Apesar de o Assistente Social dispor de uma autonomia relativa na condução de seu trabalho, os organismos empregadores também interferem na definição de metas a serem atingidas. As instituições detêm poder para estabelecer normas definidoras das competências exigidas de seus funcionários, das relações de trabalho e as condições para a sua realização. Nesse sentido, é correto afirmar que as instituições empregadoras, ao articularem um conjunto de condições que orientam o processamento da ação do Assistente Social,
A respeito do projeto ético-político do serviço social, julgue os
itens seguintes.
A direção social conferida aos objetivos de um projeto de ação profissional deve ser dotada de neutralidade.
No que tange à atuação do assistente social em equipe
multiprofissional e interdisciplinar, julgue os itens a seguir.
Uma das características principais da atuação do profissional do serviço social em equipes multidisciplinares é a necessidade de os diversos profissionais trabalharem de maneira uniforme e colaborativa, propondo ações integradas entre si.
Com relação à atuação do assistente social em visitas domiciliares
e institucionais, julgue os itens a seguir.
A visita institucional não agendada tem caráter inteiramente investigativo, pois permite ao assistente social observar o cumprimento de requisitos psicossociais predefinidos em entrevista estruturada pela equipe interdisciplinar.
A respeito do redimensionamento da profissão de assistente social
ante as transformações societárias, julgue os itens subsequentes.
As metamorfoses vividas pelo serviço social brasileiro foram determinadas pelo posicionamento assumido no Código de Ética da profissão, de 1986.
Acerca da formulação de projeto de intervenção profissional no
serviço social e dos aspectos teóricos e metodológicos,
fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa social, julgue os
itens a seguir.
O projeto profissional no serviço social deve atender a diversos requisitos; entre eles, o de explicitar à instituição empregadora, às demais categorias profissionais e ao público demandatário aquilo que o assistente social reconhece como sua competência profissional naquele espaço sócio-ocupacional.
Com relação a assessoria, consultoria e supervisão em serviço
social, julgue os próximos itens.
Na bibliografia do serviço social brasileiro, a definição de assessoria em serviço social é imprecisa; pode ser entendida como uma supervisão profissional, como trabalho interventivo junto a comunidades ou movimentos sociais, ou como militância política.
O exercício profissional do Assistente Social incide no
cotidiano das classes sociais buscando sua modificação,
mesmo que em caráter emergencial, imediato e pontual.
No entanto, a despeito de ser uma profissão fundamentalmente
operativa, não alcança as determinações estruturais,
resultando na reincidência das demandas colocadas
à sua intervenção. Nessa perspectiva, é correto afirmar
que tais demandas, de modo geral, são remetidas à responsabilidade
A ação profissional, expressa na vivência cotidiana dos assistentes
sociais, é conduzida por valores e princípios que compõem a ética
profissional. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
A objetivação ética do compromisso com os usuários supõe uma postura responsável e respeitosa em relação às escolhas por eles realizadas, mesmo que estas sejam contrárias aos valores e às crenças pessoais do profissional.
A realidade brasileira demanda, neste momento da história do país, um posicionamento ético de todos os cidadãos, o que se apresenta para os profissionais do Serviço Social como mais um reforço à necessidade de vinculação entre a vida pública e a privada, entre a ética e a política, entre a vida profissional e a sociedade. A coerência entre a dimensão profissional e a vida social é básica para que os valores detenham amplas possibilidades de realização. É nessa perspectiva que o Código de Ética assume importância vital, pois ele pode se caracterizar como um instrumento legítimo para o estabelecimento de normas que garantam, dentro de seus limites,
Com relação a assessoria, consultoria e supervisão em serviço
social, julgue os próximos itens.
Grande parte da produção teórica sobre o tema assessoria/consultoria para o serviço social tem sido em geral encampada pela direção da administração de empresas, com vistas à maximização dos lucros, pressuposto distante do atual projeto ético-político da profissão.
Acerca dos processos de planejamento e de intervenção profissional
do assistente social, julgue os itens subsequentes.
O planejamento e a elaboração do projeto profissional possibilitam ao assistente social a análise dos resultados do trabalho realizado.
Julgue os itens a seguir à luz do Código de Ética Profissional e do projeto ético-político do serviço social.
A articulação com os movimentos de outras categorias profissionais constitui um dos princípios do Código de Ética do Assistente Social, devendo ultrapassar os limites do corporativismo.
Julgue os itens a seguir à luz do Código de Ética Profissional e do projeto ético-político do serviço social.
A precarização das condições de trabalho e da formação profissional, a ausência de preparo técnico e teórico e a fragilização de uma consciência crítica e política são elementos que propiciam o incremento das ideias conservadoras, impondo desafios ao projeto ético-político da profissão.
A apreensão da relação entre teoria e prática em serviço social manifesta-se