. I. Na primeira oração, há uma inadequação quanto à concordância. II. O verbo HAVER é impessoal e deve manter-se no singular, mesmo se a frase a que pertence for passada para o plural. III. QUE é uma conjunção integrante. Está correto apenas o que se afirma em:

Texto para responder à questão.

Considere os excertos extraídos do texto:

1- “reticências e sinais QUE só confundem o passageiro";

2- “Antes do ponto final, eu disse para a menina QUE tantas regras, e outras a serem ditas num próximo encontro, serviam apenas de lençol."

Sobre as palavras destacadas pode-se afirmar que em:

Provas: Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Nutricionista Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Dentista Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Assistente Social Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Professor Classe B - Letras Português Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Professor Classe B - Ciências Biológicas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Professor Classe B - Inglês Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Assessor Jurídico Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Professor Classe B - História Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Professor Classe A Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Médico Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Psicopedagogo Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Procurador Municipal Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Fisioterapeuta Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Psicólogo Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Pedagogo Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Enfermeiro Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Professor Classe B - Matemática
Disciplina:

Língua Portuguesa

- Assuntos: Conjunções

Levando-se em consideração o parágrafo em que está inserida, a expressão "em princípio" (L.14) sugere que

Na fala de Mafalda, no primeiro quadrinho (“Era melhor começar de novo para ver se dá certo"), o termo em destaque estabelece ideia de:

Marque a opção em que se estabelece uma relação de CONDIÇÃO entre a oração em destaque e a sua principal.

“Tanto chorou que ficou doente dos olhos.".

Analisando-se a partícula “que" destacada no trecho acima, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da afirmação abaixo:

A partícula “que" em destaque classifica-se morfologicamente como ___________________________________.

Considerando os aspectos linguísticos do texto, assinale a alternativa correta.

Leia o trecho a seguir.

Obrigada mamãe! Mas..."

Assinale a alternativa em que a substituição do termo destacado altera o sentido do trecho.

Na linha 18, o vocábulo “que" (primeira ocorrência) é empregado como __________, expressando a ideia de ___________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

O elemento destacado em "Estou exausta, Marcelo. Exausta, MAS não vazia." pode ser adequadamente substituído, sem mudança de seu sentido original, por:

No trecho, "Por isso, ensinar às crianças desde essa época a serem sustentáveis é fundamental para torná-las indivíduos conscientes e preocupados com os problemas ambientais.", a expressão POR ISSO, exprime uma ideia de:

Texto para responder à questão.

O termo destacado em "deduziam QUE eu fosse *sique.", no contexto, é:

Observa os períodos: I – Ela andava como se fosse uma modelo. II – João foi embora antes que a confusão começasse. III – Não comprou um carro novo, embora tivesse o dinheiro. Pode-se afirmar que:

Analise os itens a seguir:

I. As flexões dos verbos garantir (linha 16) e estabelecer (linha 18) correspondem ao presente do modo subjuntivo.

II. No penúltimo parágrafo do texto, os pronomes oblíquos retomam, respectivamente, o termo as famílias (linhas 30) e o termo suas influências negativas sobre o meio ambiente (linhas 30 e 31).

III. Os dois pontos empregados junto à oração: “Na verdade, é uma conta bem simples" (linhas 33 e 34) podem ser substituídos por um ponto de interrogação, sem que haja alteração de sentido ao contexto em que está situada.

IV. De acordo com o texto, a palavra drasticamente (linha 22) pode ser substituída, sem que alteração de sentido pela palavra aleatoriamente.

V. A conjunção Mas (linha 33) pode ser substituída pelas conjunções Porém, Todavia e Entretanto.

De acordo com o contexto do texto:

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