Segundo Ulpiano T. Bezerra de Meneses, nem a memória deve ser confundida com seus vetores e referências objetivas, nem há como considerar que sua substância é redutível a um pacote de recordações, já previsto e acabado. Para o autor, a memória deve, ao contrário, ser associada
O instrumento pelo qual o consultor legislativo assessora o parlamentar, oferecendo-lhe sua visão devidamente fundamentada sobre questões em debate, em especial quando envolvem aspectos jurídicos e legislativos, é
O elemento de identificação cronológica em que são mencionados os anos de início e término do período abrangido pelos documentos de um processo, dossiê, série, fundo ou coleção, é denominado
Documento arquivístico é um conjunto de dados estruturados, apresentados em uma forma fixa, representando um conteúdo estável, produzido ou recebido por pessoa física ou jurídica (pública ou privada), no exercício de uma atividade, em observância aos requisitos normativos da atividade à qual esteja relacionado, e preservado como evidência da realização dessa atividade.
Vanderlei Batista dos Santos. A arquivística como disciplina científica: princípios, objetivos e objetos. Salvador: 9Bravos, 2015 (com adaptações).
A partir do fragmento de texto apresentado, julgue o item a seguir, acerca de noções de arquivística.
Em geral, documentos arquivísticos são reflexos de atividades administrativas, legais ou fiscais.
Com relação à educação patrimonial, julgue o item subsequente.
A criação do Centro Nacional de Referência Cultural (CNRC) foi uma iniciativa de Mário de Andrade e constitui um dos marcos da história da educação patrimonial brasileira.
A respeito de diversos aspectos pertinentes à arquivologia contemporânea, julgue o item que se segue.
Os cursos de arquivologia em nível superior no Brasil constituem uma importante conquista da Associação dos Arquivistas Brasileiros.
A respeito de diversos aspectos pertinentes à arquivologia contemporânea, julgue o item que se segue.
A perspectiva da teoria arquivística atual se concentra na análise de documentos individuais que se baseia na diplomática, com regras estabelecidas para o arranjo e para a descrição de séries documentais fechadas.
A respeito da diplomática, das características do documento de arquivo e da difusão em acervos, julgue o item a seguir.
O documento de arquivo é um produto social.
Acerca de aspectos relativos ao documento de arquivo e ao patrimônio cultural, julgue o próximo item.
A história oral é uma das metodologias que permitem a aproximação da memória histórica presente nos acervos arquivísticos com a memória social.
A respeito das características de arquivos, bibliotecas e museus, julgue o item que se segue.
Em comum, arquivos, bibliotecas e museus possuem fontes geradoras únicas de documentos.
Acerca da teoria e da história da restauração de bens culturais móveis e integrados, julgue o item a seguir.
Considera-se bens integrados tudo que, fixado na arquitetura, integre o monumento, de maneira que sua retirada cause dano ao imóvel ou crie lacuna.
No que concerne às teorias da restauração desenvolvidas por pensadores da área, julgue o item que se segue.
Ruskin era representante da teoria romântica — ou restauração romântica — e defendia a intocabilidade do monumento degradado.
Com relação às cartas patrimoniais, julgue o item seguinte.
A Carta de Veneza foi elaborada com base na teoria do restauro científico.
Acerca de aspectos históricos da restauração, julgue o item subsequente.
As bases da restauração contemporânea foram estabelecidas no século XIX, sob a perspectiva de mudanças e evoluções ocorridas na época.
Conjunto estruturado de representações mentais codificadas (símbolos, significantes) socialmente contextualizadas e passíveis de serem registradas num qualquer suporte material (papel, filme, banda magnética, discos compactos etc.) e, portanto, comunicadas de forma assíncrona e multidireccionada (Silva e Ribeiro, 2002). O texto acima define: