Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa
correta.
I. Arquivo e biblioteca trabalham com o mesmo objeto,
mas possuem características que os diferenciam. O
arquivo guarda e organiza os documentos com objetivo
funcional e a biblioteca organiza a informação para fins
culturais.
II. As informações orgânicas são organizadas e
conservadas nos arquivos, enquanto informações não
orgânicas são conservadas nas bibliotecas.
Na análise de documentos de arquivo pode-se identificar em cada documento diversos elementos que o caracterizam. Assinale abaixo a alternativa que não contém um desses elementos que o caracterizam.
Qual a melhor definição para o conceito de arquivo:
Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida em atenção ao princípio do(a)
A respeito das teorias e dos princípios de arquivologia, julgue os
itens a seguir.
A preservação da ordem original, defendida pelo princípio do
respeito à ordem primitiva, não faz referência à ordem física,
mas à ordem intelectual.
A respeito das teorias e dos princípios de arquivologia, julgue os
itens a seguir.
O princípio da unicidade é utilizado para a manutenção dos
conjuntos documentais nas regiões em que foram acumulados.
Acerca da tipologia documental, julgue os itens subsequentes.
O gênero, o suporte, o formato e a forma são os caracteres
externos que fazem parte do tipo documental.
Com relação à gestão da informação e à gestão de documentos, julgue os itens a seguir.
Formulário é exemplo de tipo documental.
No que se refere a arquivos, julgue os itens a seguir:
I. Os arquivos podem se classificar em espécies e em especializados, conforme a natureza de seus documentos.
II. Depois de destituído da sua vigência, o documento pode ser arquivado em função da importância das informações nele contidas, para a história da administração ou mesmo para tomadas de decisões pautadas nas ações do passado.
III. Arquivo corrente ou semi-ativo é muito usado pela administração.
IV. Os arquivos podem ser ordenados de acordo com cinco métodos distintos: por ordem alfabética, por ordenação cronológica, por organização geográfica, através de método especial ou por ordem numérica.
V. No arquivo, é importante que os documentos de uma mesma função sejam guardados juntos, para que se perceba como começou a ação e como terminou, formando assim os dossiês.
Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens
Considerando que o arquivista recém contratado em uma instituição encontre a documentação amontada. Sua primeira tarefa deve ser quantificar essa documentação. Nesse sentido, ele deve calcular a metragem:
Leia as afirmações abaixo sobre Arquivo e assinale a alternativa incorreta.
Em arquivologia, qual termo é utilizado como referência para designar onde a informação é registrada?
Acerca de arquivologia, julgue os itens a seguir
Os mapas e as plantas arquitetônicas ou de engenharia
compõem o arquivo da instituição.
A respeito das técnicas de organização de arquivos, julgue os itens subsequentes.
Os arquivos são classificados em institucionais, pessoais ou
familiares.
Com relação à classificação de documentos de arquivo, julgue os
próximos itens.
O princípio da proveniência define as estratégias de avaliação
dos documentos de arquivo, mas tem pouca repercussão na
classificação desses documentos.