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Questões de Concurso – Aprova Concursos

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No que concerne ao gerenciamento de conflitos e à gestão da
mudança, julgue os itens que se seguem.

As consequências dos conflitos no trabalho incluem as posturas agressivas e os fracos desempenhos.

Segundo Chiavenato (1994), o clima organizacional influencia a organização de diversos modos. Leia as afirmativas a seguir sobre o tema.

I. Tende a baixar em situações de mudanças organizacionais, greves, piquetes, etc.

II. Está intimamente relacionado ao grau de motivação de seus participantes.

III. É reflexo das motivações individuais dos membros da organização.

Assinale a alternativa CORRETA:

No que concerne ao gerenciamento de conflitos e à gestão da
mudança, julgue os itens que se seguem.

O objetivo da mudança organizacional estratégica é alterar o posicionamento da organização em face do ambiente.

Nas questões 46 a 55, selecione a opção que melhor representa o conjunto das afirmações, considerando C para afirmativa correta e E para afirmativa errada.

I. Os fatores motivacionais, mesmo que mantidos, não são os responsáveis pela retenção das pessoas nas organizações.


II. É um pressuposto do processo de motivação humana que o comportamento humano é orientado para objetivos pessoais.


III. Em relação ao ciclo motivacional humano, uma necessidade pode ser satisfeita ou frustrada, não sendo possível nenhuma forma de compensação.

Há quatro características específicas que servem de base para a definição de motivação: aquela que é definida como um fenômeno individual; a que é descrita, geralmente como intencional; a que tem o propósito de predizer o comportamento e aquela

Os padrões culturais das organizações moldam os comportamentos, dão sentido aos pensamentos e canalizam as emoções, sendo, pois, mecanismos de controle organizacional.

Para Maslow as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influenciação. Nesta hierarquia de necessidades, visualizadas por Maslow como uma pirâmide, são consideradas necessidades secundárias, EXCETO:

Acerca da gestão do clima e da cultura organizacional, julgue
o item abaixo.

A cultura organizacional compreende a estrutura, os processos e as pessoas de uma organização, interferindo de forma determinante no seu desempenho.

A respeito de gestão de pessoas e gestão da qualidade, julgue os itens a seguir.

As entrevistas são excelentes ferramentas de seleção para se avaliar as habilidades interpessoais de candidatos.

Com base nas concepções elaboradas pela Escola de Relações Humanas, assinale a opção correta.

Acerca de estrutura e cultura organizacional, julgue os itens que se
seguem.

A cultura organizacional pode ser definida como o conjunto de valores e normas que são compartilhados pelos membros de uma organização e controlam a forma como eles se relacionam entre si, com fornecedores, clientes e membros externos.

No que concerne ao gerenciamento de conflitos e à gestão da
mudança, julgue os itens que se seguem.

A estratégia assertiva de gerenciamento de conflitos implica a adoção de comportamentos de compromisso e o engajamento dos integrantes do grupo.

Uma rede pode ser entendida como uma malha de interação entre todos os pontos que a delineiam. Tal afirmação destaca a noção de redes organizacionais, que além das relações entre os pontos, possuem outras características. São elas:

Frederick Herzberg formulou a chamada teoria dos dois fatores para melhor explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho. Esses dois fatores são especificamente:

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