A figura representa um macroprocesso referente à atividade do setor de protocolo
Assinale a alternativa correta quanto ao sequenciamento do fluxo das rotinas do protocolo.
Os teóricos da área costumam afirmar que os documentos de arquivo têm estatuto probatório congênito. Isso significa que tal característica
De modo geral, no contexto arquivístico, o fundo documental, quanto ao seu desenvolvimento,
pode ser caracterizado como
Robert S. Martin afirma que há uma diferença fundamental entre usar, ler e ver documentos, funções que caracterizariam, segundo ele, a postura típica que se tem perante os acervos de
Questionando os princípios do racionalismo científico e a ideia de verdades universais, o renomado arquivista canadense Terry Cook (1947-2014) representou, no âmbito da Arquivologia, a corrente pós-moderna de pensamento. Para o autor, a atribuição de valores aos documentos deve levar em conta o mais amplo contexto social em que foram produzidos, e não apenas os organismos (públicos ou privados) de que se originaram. Tal procedimento ficou conhecido como
Considera-se arquivo
Quanto ao Arquivo, assinale a alternativa CORRETA.
Em relação à profissão do arquivista, considere as afirmações a seguir.
I. É responsável por identificar, organizar, avaliar, preservar e restaurar documentos.
II. Promove a difusão educativa e cultural, na orientação do público, na consulta e manuseio
de documentos em qualquer unidade de informação.
III. A legislação brasileira obriga que governos municipais, estaduais e federal preservem
documentos da gestão em curso, abrindo espaço para o arquivista na administração
pública.
IV. Em sua formação, estuda, somente, disciplinas específicas de classificação, higienização,
preservação e gestão de documentos.
V. Há formação desse profissional em nível superior em todas as regiões do Brasil.
Está CORRETO o que se afirma em
A subdivisão da estrutura hierarquizada de organização de uma coleção que corresponde a uma sequência de documentos relativos à mesma função, atividade, tipo documental ou assunto, diz respeito ao conceito de:
Considere as seguintes definições:
1.Conjunto de documentos que, independentemente da natureza ou do suporte, são reunidos por processo de acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, e conservados em decorrência de seu valor.
2.Entidade administrativa responsável pela custódia, pelo processamento técnico e pela utilização dos arquivos sob sua jurisdição.
3.Edifício ou uma das partes em que são guardados os documentos.
4.Peça de mobiliário destinada à guarda de documentos.
São definições correntes de arquivo:
Na fase corrente, a parte acrescida ao final de um documento para alterar, explicar ou corrigir seu conteúdo, configura
A contextualização dos documentos de arquivo supõe sempre pesquisa sobre as atividades desenvolvidas pelo órgão produtor. Quando se pretende classificá-los em uma perspectiva funcional, é indispensável identificar as ações relacionadas com suas diferentes áreas de atuação. Dentre as atividades da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, pode-se mencionar o acolhi- mento às pessoas vítimas de violações; a mediação em casos de disputa de guarda de filhos; e a contestação de ações de despejo. Tais processos correspondem, respectivamente, às seguintes áreas:
Arquivo e capacidade de armazenamento são significados presentes, respectivamente, nas frases dos itens
A representação a respeito de fato delituoso, acompanhada de documentos que supostamente o comprovam, forma