“O racismo é burrice, mas o burro não é o racista". A conjunção grifada expressa a ideia de:
Em “Mas não durante anos seguidos”, o termo “Mas” ( ) funciona como elemento de coesão que cria uma relação de contradição entre os segmentos do texto. ( ) apresenta um desvio de norma no nível de morfologia, comprometendo a argumentação do enunciado. ( ) exerce papel de encadeador discursivo que, associado ao termo negativo, determina a orientação argumentativa. Após o preenchimento adequado com V ou F a alternativa que melhor corresponde à associação é
Leia o poema a seguir e responda à questão.
A respeito do título do poema, “Seiscentos e sessenta e seis”, assinale a alternativa INCORRETA.
Texto para responder à questão
"Certamente não suspeita de que um desconhecido o vê o admira porque ele está nadando na praia deserta." A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir. I. O autor deveria ter colocado vírgula após CERTAMENTE. II. O {de) QUE é uma conjunção integrante. III. Em todas as ocorrências a palavra O é pronome demonstrativo. Está correto apenas o que se afirma em:
Texto para responder à questão.
O termo em destaque em "Só vou dizer que era uma idade em que tudo ISSO já era bastante constrangedor." remete à relação de um elemento do texto em referência a outro, presente no contexto verbal. Essa referência é denominada:
Texto para responder à questão.
O elemento destacado em "Mas desejo TAMBÉM que desejes com audácia" estabelece com o restante da frase o sentido de:
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Na linha 26, temos o emprego da conjunção “mas”. Ela poderia ser substituída por _____________, que também expressa a ideia de _____________, desde que _____________ alterações no período. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
"(...) atitude esta que deve ser combatida para que possamos formar uma sociedade que esteja baseada na tolerância e respeito ao próximo (...)".Os termos grifados, no texto, possuem o valor semântico de:
Texto para responder à questão
"Admiro-o." (5° parágrafo) Para manter coerência com a ideia desenvolvida no texto, ao conectar a frase citada com aquela que a antecede, pode ser empregada a seguinte expressão:
El término “Aunque" (R.19) puede sustituirse por la construcción concesiva A pesar de que, sin que ocurran cambios semánticos significativos.
Texto para responder à questão.
Sobre os elementos destacados do segmento "No colégio onde fiz o segundo grau, havia um rapaz que tinha fama de mentiroso.", leia as alternativas. I. Na primeira oração, há uma inadequação quanto à concordância. II. O verbo HAVER é impessoal e deve manter-se no singular, mesmo se a frase a que pertence for passada para o plural. III. QUE é uma conjunção integrante. Está correto apenas o que se afirma em:
Texto para responder à questão.
Considere os excertos extraídos do texto:
1- “reticências e sinais QUE só confundem o passageiro";
2- “Antes do ponto final, eu disse para a menina QUE tantas regras, e outras a serem ditas num próximo encontro, serviam apenas de lençol."
Sobre as palavras destacadas pode-se afirmar que em:
Levando-se em consideração o parágrafo em que está inserida, a expressão "em princípio" (L.14) sugere que
Na fala de Mafalda, no primeiro quadrinho (“Era melhor começar de novo para ver se dá certo"), o termo em destaque estabelece ideia de:
Marque a opção em que se estabelece uma relação de CONDIÇÃO entre a oração em destaque e a sua principal.