
Com relação às ideias desenvolvidas no texto II, julgue o item subsequente.
Nos trechos “Eu gostava de notar a adoração pela violência que as suas almas pacíficas tinham" (l. 34 e 35) e “Era um grupo de protestantes, detestando a política" (l. 48 e 49), o narrador alude a uma ambivalência no comportamento de Leiva e de seus amigos.

Julgue o item seguinte, relacionado às ideias desenvolvidas no texto III.
Antonio Candido afirma que Sousa Caldas, em Carta Marítima, escreveu um poema satírico que mostrava avanços em relação ao seu tempo, até mesmo pelo fato de o poeta fazer referência laudatória a um escritor como Miguel de Cervantes.

Com referência ao texto IV, julgue o item que se segue.
Conforme o texto, tanto o Dr. Félix, personagem de Ressurreição, quanto Rubião, personagem de Quincas Borba, mantinham, em seus negócios e investimentos, condutas que seguiam princípios éticos e morais opostos aos de um homem de comércio como Mauá, que pertencia à ordem dominante.
De acordo com o texto, a pergunta feita a Chico Bento no 2º quadrinho refere-se
A afirmação compatível com o que se expressa no último parágrafo é:
Leia a tirinha para responder à questão abaixo.

Na tirinha, as palavras – papai, paizão e padrasto – empregadas em sentido figurado, pertencem à mesma classe de palavras.
Assinale a alternativa em que há três palavras de sentido figurado, pertencentes à mesma classe de palavras.
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa sobre a expressão A LENTA E AS LENTES, em destaque no texto.
( ) O emprego de A e AS auxilia a coesão textual, pois, com o uso do artigo definido, é feita a retomada de referentes apresentados anteriormente, na imagem fotográfica.
( ) O segmento A LENTA contribui para a coesão textual, pois o réptil fotografado é referido verbalmente pela característica que, culturalmente, é associada a ele, a lentidão.
( ) O segmento AS LENTES estabelece coesão textual com o segmento , pois Balneário Camboriú remete, figuradamente, à ideia de orla marítima.
A sequência correta é
Leia e analise as proposições sobre as ideias do texto.
( ) O tema do editorial é a discussão sobre os debates controversos nas redes sociais e a relação entre jornalismo amador e profissional.
( ) O subtítulo antecipa a visão do editorial sobre o assunto discutido no texto porque destaca o caráter profissional e comunicativo das redes sociais e, ao mesmo tempo, questiona o caráter isento das discussões que lá circulam.
( ) O editorial pretende convencer os leitores de que as informações veiculadas pelo jornalismo amador são questionáveis e que o verdadeiro jornalismo é o profissional.
( ) O editorial afirma que apenas o jornalismo amador comete falhas.
A sequência CORRETA é
Julgue cada uma das afirmações abaixo acerca dos textos da página anterior e, em seguida, responda ao que se pede.
I- Expressões como quebra da conduta ética, corrupção, desvios de verbas, furtos e demais crimes estão sugeridas e denunciadas nos três textos da página anterior, mais precisamente circunscritas no universo da política e em um período que se inicia precisamente no século passado (XX).
II- O discurso do pai, dirigido ao seu filho, presente na imagem do texto III, quando associado às pistas não-verbais presentes na própria imagem, denuncia as consequências cruéis do processo de corrupção que atinge, sobremaneira, pelas pistas sugeridas, os mais pobres.
III- Pelas pistas sugeridas no texto II a corrupção, roubos e outras mazelas que acometem o Brasil – quer seja enquanto Colônia, ou República - sobretudo na esfera da representação política, têm raízes longínquas, há mais de 300 anos.
IV- A unidade de sentido dos elementos presentes na imagem do texto I (o Congresso Nacional, a lápide da ética, a pá) reforçam o simbolismo de uma relação na qual o senso ético, a honestidade e os valores morais de retidão e verdade, que deveriam estar na base do comportamento e atitudes de nossos representantes políticos, foram sepultados em nome dos seus interesses.
V- A unidade de sentido dos elementos presentes na imagem do texto I (o Congresso Nacional, a lápide da ética, a pá) reforçam o simbolismo de uma relação na qual o senso ético, a honestidade e os valores morais de retidão e verdade estão sempre na base do comportamento e atitudes de nossos representantes políticos.
VI- As pistas sugeridas no texto II reforçam a tese da indistinção entre as categorias de ladrão.
É VERDADE o que se afirma apenas em
Acerca das informações colhidas na imagem do texto I, e levando-se em conta as questões relacionadas aos recentes escândalos políticos que envolvem muitos de nossos representantes no Congresso Nacional, pode-se afirmar:
I- O Brasil atravessa uma crise de valores éticos marcada pelo descrédito, por parte da população, e corrosão moral da classe política.
II- O simbolismo do enterro da ética presente na imagem em nada compromete a reputação de nossos representantes políticos do Legislativo e do Executivo já que, na verdade, somos nós, os eleitores, os únicos responsáveis por este quadro corruptivo.
III- Deduz-se da imagem do texto I que o conjunto, formado pela presença da ética - enquanto conjunto de regras de conduta, que rege comportamentos e atitudes morais as mais diversas em todas as áreas da sociedade, neste caso na política, sendo tais comportamentos valorados a partir de parâmetros que envolvem verdade, honestidade, lisura, justiça, retidão, etc. – quando atrelado à representação do desenho do Congresso Nacional, na política, são importantes instâncias de representação da nossa democracia.
É VERDADE o que se afirma em
Leia com cuidado a charge abaixo e em seguida responda ao que se pede:]
É CORRETO se afirmar com base no texto acima:
Avalie as assertivas abaixo, referentes ao enunciado “Use nossas impressoras e descubra por que temos inimigos", na publicidade acima, e, em seguida, responda ao que se pede.
I- Há equívoco na grafia da palavra “por que", já que esta deveria ser escrita, de acordo com a norma culta, e nesta situação comunicativa, da seguinte forma: “porque".
II- A estratégia criativa, proposta na publicidade, de afirmar que “temos inimigos" pode se referir à tese de que a qualidade do produto, sendo incomparável, poderia gerar inveja, perseguição, e, com efeito, inimizade do produto concorrente.
III- Os verbos “use" e “descubra", nestas circunstâncias frasais, estão em plena harmonia, em termos de uso das pessoas gramaticais, já que ambos estão conjugados na terceira pessoa do singular do imperativo afirmativo.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
De acordo com as ideias da autora, presentes no Texto 1, o mercado de trabalho é muito exigente e o jovem deve estar atento às oportunidades. Nesse sentido, ela argumenta que