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Todas as organizações são compostas por grupos de pessoas, reunidas para alcançar um objetivo. Um grupo de pessoas poderia ser definido como um conjunto de dois ou mais indivíduos que estabelecem contatos pessoais, significativos e propositais, uns com os outros, em base de continuidade, para alcançar um ou mais objetivos comuns.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue a respeito de desenvolvimento de equipes de trabalho:

Na fase de normalização, a estrutura do grupo já está plenamente funcional e as energias já são gastas na realização das atividades.

Quanto à gestão de pessoas, julgue:  

De acordo com a teoria do equilíbrio organizacional, os incentivos são as recompensas oferecidas pela organização a seus participantes.

“[...] satisfação no trabalho seria um sentimento extremamente sensível às políticas e práticas gerenciais, especialmente aquelas que definem os procedimentos e a distribuição de retornos (percepções de justiça no trabalho) para os comportamentos de trabalhadores, que revelam se a empresa está comprometida com os seus colaboradores, ou seja, o quanto a empresa se preocupa com o bem-estar deles (percepções de suporte organizacional) e o quanto ela (a empresa) estaria disposta a retribuir aos seus empregados os esforços e todos os investimentos que eles aplicam na organização (reciprocidade organizacional)" (Siqueira, 2008, p. 266-7). A satisfação no trabalho compreende cinco dimensões. Assinale a alternativa que apresenta a dimensão que NÃO se relaciona com a satisfação no trabalho:

“Para compreender o que são relações de poder, talvez devêssemos investigar as formas de resistência e as tentativas de dissociar essas relações”. Ou seja, o poder é uma relação de forças que se encontra presente, e em constante movimento, em todos os espaços sociais, sejam eles públicos ou privados, gerando tensões que se expressam em toda relação. A resistência comparece, então, como parte constitutiva dessa relação, pois ela está sempre presente, e se configura como o grito do descontentamento anunciando o exercício da liberdade. Poder tem também uma relação direta com a capacidade de se realizar algo, aquilo que se "pode" ou que se tem o "poder" de realizar ou fazer. Segundo estudo realizado por Kipnis, Schmidt, Swaffin-Smith e Wilkinson (1934), existem sete (7) dimensões da tática do poder. Sobre essas dimensões, correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

 

1) Razão

2) Amabilidade

3) Coalizão

4) Barganha

5) Afirmação

6) Autoridades superiores

7) Sanções

 

( ) Essa técnica se utiliza do apoio dos demais indivíduos para sustentar uma ideia.

( ) Essa dimensão utiliza uma abordagem mandatória, afirmando a ideia de superioridade àquele que recebe a ordem.

( ) Essa técnica utiliza dados empíricos para dar embasamento ao argumento abordado.

( ) Essa técnica utiliza recompensas e/ou punições àqueles que vão ao encontro de uma ideia, ou de encontro a ela.

( ) Utiliza-se da negociação por meio de troca de benefícios para obter apoio no alcance de determinado objetivo.

( ) Busca o apoio de membros de cargos altos na entidade, ou em um nível acima daquele que possui a ideia.

( ) Utiliza o relacionamento com quem se deseja exercer a influência (subordinado ou superior); elogios, postura humilde e clima amigável são abordados nessa estratégia.

 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

O ponto de partida para entender o comportamento humano no local de trabalho é compreender o relacionamento entre indivíduos nas organizações e a natureza das diferenças individuais. As diferenças individuais são características que variam de pessoa para pessoa e, normalmente, podem ser

O século XXI tem trazido grandes desafios para as organizações, notadamente para suas áreas de Gestão de Pessoas. O conceito de Gestão Estratégica de Pessoas, utilizado de forma quase generalizada por organizações de diversos portes, traz, em si, comportamentos quase obrigatórios e que seriam inimagináveis em boa parte do século passado. Nas alternativas, há uma em que a atitude quanto ao tratamento do ser humano organizacional é tipicamente do século XX. Assinale-a.

Em um órgão público, um funcionário do setor de TI foi promovido ao cargo de gerente - um cargo de nível tático.
Em um cargo desse nível, o funcionário necessitará, preponderantemente, para seu bom desempenho, de habilidades do tipo:

Um funcionário que ocupava um cargo de supervisor declarou que a maior parte do seu tempo era dedicada a interagir com os membros de sua equipe, orientando-os nas suas tarefas e levando-os à realização dos seus objetivos. Posteriormente, o funcionário foi promovido a gerente, e seu tempo passou a ser dedicado a elaborar orçamentos e programar o trabalho dos subordinados.
O funcionário desempenhou essencialmente, nos cargos de supervisor e de gerente, os seguintes papéis, respectivamente:

O gerente está muito satisfeito porque a equipe que liderou evoluiu ao longo do tempo e alcançou o estágio mais avançado de seu desenvolvimento. Nesse momento, o desempenho melhora porque o grupo de trabalho está mais amadurecido e se torna uma equipe eficaz, em pleno funcionamento.

O estágio de desenvolvimento dessa equipe é denominado

Um gestor que possui o hábito de visitar, sem aviso prévio, as áreas da empresa e conversar com todos os colaboradores independentemente do seu nível hierárquico, desenvolvendo relacionamentos positivos e obtendo informações diretamente deles sobre suas áreas e seu trabalho, está utilizando uma técnica de comunicação denominada

Com relação a comportamento organizacional, julgue o item que se segue.

A cultura organizacional além de fazer que as pessoas criem uma identidade na organização, deve facilitar o compromisso coletivo, promover a estabilidade do sistema social e modelar o comportamento humano em relação ao meio que os cerca.

Tendo em vista que, entre outras acepções possíveis, personalidade é tida como o conjunto de padrões de comportamento característicos de uma pessoa, que tendem a ser consistentes no decorrer do tempo e a se manifestar nas situações experienciadas por essa pessoa, julgue o item a seguir.

A abordagem biológica da personalidade enfatiza que o comportamento humano é influenciado pela hereditariedade e pela estrutura fisiológica do organismo.

Dentro da perspectiva atual das relações de trabalho, determinados comportamentos dos gerentes e das chefias se tornam intoleráveis e sujeitos a legislação específica para coibir abusos. Entre estes comportamentos, podem-se citar como exemplo os casos de assédio moral, o qual é caracterizado pelo(a)

O departamento de Recursos Humanos de um determinado órgão público necessita elaborar um sistema de remuneração que envolve algumas características básicas que o conjunto de recompensas extrínsecas deve incorporar. No que tange à característica “flexibilidade", o tipo de recompensa MENOS apropriado refere-se a:

Tendo em vista que, entre outras acepções possíveis, personalidade é tida como o conjunto de padrões de comportamento característicos de uma pessoa, que tendem a ser consistentes no decorrer do tempo e a se manifestar nas situações experienciadas por essa pessoa, julgue o item a seguir.

A teoria da personalidade implícita postula que o temperamento refere-se ao padrão de comportamento, que ocorre de forma consistente em diferentes situações, sendo o que define a personalidade de uma pessoa em comparação às demais.

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