Dos trechos abaixo, assinale aquele que não faz parte da letra do Hino do Município de Saudades:
Em junho de 2018, em Singapura, foi realizado o primeiro encontro entre um presidente estadunidense e um líder nortec- oreano. Na ocasião, foi assinada uma declaração conjunta que prevê a desnuclearização da península coreana e o compromisso dos dois países com a paz e a prosperidade na região.
Sobre as expectativas geradas por essa declaração, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Para a Coreia do Norte: realizar a desnuclearização pressupõe a completa desmilitarização da Coreia do Sul, com a remoção
do “guarda-chuva nuclear" americano e das tropas sino-americanas estacionadas na região.
( ) Para os Estados Unidos: promover a desnuclearização da península coreana como forma de pressionar a interrupção das pesquisas em tecnologia balística de longa distância e deter a progressão da escalada do conflito.
( ) Para a Rússia e a Coreia do Sul: defender a desnuclearização fortalece seu protagonismo, como aliados históricos dos Estados Unidos, e garante a continuidade da Pax Americana, estabelecida na região, desde 1950.
As afirmativas são, respectivamente,
O Maracatu Nação, também conhecido como Maracatu de Baque Virado, é uma manifestação cultural com forte presença nas comunidades de bairros periféricos da região metropolitana de Recife.
As afirmativas a seguir caracterizam corretamente essa forma de expressão cultural, à exceção de uma. Assinale-a.
Em relação aos Aspectos Geográficos do Brasil, analise:
I - A Capital de Paraíba é João Pessoa, e a do Mato Grosso do Sul é Cuiabá;
II - A Região Sudeste abriga a maior população do país;
III - Possui dimensão continental, sendo o quinto maior país do mundo, superado somente pela Rússia, Canadá, China e Estados Unidos.
Dos itens acima:
Observe a figura a seguir, que mostra a área do Bioma Cerrado no Brasil.
Esse bioma ocupa a segunda maior extensão do território nacional e abrange estados como:
Leia o trecho da notícia abaixo e complete a lacuna:
Após 6 meses, nova lei trabalhista traz mudanças, mas ainda enfrenta resistência; veja as consequências Números mostram que pontos específicos da reforma já são realidade, enquanto questões mais polêmicas 'travaram' acordos e são questionadas na Justiça. Seis meses após sua criação, a reforma trabalhista saiu do papel e vem mudando aos poucos a dinâmica das relações entre patrão e empregado. Contudo, ela ainda esbarra em forte resistência por parte de sindicatos e insegurança jurídica nos tribunais. A nova lei trabalhista entrou em vigor em ____________________.
Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/apos-6-meses...

Disponível em: www.gritodosexcluidos.org. Acesso em: 30 ago. 2014 (adaptado).
Realizado anualmente, o ato apresentado no cartaz propõe uma outra forma de celebrar a Independência do Brasil, convidando a população a
Nós nunca nos queixamos do tempo. Amamo-lo conforme vem, nunca corremos atrás dele, nunca pensamos em ajuntá-lo nem em parti-lo. Cada um de nós tem tempo em quantidade e nos contentamos com ele.
O homem branco (papalagui) nunca está satisfeito com o tempo que tem; e acusa o Grande Espírito por não lhe ter dado mais. Chega a blasfemar contra Deus, contra sua sabedoria. Divide o dia tal qual um homem partiria um coco mole com uma faca em pedaços cada vez menores. Todos os pedaços têm nome: segundo, minuto, hora.
SCHEURMANN, E. O papalagui. São Paulo: Marco Zero, 1920 (adaptado).
O chefe Tuiávii, habitante de uma ilha próxima à Austrália, explica que seu povo valoriza o tempo de uma forma diferente daquela da civilização ocidental, pois

GLASBERGEN, R. Disponível em: www.glasbergen.com. Acesso em: 15 ago. 2013.
A interação com a tecnologia satirizada na charge contribui para atuação de instituições educacionais sob o ponto de vista da
Negros vão à luta nos Estados Unidos
Em maio de 1961, numa transmissão de rádio dirigida ao estrangeiro, Robert Kennedy, ministro da Justiça norte-americana, afirmou que “os preconceitos raciais estão sendo derrubados nos estados, e talvez um negro se torne presidente da República nos próximos 30 ou 40 anos”. Com essa tirada de otimismo, o irmão do presidente Kennedy procurava apagar a péssima repercussão externa das violências racistas no Alabama. Dois anos depois, a situação racial nos Estados Unidos volta ao centro das atenções da opinião pública mundial, com cenas de violência ainda mais dramáticas.
Disponível em: http://acervo.folha.com.br. Acesso em: 28 ago. 2013.
Ainda que com pequeno atraso, a previsão do ministro dos EUA seria confirmada. Uma medida tomada pelo governo daquele país, que contribuiu para isso foi a
Tendo o fragmento de texto apresentado anteriormente como referência inicial e considerando aspectos sociais marcantes do mundo atual, julgue o próximo item.
Em geral, as atuais correntes migratórias são formadas por pessoas com alta qualificação educacional e técnica, em busca de salários mais altos.
Cada vez que uma guerra ou desastre natural ameaça o patrimônio histórico e artístico de um país, agentes do Escudo Azul, órgão internacional que tem o mesmo peso que a Cruz Vermelha nas Nações Unidas, entram em ação em missões de inspeção e resgate. Foi assim com a Primavera Árabe, o tsunami no Japão e o terremoto no Haiti.
Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 8 jul. 2015 (adaptado).
As ações citadas no texto objetivam
A possibilidade de flexibilização das regras do Mercosul, com a mudança para um nível menor de integração, foi o principal tema discutido durante a audiência pública realizada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado brasileiro. O debate sobre a função do Mercosul é antigo. Hoje, as regras do bloco preveem a aplicação de uma Tarifa Externa Comum (TEC) ao comércio com terceiros países.
Disponível em: www12.senado.gov.br. Acesso em: 30 ago. 2013 (adaptado).
Quanto à política de comércio exterior brasileiro, as regras mencionadas no texto limitavam a

Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 24 ago. 2013.
A charge demonstra a atual realidade do jornalismo impresso mundial, marcada pela
A Wikileaks é uma organização internacional, criada em 2006, que tem o propósito de divulgar vazamentos e submissões anônimas de documentos classificados como sigilosos. Seu alvo são políticos corruptos e instituições turvas. A estrutura da Wikileaks é amorfa e dinâmica. Não há uma sede, staff ou organograma. Sua base tecnológica está espalhada por servidores em diversos países, de forma a garantir a permanência no ar, mesmo diante de ameaças de governos e instituições poderosas. Seus colaboradores são um exército de anônimos.
WOOD JR., T. Segredos devassados. Carta Capital, jul. 2010 (adaptado).
Os sistemas de informações mundiais, articulados pelas novas tecnologias de comunicação, motivaram preocupações para muitos estados e corporações internacionais porque